É seguro usar Eletrofita?

Perguntado por: esilveira . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
3.9 / 5 2 votos

Essa é a principal dúvida entre muitas pessoas, mas a resposta é positiva: sim, é segura! A eletrofita é composta por materiais de qualidade, para resistir a altas temperaturas dando proteção contra choques.

Não. Microondas exige uma alta demanda e a eletrofita não é produto certificado.

Não precisa quebrar parede:
Quer ligar o ar-condicionado sem fazer intervenção na alvenaria? Então, use fitas elétricas adesivas e o Kit de Conectores para Instalação de Tomada Ar-Condicionado da Eletrofitas. Tudo resolvido sem sujeira.

As eletrofitas (fitas elétricas ou fio invisível) ampliam as instalações elétricas existentes, criando novos pontos de tomadas seguros, invisíveis e sem quebrar a parede! Para escondê-las, basta passar gesso ou massa acrílica por cima!

Sim, mas é preciso tomar alguns cuidados. A Dupla proteção se faz necessária através da aplicação de fita adesiva protetora de PVC. É preciso ter cuidado ao arrastar objetos e móveis que possam danificar a Eletrofita. Qualquer dano ao isolamento requer sua imediata substituição.

Os principais cuidados antes de instalar a fita são: Evite dobrar ou amassar a eletrofita porque assim você consegue preservar o seu bom estado de conservação e manter o tempo de vida útil da fita.

Uma das opções da construção civil para resolver esta demanda é a fita elétrica. Também conhecida como eletrofita ou fita elétrica adesiva, ela permite que se ligue uma nova tomada ou se faça um novo ponto de iluminação, sem a necessidade de quebrar uma parede.

Dá para fazer uma curva ou cotovelo com a eletrofita? A eletrofita pode ser dobrada sim, mas atenção à face adesivada, ela tem que ficar para baixo. Para isso, é necessário que se dobre duas vezes.

O recomendado é parar de usar a tomada suspeita e chamar um profissional da área para identificar e corrigir o problema. Da mesma forma, se você notar que o aquecimento ocorre com um único dispositivo, e não com outros de alta potência, é possível que o problema esteja no aparelho.

Tire da tomada. Quando você deixa seu micro-ondas ligado na tomada, sem utilizá-lo, ele entra no modo stand-by, que é um grande vilão. Isto porque, ele continua sugando energia e pode representar um consumo mensal de 12%. Então, já sabe, se não estiver utilizando o micro-ondas, tire-o da tomada e economize.

Porém, na verdade, não é nada normal. Pelo contrário: a tomada esquentando é sinal de que você está usando seu aparelho no conector inadequado ou que existe um problema interno da rede de energia de seu ambiente.

Usar uma tomada exclusiva para instalação do ar-condicionado. Outro cuidado que não pode ser esquecido é o de garantir que o ar-condicionado tenha uma tomada exclusiva para ele. Outros equipamentos não devem ser ligados na mesma tomada, por isso o uso de benjamins, por exemplo, deve ser descartado.

Quando o equipamento precisa de uma carga mais reforçada para funcionar de mais de 1000 W, como é o caso de aparelhos de ar-condicionado, secadores de cabelo profissionais e secadoras de roupa, entra em cena a tomada de 20 A, com plugues mais grossos e capacidade maior de transmitir energia com segurança.

Se for aplicar a fita elétrica em uma superfície rugosa, como um tijolo, bloco ou chapisco, o cuidado precisa ser um pouco mais específico. Será preciso raspar a superfície com uma espátula e cobri-la com massa acrílica. Para melhor aderência, a eletrofita deve ser aplicada ainda com a massa molhada.

Pensando nisso, uma empresa no interior de São Paulo chamada J Davies criou um novo condutor, com um novo método de instalação, algo totalmente inovador, prático e tão seguro quanto uma instalação elétrica clássica, estamos falando da Eletrofita.

A fita elétrica, também conhecida como fita condutora, é uma forma de interligar pontos elétricos de sua casa sem a necessidade de quebrar paredes e fazer grandes reformas. É o caso, por exemplo, da instalação de novas tomadas.

O chuveiro, como sabemos, é um item que consome muita energia. Ele exige uma alta corrente e, por isso, não pode ser ligado em tomadas comuns em casa (que suportam corrente de 10A a 20A). É necessário também, contar com o conhecimento profissional para evitar qualquer tipo de acidente elétrico.

– usar fita durex ou fita crepe como se fosse fita isolante. É a solução para não acontecer um curto-circuito.

Para usar corretamente as fitas isolantes evite ligações improvisadas ou gambiarras; para evitar choques, coloque fita isolante nos fios desencapados ou emendas; mantenha a fiação longe do contato com a água; a amarração dos fios não deve ser feita nas ferragens ou partes metálicas; evite deixar os fios elétricos ...