É saudável usar air fryer?

Perguntado por: lbotelho4 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

"Em comparação com a fritura por imersão, é obviamente mais saudável, porque usa menos gordura", diz Radzikowski. Mas também pode ser mais saudável do que cozinhar em um forno convencional. Se as batatas forem regadas com óleo, elas vão absorvê-lo enquanto são assadas.

Um estudo revelou que o preparo na air fryer produziu cerca de 90% menos acrilamida do que a fritura em óleo. Além da acrilamida, outros compostos nocivos podem ser formados durante o processo de fritura ao ar em alta temperatura, como aldeídos, aminas heterocíclicas e hidrocarbonetos aromáticos policíclicos.

Airfryer é saudável? A fritadeira elétrica permite obter alimentos secos e crocantes sem precisar mergulhá-los no óleo ou gordura. Evidências científicas demonstram que, exceder o consumo de gorduras, gera um maior risco de desenvolver doenças como câncer, obesidade e cardiovasculares.

Portanto, tanto o micro-ondas quanto a airfryer são eletrodomésticos que podem ser utilizados no dia a dia para a preparação dos alimentos.

Quando o alimento muda de tom, ficando mais marrom e crocante, provavelmente há produção de acrilamida. É o caso das batatas fritas e do pão na chapa, por exemplo. Para evitar a acrilamida, basta não torrar demais os alimentos.

Mas, afinal, a fritadeira airfryer provoca câncer? A resposta é não! Muitas mensagem na rede alertam para o risco de alimentos preparados em temperaturas acima dos 120º por um período longo de tempo.

Lembre-se: quanto maior a temperatura ou o tempo de preparação, mais acrilamida se formará. Evite, por isso, temperaturas acima dos 175ºC. Se gostar de assar batatas, controle a temperatura e não exceda os 220 ºC. Quando torrar pão, evite que as torradas fiquem demasiado escuras.

5 Benefícios de ter uma AirFryer

  1. Frita sem óleo. Um dos principais benefícios de ter uma fritadeira elétrica é poder preparar alimentos de maneira saudável, sem o uso do óleo. ...
  2. Rapidez e Segurança. ...
  3. Facilidade na Limpeza. ...
  4. Diversas Funções. ...
  5. Economia e Sustentabilidade.

Para quem não conhece, a acrilamida é uma substância química considerada cancerígena para o ser humano. Ela é produzida quando os alimentos são superaquecidos durante o preparo. Ou seja: se a comida for cozida, frita ou grelhada em altas temperaturas, os aminoácidos e açúcares podem reagir, produzindo essa substância.

O consumo energético da air fryer é maior que o do micro-ondas. Porém, em geral, ela tem uma potência maior, otimizando seu uso e garantindo um tempo reduzido para o preparo das receitas”, explica a executiva da Philco.

Não, o uso de papel manteiga e papel alumínio na Philips Airfryer não é recomendado pelas seguintes razões: Se você cobrir o fundo da cesta, o fluxo de ar dentro da airfryer será reduzido. Isso resultará na diminuição do desempenho de cozimento da Philips Airfryer.

Alimentos folhosos como couve e espinafre, por exemplo, por serem leves demais, podem acabar “voando” e grudando no sistema de ventilador que fica dentro da fritadeira.

Pegando a média das air fryers já testadas, o consumo fica em torno de 0,66kWh. Considerando R$0,79 o preço do kWh, valor atual de Curitiba-PR, uma air fryer terá um gasto de R$0,53 se usada por uma hora.

Airfryer é ótima para fazer carne, frango, peixe, e tanto outros, além de alimentos que seriam normalmente fritos numa frigideira imersa de óleo. Já o forno micro-ondas é ótimo para descongelar, requentar comida que sobrou, fazer algo ultra rápido, como por exemplo, ferver água para fazer miojo.

O modelo tradicional de airfryer possui menos capacidade de litros do que uma airfryer oven. Além disso, a sua principal função é preparar alimentos e frituras sem a necessidade da utilização de óleo.

Você pode, sim, abrir a Airfryer ligada e usufruir de todos os seus benefícios.