É seguro usar proxy?

Perguntado por: opires . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

Um proxy gratuito pode ser inseguro e pode ser utilizado por criminosos para atacar outros usuários ou roubar seus dados. Instabilidades podem ocorrer e você pode perder sua conexão com a internet em alguns momentos, dependendo do proxy utilizado.

Esse servidor intermediário garante uma navegação segura na internet já que o usuário permanece anônimo. Além disso, ele filtra conteúdo on-line, contorna restrições de localização, rastreia uploads/downloads, permite o acesso a sites internacionais e assegura a privacidade do usuário da web.

Em tese, usar VPN ou proxy possibilitaria acessar o Telegram mesmo com o bloqueio imposto pela Justiça Federal. Isso porque, ao mascarar o endereço de IP do usuário, esses serviços impedem acesso à localização, burlando bloqueios que sejam localizados.

Um proxy é um serviço que age como um intermediário entre o usuário e a internet, recebe e repassa todas as suas requisições ao site que você está acessando. Dessa forma, o IP registrado nessas páginas acessadas é o do proxy e não o seu.

Os proxies privados significam que você é o único proprietário de um endereço IP específico.

Um servidor proxy também pode ajudá-lo a contornar as restrições geográficas na Internet. Além dessas vantagens, os servidores proxy também têm desvantagens: eles não são 100% seguros e não podem garantir o anonimato online. Você realmente deseja navegar na Internet anonimamente? Então, recomendamos o uso de uma VPN.

Como desativar Configurações de Proxy

  1. Aperte Tecla Windows+R.
  2. Digite inetcpl. cpl na janela Executar.
  3. Clique em OK.
  4. Clique na aba Conexões.
  5. Selecione Nunca discar uma conexão (se houver).
  6. Clique em Configurações de LAN.
  7. Desmarque Usar um servidor proxy para sua LAN. ...
  8. Clique em OK.

Pode conter malware
Com a segurança comprometida, o serviço gratuito também pode ser responsável pela disseminação de malware. Um estudo feito pela The Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation (CSIRO), em 2016, analisou 283 apps de VPN para o Android.

É importante lembrar que as VPNs não funcionam da mesma forma que um software antivírus abrangente. Embora protejam seu IP e criptografem o histórico da Internet, isso é o máximo que elas podem fazer. Elas não vão manter a sua segurança se você, por exemplo, acessar sites de phishing ou baixar arquivos comprometidos.

Os dispositivos em que os VPNs são utilizados geralmente não podem ser gerenciados pela equipe de TI. Com isso, não é possível ter o conhecimento da saúde dos dispositivos. Dessa forma, caso este esteja infectado com malware de keylogging ou captura de tela, o TI ficará cego sobre esse tipo de evento.

No Windows 10, entre nas Configurações > Rede e Internet > Proxy; Depois, ative a opção Usar um servidor de proxy embaixo de “Configuração de proxy manual”; Em ambas as versões do Windows, coloque o endereço de IP e a porta do Proxy e depois clique em Salvar ou OK.

Existem três tipos de servidores proxy: o transparente, o anônimo e o de alto anonimato. O proxy transparente é geralmente usado por escolas e bibliotecas para filtrar conteúdo, pois fornece o endereço IP do usuário e mostra que está usando um proxy.

3. Como faço para usar um servidor proxy gratuito? Para usar um servidor proxy gratuito no Google Chrome, vá para Configurações> Avançado> Sistema> Abra as configurações de proxy do seu computador. Em Configurações manuais de proxy, insira o endereço de proxy e a porta.

Em uma empresa, o proxy pode desempenhar um papel relevante. Como intermediário entre o dispositivo e a internet, ele possui propriedades de filtragem. Por exemplo, se você não deseja permitir o acesso a redes sociais na empresa, é possível configurar o proxy para bloqueá-las.

Acesse as Configurações do seu celular ou tablet. Toque em Rede e Internet e depois em Wi-Fi. Dica: Deixe o seu navegador aberto em segundo plano enquanto configura a sua conexão. Role a tela para baixo, toque em Proxy e selecione Manual.