É saudável transpirar muito?

Perguntado por: usoares . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 9 votos

A Sociedade Brasileira de Dermatologia alerta que: “a sudorese é uma condição normal do nosso corpo e ajuda a manter a temperatura.

A transpiração é uma função natural do nosso corpo e, em média, liberamos cerca de um litro de suor por dia, mas a quantidade pode chegar a dez – especialmente em dias quentes e durante a prática de exercícios físicos, por exemplo.

O suor é composto principalmente de água, mas podemos encontrar outras substâncias retiradas do sangue pelas glândulas sudoríparas, como ureia, ácido úrico e cloreto de sódio. Alguns alimentos e medicamentos, como alho, cebola, antibióticos, vitaminas e algumas toxinas, podem ser eliminados pelo suor.

Evite alimentos que estimulam o suor
Tente evitar alimentos apimentados, condimentados, bebidas alcóolicas ou à base de cafeína. Dê preferência para alimentos leves e que não sobrecarregam o organismo como vegetais, frutas e aveia, por exemplo.

Hoje ele é indicado também para manter a saúde do cérebro: combate os efeitos nocivos do estresse crônico, a depressão, a ansiedade, melhora a memória e o aprendizado e ainda faz o cérebro produzir substâncias que mantêm os neurônios saudáveis e mais resistentes a danos.

Causas do suor na cabeça
O suor de um modo geral pode ser causado por diversos fatores, incluindo alguns problemas de saúde ou predisposições genéticas. Dentre as origens do suor em excesso na cabeça, podemos citar: Obesidade. Transtornos como ansiedade ou síndrome do pânico.

Inchaço nos gânglios do pescoço, das axilas e da virilha, suor noturno excessivo, febre, coceira na pele e perda de peso são os principais sintomas do linfoma não Hodgkin, tipo de câncer que acaba de ser diagnosticado na atriz Jane Fonda. Fonda descreveu o quadro como "um câncer muito tratável".

Tratamento de hiperidrose
No entanto, será encaminhado a um dermatologista. Assim, ele realizará o diagnóstico por meio de exames de sangue, urina, teste de iodo e suor, e teste específico. Após detectar o problema, o especialista indicará a melhor forma de tratamento, havendo variações de paciente para paciente.

Causas Sudorese noturna
As causas da Sudorese podem ser inúmeras, podendo ser decorrente de ansiedade, abcessos, abstinência de psicoativos, distúrbios do sono, derrame, HIV, leucemia, hipertireoidismo, tuberculose, e algumas outras.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia alerta que: “a sudorese é uma condição normal do nosso corpo e ajuda a manter a temperatura. É normal suar quando se está calor, durante a prática de atividades físicas ou em certas situações específicas, como momentos de raiva, nervosismo ou medo.

Sudorese, também conhecida como transpiração, é uma função corporal normal e saudável, que começa a ocorrer alguns meses após o nascimento. Os seres humanos transpiram para resfriar a temperatura do corpo. Na ciência, este processo é chamado de termorregulação.

Desta maneira, o odor corporal ocorre porque as bactérias se alimentam do suor e o metabolizam, produzindo subprodutos que têm um cheiro forte muito característico, como vinagre, queijo ou cebola. Portanto, o mau odor corporal é causado pelas excreções das bactérias que se alimentam do suor.

Alimentos que ajudam a reduzir o suor excessivo

  • Água. Quando ingerimos bastante água, mantemos o corpo hidratado e contribuímos para o pleno funcionamento. ...
  • Folhas verdes. Folhas ricas em clorofila são grandes amigos de quem quer reduzir o suor! ...
  • Cereais. ...
  • Legumes. ...
  • Frutas.

Quem bebe muita água não tende a suar mais, mas o contrário ocorre, pois para se preservar o organismo libera menos líquido. Já as pessoas mais gordinhas podem transpirar mais. Entre as técnicas para evitar o suor excessivo, estão o uso de antitranspirantes, toxina botulínica (que tem efeito temporário) e cirurgia.

Situações de estresse também aumentam o ritmo cardíaco e desencadeiam a liberação de hormônios e adrenalina por todo o corpo, o que também faz as glândulas écrinas produzirem suor.

Mas existe um grupo de pessoas que sofre justamente com o contrário: são incapazes de transpirar. Se para você a ideia parece um sonho, é melhor pensar duas vezes. Chamada displasia ectodérmica anidrótica, esta condição é uma doença genética e caracteriza-se pela ausência das glândulas sudoríparas.

Geralmente, quem tem a chamada hiperidrose pode suar até mesmo descansando ou em repouso, uma vez que as glândulas sudoríparas atuam de forma excessiva. A hiperidrose pode estar relacionada a fatores genéticos, por isso é comum que pessoas de uma mesma família apresentem essa mesma condição.

Calcula-se que até 5% da população possa sofrer com hiperidrose, condição caracterizada pelo suor excessivo. Embora não seja perigoso, o problema pode comprometer a qualidade de vida, mas tem jeito de amenizar o incômodo.

Continuar lendo Como transpirar Menis?