É seguro usar extensão de tomada?

Perguntado por: uvieira . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.9 / 5 16 votos

Risco de choque: Uma vez que, a extensão possua cabos descascados, mal dimensionados, tomadas com furos mais largos, ou até mesmo caixas de tomadas com materiais que possam conduzir corrente elétrica, os choques podem vir a acontecer, colocando em riscos a vida das pessoas.

Em geral, extensões com tomadas de 10 A suportam potências de até 1270W, no caso de produtos com tensão de 127V; e 2200W, em extensões de 220V. Já as tomadas de 20 A são consideradas bem mais potentes, já que suportam correntes elétricas de até 2540W, no caso de produtos com tensão de 127V; 2200W, em extensões de 220V.

Nunca conecte a sua geladeira em extensões ou adaptadores com outro eletrodoméstico na mesma tomada — isso pode prejudicar seu funcionamento, provocar sobrecarga elétrica e acidentes com fogo.

Mas afinal, pode ligar vários aparelhos ao mesmo tempo na mesma tomada? Na Norma Brasileira Regulamentadora (NBR) 5410, feita pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) não há nenhum item que contraindique o uso de vários aparelhos ao mesmo tempo, ligados a um benjamim ou filtro de linhas.

Já os aparelhos com plugues de 2 pinos poderão ser ligados em extensões com 2 ou 3 pinos. E é importante saber que as extensões elétricas comuns podem ser utilizadas em tensões de até 250V~. Ou seja: você pode usar a extensão em tomadas 220V~ ou 127V~.

Para quem é fã de praticidade, uma forma simples e fácil de execução para esconder fios é prendendo-os ao móvel. Pode ser um aparador, estante, escrivaninha ou mesmo uma mesa de cabeceira. O mais importante é que eles estejam organizados e presos atrás ou embaixo dos móveis com pequenos ganchos adesivos ou fitas.

O fio para extensão elétrica mais usado costuma ser o cabo do tipo PP de 2,5 mm², mas tudo depende dos usos que você fará da extensão. O fio para iluminação, geralmente, tem bitola de 1,5 mm².

É seguro usar extensão? É seguro usar extensão desde que você observe alguns fatores na hora da compra e na hora de utilizá-la. Procure sempre comprar um produto com certificação do Inmetro, para ter a garantia de que ele cumpre os requisitos de segurança definidos pelas normas técnicas.

Existem modelos com cabos de até 5 metros, são ideais para uso doméstico e em locais pequenos como salas e quartos, por exemplo. Mas se você precisar de uma extensão elétrica com alcance maior, as com cabos de 10 e 20 metros são mais interessantes.

Em resumo: os estabilizadores estão ultrapassados e não aguentam a variação de energia dos PCs atuais. Note ainda que estabilizadores de tensão são diferentes de nobreaks – esses sim, úteis e capazes de proteger a sua máquina em caso de quedas de energia.

É normal cair, faz parte do processo de renovação dos pelos, e não existe um número exato por dia. A cada 4 meses, em média, o pelo cai e nasce um outro no lugar. As extensões, colocadas de forma correta, não influenciam em nada este ciclo. Elas cairão juntamente com os fios naturais.

R: Pode sim, se ambas tiverem capacidade para a distancia e tensão do conjunto que será ligado; Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc...

O resultado é a sobrecarga, perigo de curtos, deformações pelo superaquecimento e até o funcionamento anormal. ligado. A soma dos consumos dos aparelhos ligados a esta tomada não deve ser superior à sua capacidade (normalmente em torno de 10 A).

Nunca conecte dois eletrodomésticos na mesma tomada, use uma tomada exclusiva para cada produto ou poderá haver sobrecarga na rede elétrica e prejudicar o funcionamento do seu produto resultando, inclusive, em acidentes envolvendo fogo. Também não utilize adaptadores T ou benjamim em seus produtos.

Isso porque os fios de extensão são mais fracos e não conseguem levar energia suficiente para o equipamento, isso pode causar interferências na temperatura e regulação do aparelho. Pode não aparecer, mas o micro-ondas necessita de muita energia para funcionar, algo girando em torno de 600 a 1.500 watts.

Não. Os adaptadores de tomada não devem ser utilizados, pois podem causar danos no cabo de força do aparelho.

O uso do benjamin, conhecido popularmente como T, ainda é comum em casas e escritórios, mas oferece riscos que vão desde choques e queima de aparelhos até incêndios originados por curto-circuito. Por isso, é importante estar atento aos cuidados com o acessório.

A equipe técnica da fábrica de materiais elétricos da Tramontina explica que as extensões são indicadas para conectar aparelhos que consomem pouca energia – como celular, TV, rádio, abajur, ventilador portátil, computador e outros que consomem, no máximo, 10A.

Nessa situação, a ideia é pegar uma extensão para que seja possível ligar o equipamento. Na verdade, o correto é não utilizar extensão quando operar uma lavadora de alta pressão.