É saudável jogar vídeo game?

Perguntado por: alopes . Última atualização: 1 de março de 2023
4.2 / 5 20 votos

Mas você sabia que jogar dentro dos limites saudáveis traz diversos benefícios? Jogar videogame com frequência melhora habilidades cognitivas, agilidade mental e velocidade de processamento do cérebro. Os dados são de uma pesquisa de 2018, publicada na revista Frontiers in Psychology.

Crianças e adolescentes devem ter atividade no computador e videogame limitada a 2 horas por dia no máximo | CREB.

Ajuda a Fortalecer o Cérebro
Estudos apontaram que as áreas responsáveis por navegação espacial, formação da memória, planejamento estratégico e coordenação motora recebem um impacto positivo do hábito de jogar videogames.

A Igreja não é contra os videogames, mas pede aos jovens que sejam sensatos em sua escolha de jogos e no total de tempo que gastam com eles.

A partir dos dois anos já é possível encontrar apps com objetivos neurológicos ou pedagógicos, mas mesmo assim recomenda-se apenas uma hora por dia de mídia digital até os cinco anos de idade. Quais são os benefícios que jogar junto com os filhos pode proporcionar?

Pesquisas recentes sugerem que certos jogos podem tornar sua mente mais afiada, reforçar sua memória de trabalho, melhorar seu foco, suas habilidades espaciais e até mesmo sua visão.

Os videogames auxiliam também no treinamento da capacidade multitarefas do cérebro, com benefícios que podem ser muito úteis no dia a dia e no trabalho. São ativadas áreas no córtex frontal e no córtex parietal, responsáveis pela atenção descendente, que ganham eficiência e velocidade no processamento de informações.

Os jogos eletrônicos, em sua maioria, exigem concentração, trabalho em equipe, observação, pensamento lógico e rápido, resolução de problemas, assim como, melhora a coordenação motora e desenvolve a capacidade de tolerância a frustrações.

Atualmente, os gamers do país passam duas horas e meia por dia, em média, jogando – número ligeiramente acima da média global, de duas horas e 14 minutos. Ainda é válido destacar que 67% dos respondentes do país afirmam que jogam games.

Melhora a coordenação motora
Ainda que a principal função dos jogos seja o entretenimento, eles têm sido vistos como excelentes aliados do desenvolvimento de habilidades importantes.

Um estudo realizado pela universidade de Oxford comprovou que os jogos eletrônicos podem ser um grande aliado de quem sofre com transtornos mentais, como depressão e ansiedade. De acordo com o estudo realizado pela faculdade britânica, pessoas que jogam por até quatro horas por dia notam que se sentem mais alegres.

Como a rotina de um gamer inclui passar muito tempo em frente à tela da TV ou computador, por conta da exposição à luz, os olhos podem sofrer lesões que vão desde a sensação de olho seco e queimação a mioquimia palpebral – doença ocular que acomete tremor nas pálpebras.

Malefícios do uso excessivo dos jogos eletrônicos

  1. FALTA DE CONCENTRAÇÃO. Uma das consequências do excesso de jogos eletrônicos é a falta de concentração em outras atividades que não sejam o videogame. ...
  2. OBESIDADE. ...
  3. SÍNDROME DO OLHO SECO. ...
  4. PROBLEMAS DE AUDIÇÃO. ...
  5. POSTURA INADEQUADA.

Muitas vezes, o vício no jogo pode representar uma fuga da realidade. Baixa autoestima, algum transtorno como depressão ou ansiedade, sofre bullying ou pressão seja na escola ou trabalho, ou até mesmo a própria impulsividade podem fazer com que uma pessoa se torne viciada em jogos de azar por exemplo.

Melhora a memória, a velocidade e a concentração do cérebro
Jogar regularmente esses tipos de jogos pode ajudar a melhorar a memória de curto e longo prazo dos jovens jogadores. Eles também podem o cérebro processar informações mais rapidamente.

A própria Bíblia não tem nenhuma regra clara que aprova nem desaprova jogos como Free Fire. No entanto existem algumas orientações gerais que ajudam nas decisões de consciência individual. Cada cristão deve analisar sua própria situação e depois decidir se esses jogos são bons ou ruins para si.