É seguro beber água da torneira no Brasil?

Perguntado por: esalgado . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

A água da torneira, no Brasil, pode ser considerada apropriada para consumo em diversas cidades, por conta dos investimentos realizados em tratamento de água.

A água contaminada ocasiona graves problemas de saúde. Por exemplo, as doenças causadas por bactérias, vírus, vermes e protozoários como amebíase, febre tifoide, giardíase, hepatite tipo C e outras. Por isso, a seguir veremos mais alguns riscos que a água da torneira pode causar a sua saúde.

O ato de ferver a água mata os microorganismos (organismos pequenos demais para serem vistos a olho nu) presentes na água que podem fazer com que você fique doente. Ao ferver a água e matar os microorganismos, a água se torna segura para beber.

Um filtro ou purificador de pia pode tratar a água para o consumo para beber e cozinhar, mas o filtro para torneira oferece diversos benefícios que vão além do cotidiano na cozinha, otimizando o tempo e contribuindo para a saúde. É muito importante a qualidade da água limpa para o banho do bebê, por exemplo.

Ferver a água é uma das maneiras mais simples de filtrar a água da torneira. O processo de fervura é capaz de matar bactérias e outros micro-organismos, eliminando contaminação e deixando o líquido próprio para o consumo. Para fazer essa filtragem, basta passar a água por um pano limpo e depois levar ao fogo.

Para pessoas que desejam uma água livre de impurezas e contaminantes, a água purificada pode ser a melhor opção. Por outro lado, para pessoas que buscam minerais benéficos para a saúde, a água mineral pode ser a melhor escolha.

Ingerir água com cloro faz mal? O cloro utilizado apenas para tratamento de água não é tóxico para o ser humano. Porém, apesar de não ser tóxico, a água com cloro faz mal quando o elemento é utilizado em grandes quantidades. Por isso, é preciso estar atento ao gosto e cheiro desagradáveis.

Afinal, ferver a água tira o cloro? Existem várias maneiras de retirar o cloro da água antes de consumi-la e ferver é uma forma simples de se fazer. Isso porque a alta temperatura, além de matar bactérias e outros organismos, faz com que o cloro evapore rapidamente.

A água para consumo humano deve ser filtrada (com filtro doméstico, coador de papel ou pano limpo), e, posteriormente, fervida. A fervura da água elimina bactérias, vírus e parasitas; por isso, é o método preferencial para tratamento da água de consumo humano.

Mas segundo a pesquisa da Unicamp, não é somente beber a água tratada que ajuda a prevenir o problema. Ao usar a água da torneira para cozinhar, os alimentos preparados com ela também absorvem o flúor e o efeito positivo disso continua mesmo depois das refeições.

Você pode confiar: a água da torneira é tratada, segura e saudável. A Sabesp está sempre em busca das melhores tecnologias para garantir que a água que chega até você e sua família esteja com a qualidade que você merece.

Apesar de ser menos eficiente do que os raios UV, ao ferver a água, além de retirar outras impurezas que contaminam a água, o cloro evapora ainda mais rapidamente.

Ferver a água por 20 minutos ou mais também remove todo o conteúdo de cloramina, que é adicionada no lugar do cloro em algumas regiões.

Entre as principais diferenças está o fato de que a água filtrada pode possuir componentes químicos e metais pesados prejudiciais a saúde, enquanto a água mineral natural é livre de impurezas.

Sim, em locais que contam com uma rede de água tratada, quase sempre é seguro consumir a bebida diretamente da torneira (claro que a filtrada é sempre melhor) e isso tem até uma vantagem em comparação a muitas águas minerais.

A água do chuveiro também não é própria para consumo, já que os canos contêm fungos. Se a criança brincar de tomá-la, pode ter uma infecção intestinal. Para tomar, só água do filtro, em qualquer idade!

Em resumo, para ser considerada potável a água deve estar livre de impurezas e patógenos, além de ser incolor (sem cor), inodora (sem cheiro) e insípida (sem sabor).

Você pode usar a água do filtro de cozinha tanto pra beber como pra cozinhar. Assim, dá pra economizar, você não vai mais precisar comprar galões de água.

Além de manterem a temperatura da água, os filtros de barro foram considerados os melhores do mundo. Conforme pesquisas realizadas por cientistas norte-americanos, e publicadas no livro The Drinking Water Book, de Colin Ingram, nossos filtros têm, provavelmente, o melhor sistema de purificação do planeta.