É seguro decolar na chuva?

Perguntado por: uximenes . Última atualização: 28 de fevereiro de 2023
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Afinal, o avião decola com chuva? Sim! A aeronave é inteiramente projetada para operar de forma segura em condições climáticas diversificadas como a chuva e a neve. Por isso, os passageiros podem se tranquilizar.

No meio do avião
Para quem tem medo de turbulência, os assentos mais próximos das asas são os mais indicados. O motivo é que esta é área mais estável do avião por estar no seu centro de sustentação (as asas, no caso), o que garante uma viagem mais suave.

Quando e onde as turbulências são mais comuns? A turbulência tende a ocorrer em baixas altitudes, o que é típico de voos de curta distância, mas alguns voos de longa distância não estão isentos dela. Os voos durante o início da manhã ou à noite são menos turbulentos do que os voos diurnos.

Os danos causados no avião, ao ser atingido por um raio, ficam na fuselagem e partes externas. Mas nem sempre foi assim. A verdade é que, no ano de 1963, o Boeing 707 foi atingido por um raio nos Estados Unidos, provocando a explosão do tanque de combustível e a morte de 81 pessoas.

O especialista Tom Farrier, ex-diretor de segurança da Associação de Transporte Aéreo, afirma que a hora mais segura para viajar nas aeronaves é de fato durante a manhã. Isso porque à noite pode existir uma fadiga da tripulação, além de desorientação de espaço.

Quando se trata em qual o modelo de avião mais seguro, segundo o ranking apresentado pelo site Airsafe, que teve os dados atualizados em janeiro de 2021, em uma escala de 1 milhão de voos, as aeronaves que se envolveram em menos acidentes graves são os modelos Airbus, Boeing e Embraer.

90 segundos

"O momento mais crítico de um voo é a decolagem. Como o motor esquenta, é mais fácil ocorrer algum problema", diz Camacho. Em média, é de 90 segundos o tempo máximo que será possível escapar em caso de ocorrência de um desastre.

Prepare-se para decolar (e cair).

  • Despressurização. Quando as máscaras caem. ...
  • Pane nas turbinas. Acontece. ...
  • Falha nos computadores. Sim, eles também se enganam. ...
  • Erro humano. Na maior parte das vezes, o piloto tem (alguma) culpa. ...
  • Turbulência. Como o avião pode perder a sustentação no ar. ...
  • Pane hidráulica. ...
  • Meses de risco.

Falta de ar; ouvidos tampados; cansaço; ressecamento da pele, do nariz e da boca: reações desconfortáveis cujos efeitos podem ser minimizados. ?

Se distraia e tente relaxar durante o voo
Antes de viajar, evite consumir alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas, já que podem contribuir para uma sensação de desconforto e inchaço. A cafeína também deve ser evitada, afinal, perder o sono não vai ajudar em nada.

Todo esse movimento é causado por bolhas de ar ou mudanças no fluxo de ar. O avião encontra uma mudança na velocidade do vento e isso faz com que ele balance e até se tenha aquela sensação de uma pequena queda, como se tivesse "perdido o chão".

"Evitamos a turbulência porque cria stress nos passageiros", diz, "mas para os pilotos não há qualquer problema". Há três tipos de turbulência: térmica, mecânica e frontal. As três podem ser vistas, em pequena escala, na água em movimento. O ar quente sobe, da mesma forma que a água sobe, desde o fundo.

Usar o Turbli é muito fácil, basta selecionar os aeroportos de partida e chegada e a data do voo, que pode ter antecedência de até 36 horas. Na tela seguinte, o site lista todos os voos entre as cidades para você selecionar o que deseja consultar.

De fato, existe um horário em que as passagens podem ser mais baratas. Geralmente, entre 23 horas e 5 horas. Nesses horários, a procura é menor. Assim os voos não ficam cheios tão rapidamente.

O transporte aéreo é o mais seguro que existe atualmente. De acordo com dados da Associação Internacional de Transporte Aéreo, a chance de um avião sofrer algum tipo de acidente fatal e cair é de 10 incidentes em 40 milhões de decolagens.

O legal é não utilizar o equipamento caso você esteja embaixo da chuva (obviamente) ou caso ele esteja carregado na tomada enquanto chove, devido aos riscos de uma sobrecarga na corrente elétrica. Aliás, não é recomendado usar o celular na tomada, independentemente do tempo lá fora.

Saiba que uma pesquisa feita pela revista Time, dos Estados Unidos, revelou que os assentos na parte do meio e na parte traseira da aeronave são os mais seguros. Ainda segundo o levantamento, em casos de desastres aéreos, os passageiros que estão nessas áreas têm mais chance de sobreviver.

Para decolar, o avião precisa das turbinas. Elas sugam o ar com a ajuda de uma grande hélice. Hélices menores comprimem e aceleram esse ar, que sai pela turbina. Isso cria uma força contrária à resistência do ar e impulsiona o avião.