É saudável fazer reposição hormonal?

Perguntado por: dfarias . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 11 votos

A reposição hormonal não é um tratamento válido para todas as pacientes, mas pode ser muito benéfica para algumas mulheres — desde que haja uma avaliação médica criteriosa.

O tratamento de reposição hormonal só deve ser recomendado pelo médico, que irá avaliar as condições do paciente e suas contraindicações, que podem incluir câncer de próstata (o segundo tipo de câncer mais comum em homens.

Algumas condições devem ser observadas para que a reposição hormonal na menopausa seja indicada, sendo geralmente contraindicada em mulheres com: Câncer de mama. Câncer de endométrio.

A reposição hormonal precisa ser iniciada no máximo em até dez anos após o início da menopausa ou até os 60 anos de idade, o que ocorrer primeiro. Depois disso, se a mulher ainda não faz uso de hormônios, os benefícios deste tipo de tratamento são menores que os riscos, então a TRH não é mais indicada.

O melhor hormônio para repor é o estrogênio porque é o hormônio responsável por:

  • melhorar o calor;
  • melhorar a pele;
  • diminuir a queda de cabelo;
  • melhorar a secura vaginal.

Há pacientes que precisam fazer o tratamento por períodos curtos (um a dois anos), outras precisam repor os hormônios durante cinco anos e há aquelas que precisam de 10 anos ou até mais.

Soja. A soja é uma ótima opção entre os alimentos para reposição hormonal natural feminina: ela age de forma similar ao estrogênio, porque possui a substância isoflavona. Você pode, por exemplo, colocar o leite de soja ou a carne preparada com esse grão no seu dia a dia.

Como citado anteriormente, muitos dos sintomas ligados à falta de hormônio feminino são silenciosos. Alguns dos sintomas acontecem sem que as mulheres percebam a relação com a alteração hormonal. Um dos sintomas é a insônia, caracterizada pela intensa dificuldade para dormir.

O principal tratamento para os sintomas da menopausa utiliza estrogênio isolado ou combinado com progesterona para prevenir estímulo endometrial. O estrogênio na reposição hormonal previne osteoporose e sintomas relacionados à diminuição do estradiol.

progesterona

A progesterona é um hormônio que é responsável por regular o ciclo menstrual da mulher, preparando o útero para receber o óvulo fertilizado e evitar que este seja expulso pelo corpo. Portanto, é um hormônio muito importante no processo de gravidez.

Preço Reposição Hormonal Feminina
O preço do implante hormonal Bioidêntico Absorvível pode variar de R$3.500 a R$5.000 e dura em média 6 a 8 meses. O custo do implante pode variar, pois a fórmula é individualizada, combinando uma ou mais substâncias como estradiol, testosterona e gestrinona.

Algumas formas de fazer reposição hormonal natural é utilizar plantas medicinais, como a Erva-de-são-cristóvão ou o agnocasto, pois possuem substâncias que ajudam a equilibrar os hormônios, e aliviar os sintomas da menopausa, como insônia, ondas de calor, suor noturno, ansiedade ou depressão, por exemplo.

Alguns estudos mostram que o tratamento com estrogênio ajuda a melhorar o humor e a diminuir a depressão. No entanto, algumas mulheres precisam ser tratadas tanto com estrogênio quanto com um antidepressivo para se sentir melhor. Problemas do sono - Mulheres perimenopáusicas e pós-menopáusicas têm problemas de sono.

  • Soja. Os grãos carregam isoflavona, molécula que, no organismo, têm ação semelhante à do estrogênio, hormônio abundante nas mulheres e que também é fabricado em menor quantidade pelos homens. ...
  • Brócolis e outros crucíferos. ...
  • Grão de bico. ...
  • Castanha-do-pará ...
  • Cereais integrais. ...
  • Carnes magras.

Chá de amoreira
O chá de amoreira é feito com a planta medicinal Morus Nigra, contém fitoestrógenos na sua composição que ajudam a regular os níveis hormonais, e aliviar os sintomas da menopausa como memória fraca, falta de energia, alterações de humor ou insônia, por exemplo.

Os relatos da medicina popular indicam que mulheres utilizam o chá das folhas de Amora para o tratamento dos sintomas do climatério e da TPM (Tensão Pré-menstrual). Acredita-se que as folhas possuem substâncias com atividade semelhante ao estrógeno produzido pelos ovários, compostos estes chamados de fitoestrógenos.

Entre os sintomas mais comuns causados pelo desequilíbrio hormonal estão a insônia, a má digestão, o cansaço intenso, a fome excessiva, a ansiedade, a menstruação desregulada e alterações de humor. Alterações na pele, como o aparecimento de acne, também pode indicar alterações hormonais.

O exame de sangue é o que possibilita a análise das taxas hormonais. Com ele, há o estudo dos níveis do hormônio responsável pelo desenvolvimento do óvulo. A medida é baseada no FSH, hormônio folículo estimulante, no LH, hormônio luteinizante e no estradiol, principal hormônio sexual feminino.