É saudável usar banha de porco?

Perguntado por: aresende . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.7 / 5 8 votos

Contudo, “pelo sabor que garante aos alimentos, pode ser interessante”, justificou a nutricionista. Com 40% de gorduras saturadas e monoinsaturadas, a banha é uma gordura saudável, anti-inflamatória e possui ácido oleico, que ajuda a diminuir o colesterol ruim.

A banha de porco é mais saudável que o óleo vegetal? Sim. Ainda segundo o médico vascular, há comprovações científicas de que esta gordura suína é menos nociva à saúde do que o óleo vegetal.

Benefícios da banha de porco
Essa gordura resiste bem às altas temperaturas sem liberar componentes tóxicos. Ela tem gorduras boas e o seu consumo moderado não aumenta os níveis de colesterol ruim no sangue (LDL). Ela é composta de gordura saturada, monoinsaturada e poli-insaturada.

O azeite lidera o ranking das gorduras mais saudáveis. Ele é o óleo extraído da azeitona e os tipos mais comuns são os refinados, virgem e extravirgem. A nutricionista recomenda o uso do extravirgem, que possui o menor teor de acidez dentre as outras opções, e possui menos de 1 g de gordura saturada.

A banha de porco é mais vantajosa quando há um preparo de alimentos quentes, devido a alta resistência ao calor, porém seu uso não é recomendado diariamente, devido a grande quantidade de gordura encontrada.

Antes considerada uma vilã para a saúde, a banha de porco, utilizada de forma correta, pode ser tão saudável quanto o azeite. Amplamente utilizados na cozinha, os dois alimentos conquistaram a confiança dos especialistas e são considerados itens essenciais de quem quer preparar uma refeição saborosa e saudável.

Watch

  1. A BANHA DE PORCO é muito SENSÍVEL à temperatura. Quando o tempo está frio ela coalha com. ...
  2. Como dito antes, a BANHA DE PORCO é muito. sensível à temperatura, por isso, da mesma forma que. coalha com facilidade, em uma temperatura mais. ...
  3. A verdadeira BANHA DE PORCO é extraída do.

Ao contrário do que publicações recentes na mídia leiga têm sugerido, a banha de porco não tem nenhuma propriedade que auxilie no emagrecimento, que depende essencialmente da aquisição de hábitos de vida saudáveis – e não da adição de um componente “milagroso” à dieta.

A gordura de porco está entre a categorias de gorduras saturadas, aquela que faz mal ao coração, aumenta o colesterol e pode ser percursor do desenvolvimento de alguns tipos de câncer.

Portanto, posso afirmar que não faz mal fritar ovo na banha de porco. Pelo contrário, substituir o óleo de soja, milho, canola, entre outros, por banha de porco, é a melhor decisão.

A gordura saturada é prejudicial ao organismo e, além disso, não é essencial para o bom funcionamento do corpo. Ela aumenta os níveis de colesterol ruim (LDL). Essas placas se depositam nos vasos sanguíneos, causando uma série de problemas cardiovasculares.

O óleo de coco é o melhor óleo para fritura. Estudos mostraram que, mesmo após oito horas de fritura contínua a 180 ° C, sua qualidade não se deteriora. Mais de 90% dos ácidos graxos do óleo de coco são saturados, o que o torna muito resistente ao calor.

Por isso, é conhecido por três nomes: toucinho fumeiro, toucinho defumado ou bacon, como geralmente é confundido. Também é possível derreter a gordura presente no toucinho para a elaboração de uma série de receitas. É este item que normalmente chamamos de banha, e que é aplicado para frituras.

Existem dois tipos de gordura abdominal, a subcutânea, que se localiza a frente dos músculos abdominais, e a perivisceral, que se acumula entre as alças intestinais e órgãos internos como o fígado e intestino, sendo a mais perigosa.

A banha tem prazo de validade longo. O ideal é conservá-la na geladeira. Dessa forma, pode durar meses. Se mantida no congelador, pode durar até um ano.