É seguro viajar de avião com chuva?

Perguntado por: aribeiro . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.1 / 5 19 votos

Conclusão. Em suma, viajar de avião na chuva é seguro. As companhias aéreas e os pilotos são altamente treinados para lidar com condições climáticas adversas, incluindo chuva intensa. Medidas de segurança rigorosas são seguidas para garantir voos seguros mesmo durante períodos chuvosos.

A boa notícia é que, apesar de ser uma situação bastante assustadora, nenhuma turbulência é capaz de derrubar um avião em pleno voo. Mas nem por isso as consequências de atravessá-las sem o devido cuidado devem ser subestimadas. Imagine o ar como uma massa densa e fluida, como o mar.

À noite, o ar tende a ser mais frio do que de dia, melhorando as condições para que a aeronave decole. O ar mais frio e, ocasionalmente, mais seco, se torna mais denso, o que facilita o pouso e a decolagem dos aviões.

Em uma turbulência severa, o movimento vertical do avião excede a atração da gravidade, disse Williams. — O que isso significa é que, se você não estiver com o cinto de segurança, por definição, você se tornará um projétil, uma catapulta, você se levantará do assento — completou o especialista.

O pouso é geralmente considerado um pouco mais perigoso (e requer um manuseio um pouco mais preciso), mas tanto as decolagens quanto os pousos podem ter seus desafios.

os parabrisas possuem uma película repelente que auxilia na visibilidade do piloto. Estes, por sua vez, passam por diferentes experiências climáticas em simuladores de voo. Dessa forma, o avião decola com chuva e utilizando o auxílio de profissionais de tráfego aéreo.

A forma ideal de não sentir a turbulência é evitar sentar nas últimas poltronas do avião. As poltronas que estão no centro de gravidade do avião e nas asas percebem menos essas alterações, enquanto as posições que estão na cauda do avião são as que mais as percebem.

De acordo com as estatíticas oficiais, P(cair) = \dfrac{1}{10.000.000} , ou seja, uma probabilidade de 1 em dez milhões. Melhor resposta. Suas chances de cair em um acidente de avião são de cerca de 0,007\% com base no que eu li em uma revista alguns anos atrás. Isso considerando o mundo todo.

Só de imaginar, a experiência torna-se assustadora para algumas pessoas, mas não há motivos para pânico. Isso porque, mesmo quando a sensação de queda momentânea acontecer, não há riscos aos viajantes. “O avião é seguro”, defende Jether.

Como a física do avião funciona
O avião sai do chão e permanece no ar, sem cair, por dois fatores: resistência do ar e peso da aeronave. Ao decolar, o vento bate de baixo e “suga” as asas para cima. Isso gera a força necessária para tirá-lo do chão.

O avião pode perder uma asa, leme ou outra parte vital quando está no ar. Quase sempre, o motivo é manutenção malfeita - a estrutura acumula desgaste até quebrar. Mas isso também pode acontecer com aeronaves em perfeito estado.

Coincidindo com a hora mais quente do dia, entre as 17h e as 19h, é quando são produzidas mais turbulências pelo calor. Além disso, normalmente aparecem os cumulonimbus pela tarde, as clássicas nuvens de tempestade, que sempre devem ser evitadas.

A turbulência durante um voo pode ser assustadora para muitas pessoas. O simples pensamento de um avião sacudindo no ar pode fazer com que o coração acelere e a ansiedade aumente. No entanto, é importante lembrar que a turbulência é um fenômeno comum e geralmente não representa nenhum perigo real.

Saiba que uma pesquisa feita pela revista Time, dos Estados Unidos, revelou que os assentos na parte do meio e na parte traseira da aeronave são os mais seguros. Ainda segundo o levantamento, em casos de desastres aéreos, os passageiros que estão nessas áreas têm mais chance de sobreviver.

Ele explica que as turbulências de céu claro são mais frequentes no inverno, por causa da maior amplitude térmica. Elas também têm maior probabilidade de ocorrer em determinadas regiões do planeta. No Brasil, costuma ser do sul do estado do Rio de Janeiro em direção aos estados do sul do país.

Boeing 737 encontra turbulência deixada por grande aeronave, cai 120 metros e fere tripulantes. Comissários de bordo que cumpriam suas tarefas durante um voo regular nos Estados Unidos acabaram se ferindo após a aeronave encontrar uma esteira de turbulência deixada por outro jato.

Mas é normal o avião balançar? Sim, as turbulências são comuns, como já falamos anteriormente.