É saudável mascar chiclete?

Perguntado por: lcarvalho . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.1 / 5 12 votos

Mascar qualquer chiclete sem açúcar ajuda na prevenção da cárie por meio da remoção das partículas dos alimentos da superfície dos seus dentes. Mascar chicletes também estimula a produção de saliva ajudando na remoção dos alimentos, fortalece os dentes e reduz os níveis de ácido da sua boca, que causa a cárie dentária.

O hábito de mascar chicletes em excesso também pode fazer mal ao estômago, podendo gerar problemas como a gastrite. Isto acontece porque, quando você mastiga o chiclete, seu corpo entende que está ingerindo um alimento e começa a produzir as substâncias necessárias para a digestão.

Dois chicletes por dia é uma boa medida. Conheça abaixo alguns mitos e verdades sobre o chiclete.

“Mesmo que você não tenha um problema sério, o mastigar excessivo de chicletes, por muitas horas diárias, pode causar uma hipertrofia da musculatura da mastigação” ressalta o dentista.

Mas o que seria chiclete sem açúcar? A dica é procurar pela palavra “xilitol”. Ele tem o mesmo poder adoçante do açúcar, mas o diferencial está na proteção para os dentes. As bactérias presentes na boca não conseguem fermentá-lo, o que impede a formação da cárie.

Trident é uma marca de gomas de mascar sem açúcar, sendo indicada até por dentistas por não provocar cárie. Também é muito consumida por diabéticos. No total, são 4 linhas de gomas de mascar, cada uma com suas particularidades: Regular, Fresh, Sensations e Unlimited.

É uma maneira fácil de melhorar a linha do queixo e a estética geral do rosto. Acontece que chicletes são, na verdade, um treino viável para os músculos faciais inferiores. Isso significa que a goma de mascar pode ajudá-lo a construir uma mandíbula mais forte.

É importante saber também que não é recomendado mascar chiclete só de um lado da boca. “Devemos mastigar de ambos os lados porque assim estimulamos a produção salivar dos dois lados da face, assim como a musculatura facial de ambos os lados, melhorando o tônus e a circulação sanguínea.

15 minutos

Khaled Kasem, ortodontista chefe e co-fundador da clínica de tratamento odontológico Impress, em Barcelona, disse que a recomendação é que as pessoas fiquem com o chiclete na boca no máximo por 15 minutos ao dia, isso porque neste tempo, ela pode eliminar os ácidos que causam bactérias na boca.

— A gente orienta mascar o chiclete por 20 minutos ou no máximo meia hora, porque depois começa a cansar a musculatura e não é ideal estimular muito essa região. É melhor procurar um auxílio com um dentista especialista em disfunção temporomandibular.

Depois das 11 on Twitter: "Os bacanas advertem: dormir com chiclete na boca faz mal à saúde!

Da mesma forma que usamos aparelhos de academia para fortalecer e hipertrofiar os músculos superiores e inferiores, mascar chicletes com frequência causa hipertrofia dos músculos masséteres, que são os músculos do rosto próximo à bochecha, onde normalmente são levados os socos nesse tipo de luta.

Geralmente os sabores menta e hortelã são os menos calóricos. Sempre ao escolher seu chiclete procure comparar as calorias dos diferentes sabores.

Segundo a nutricionista funcional e esportiva Andrea Marim, os fãs de gomas de mascar podem respirar aliviados quanto a isso. “Chiclete sem açúcar não tem caloria e, por isso, é incapaz de quebrar o jejum”, explica a profissional.

O primeiro lugar do nosso top 10 melhores chicletes é o Trident XFresh Crystal. Uma goma de mascar com sabor de menta e sem açúcar, muito bem-vinda após o almoço, ou antes, de um bom copo de água. Essa versão do famoso chiclete de menta da marca tem uma casquinha crocante e gostosa de mascar.

Trident é adoçado com xilitol, um adoçante natural encontrado nas fibras de determinados vegetais, frutas e cogumelos. Composição: Edulcorantes, goma base, aromas, umidificante, espessante, emulsionantes, corantes, agente de revestimento, antioxidante.

Ingredientes: goma base, óleos vegetais hidrogenados, edulcorantes: sorbitol, maltitol (contém derivados de trigo), xilitol, manitol, aspartame e acesulfame de potássio, antiumectantes: carbonato de cálcio e talco, aromatizantes, umectantes: glicerina e triacetina, emulsificantes: lecitina de soja e mono e ...

Então depois de ficar mordendo praticamente sem parar, ter ficado com dor na mandíbula e passar pelo menos. uma hora mastigando, e eu descobri que pra acabar com o sabor de um chiclete. são necessários novecentos e trinta e sete mastigados. por isso.

Porque o açúcar, responsável pela maciez do chiclete, vai se perdendo conforme mastigamos a goma. É por isso que o chiclete começa doce e depois de um tempo fica sem gosto: assim como os aromas artificiais, o açúcar vai sendo engolido junto com a saliva a cada mastigada.