É saudável cozinhar na Airfryer?

Perguntado por: ogomes . Última atualização: 11 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 6 votos

E então, fica a dúvida, será que cozinhar os alimentos na AirFryer é realmente mais saudável? “Em comparação com a fritura por imersão, é obviamente mais saudável, porque usa menos gordura”, explicou Jakub Radzikowski, designer de Educação Culinária do Imperial College de Londres, para a BBC.

A fritadeira airfryer permite que você prepare alimentos de maneira saudável, diminuindo significativamente o contato e a absorção com óleos e preservando o seu sabor natural.

Portanto, tanto o micro-ondas quanto a airfryer são eletrodomésticos que podem ser utilizados no dia a dia para a preparação dos alimentos.

Confira a matéria para saber mais!

  • Sem o óleo, a air fryer diminui o teor calórico dos alimentos. ...
  • Devido às altas temperaturas, a fritadeira elétrica não preserva o valor nutricional dos alimentos. ...
  • Alimentos superaquecidos na air fryer podem produzir uma substância malevolente conhecida como acrilamida.

O indicado é evitar a utilização da panela elétrica em sua potência máxima. E, claro, não fritar os ingredientes a ponto de formar uma casquinha preta. Outra dica é variar na preparação dos alimentos para garantir melhor absorção de nutrientes.

Mas, afinal, a fritadeira airfryer provoca câncer? A resposta é não! Muitas mensagem na rede alertam para o risco de alimentos preparados em temperaturas acima dos 120º por um período longo de tempo.

Para as batatas fritas clássicas, por exemplo, o nutricionista aponta uma redução média de 70% de gordura. Portanto, o uso consciente das fritadeiras pode ser uma opção considerável para pessoas que possuem colesterol alto e querem reduzir o consumo do óleo.

A acrilamida pode ser formada, por exemplo, a fritar, tostar e assar. No entanto, a formação e concentração deste composto parece estar dependente do tipo de alimento, temperatura, duração do aquecimento e a presença de certos aminoácidos, como a asparagina.

A substância está presente em alimentos ricos em amido como batata chips, batata frita industrializada, batata frita pré-frita, batata frita feita em casa, pães de leite, biscoitos (cookie, bolacha recheada), mistura para mingau infantil, cereais matinais e café instantâneo.

O consumo com a airfryer é quase o mesmo, mas na airfryer você gastaria mais tempo para esquentar comida, por exemplo, cinco a dez minutos, então o gasto já seria maior”, explica o especialista.

Modo de Preparo
Coloque todos os ingredientes na Air Fryer e deixe fervendo por 30 minutos, mexendo de vez em quando. Experimente para ver se está no ponto certo. Caso contrário, coloque mais água até que fique macio. Bom apetite!

Você pode, sim, abrir a Airfryer ligada e usufruir de todos os seus benefícios.

Jamais coloque água para aquecer dentro da Airfryer. O contato da água com o ar quente fará a água se espalhar, gerando vapor que pode queimar seu aparelho.

Pegando a média das air fryers já testadas, o consumo fica em torno de 0,66kWh. Considerando R$0,79 o preço do kWh, valor atual de Curitiba-PR, uma air fryer terá um gasto de R$0,53 se usada por uma hora.

O consumo energético da air fryer é maior que o do micro-ondas. Porém, em geral, ela tem uma potência maior, otimizando seu uso e garantindo um tempo reduzido para o preparo das receitas”, explica a executiva da Philco.

Para evitar a produção de acrilamida, o mais importante é que você não cozinhe, asse ou frite alimentos em temperaturas muito elevadas. Vale destacar que essa substância é produzida em alimentos ricos em amido, como batata, trigo, milho, arroz, cereais, grãos e raízes.

Oster. Foi, sem dúvida, a fritadeira a ar que entregou as melhores receitas de batata frita e frango frito, com características que, de fato, simulam a de fritura em óleo por imersão: batatas crocantes por fora e macias por dentro e um frango a passarinho suculento, com uma casquinha sem igual.

Air Fryer Vs Forno
A airfryer cozinha mais rápido que o forno. A airfryer é mais eficiente em termos energéticos do que o forno. O forno pode cozinhar mais pratos simultaneamente, do que a fritadeira. Os fornos tendem a ter mais capacidade do que as fritadeiras (embora haja fritadeiras maiores no mercado).

Uma Airfryer deve durar em média 3 anos, quando usada constantemente, antes de precisar ser substituída. Modelos de melhor qualidade podem durar mais tempo, mas equipamentos mais acessíveis têm uma vida útil mais limitada.

Não, o uso de papel manteiga e papel alumínio na Philips Airfryer não é recomendado pelas seguintes razões: Se você cobrir o fundo da cesta, o fluxo de ar dentro da airfryer será reduzido. Isso resultará na diminuição do desempenho de cozimento da Philips Airfryer.

A acrilamida é um monômero sólido branco, inodoro, solúvel em água, metanol, etanol, acetona, acetato de etila e insolúvel em benzeno e heptano.