É saudável comer requeijão?

Perguntado por: dhipolito . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.4 / 5 3 votos

Muito usado nos lanches e no café da manhã das pessoas, o requeijão apresenta um grande teor de gorduras saturadas e colesterol, bem como baixa quantidade de proteínas. Essa combinação pode aumentar o risco de diabetes e doenças cardiovasculares.

As nutricionistas escolheram o Requeijão Cremoso Tradicional Danubio como o primeiro colocado por ser feito com fermento lácteo (entenda a vantagem abaixo) e ter um pouco menos de sódio do que os demais.

Quanto à gordura saturada, que está associada a doenças cardiovasculares, o cream cheese é mais saudável que o requeijão, por conter menos moléculas dessa substância. Por outro lado, quem ganha a disputa do cálcio, bom para os ossos, é o requeijão, que contém doses maiores desse mineral.

Requeijão
Muito usado nos lanches e no café da manhã das pessoas, o requeijão apresenta um grande teor de gorduras saturadas e colesterol, bem como baixa quantidade de proteínas. Essa combinação pode aumentar o risco de diabetes e doenças cardiovasculares.

O requeijão inclui mais proteína. A maionese é a menos calórica.

Acima de tudo, vale priorizar a adição de alguma fonte de proteína. Keyla indica opções como: queijo minas, frango, ovo, carne peixe, creme de ricota ou patês (frango, atum, sardinha). No caso de produtos industrializados, a nutricionista dá preferência para o creme de ricota, o cream cheese ou creme de queijo.

1 – Crioulo: o campeão entre as marcas testadas. Os jurados consideraram o requeijão com textura perfeita, sabor suave e agradável, cremosidade na medida, leve aroma de leite e bom equilíbrio no sal. Foi o único requeijão contemplado com notas 9 na escala de 0 a 10. 2 – Aviação: foi o segundo colocado no ranking.

Passar muita manteiga, margarina ou requeijão no pão não é recomendável, por causa da gordura. Os frios, como mortadela, presunto e queijo, têm gordura e muito sódio, e essa combinação também não é boa para a saúde. Os pães recheados, a pizza e a batata frita têm muita gordura e sal.

CooperRita. O mais puro sabor do requeijão, para enriquecer as suas receitas. Muito cremoso, essa iguaria da CooperRita é produzida com o mais puro leite e sem amido, o que faz dele um dos produtos mais queridos pelos consumidores.

Proteínas: ovos, atum, frango e laticínios (leite, iogurte, requeijão, ricota). Esses alimentos são importantíssimos para a recuperação e a manutenção dos músculos.

Até porque se exageros forem cometidos, inevitavelmente o consumo do requeijão refletirá em quilinhos a mais. Como mesmo a versão menos calórica possui o seu teor de gordura saturada e de sódio, é importante ter sabedoria na hora de utilizá-la.

O requeijão cremoso e o requeijão culinário têm algumas características distintas, o requeijão cremoso apresenta uma consistência untavel, sabor levemente ácido e salgado, textura cremosa e fina facilitando a espalhabilidade, já o requeijão culinário tem sabor mais picante, cor amarelo palha, textura curta e sem ...

Portanto, o requeijão ideal para este mercado deve ter características sensoriais ligeiramente mais pronunciadas e precisa suportar as altas temperaturas dos fornos (180° a 200°C, por 30 a 40 min), deixando um gratinado perfeito e sem derretimento excessivo quando utilizado em recheios.

Contudo, há recomendações sobre quais são mais saudáveis e ideais para a alimentação diária. A nutricionista Priscilla Primi sugere privilegiar os queijos frescos, aqueles com grande quantidade de água e pouca concentração de gordura, como o cottage, o minas frescal e a ricota, e que necessitam de refrigeração.

Se pensarmos em emagrecimento, o requeijão tem bem menos calorias do que a manteiga. Ainda mais um requeijão light, que normalmente é feito a partir de um leite desnatado e que costuma ter 55 calorias por porção. Porção tipo “ponta de faca”. Já a manteiga terá bem mais calorias que isso.

Algumas pessoas podem tolerar bem o consumo de requeijão à noite, enquanto outras podem experimentar desconforto. De toda forma, aconselha-se preferir o consumo de requeijão pela manhã ou à tarde, pois nesses períodos do dia a digestão tende a ser mais eficiente.

O requeijão é feito a partir do coalho, e muitas vezes, traz creme de leite, água e sal na sua composição. Já o cream cheese, muito comum nos Estados Unidos, é feito a partir da coagulação do leite, utilizando-se o micorganismo Streptococcus Thermophilus.

Neste quesito, quem se sai melhor é o creme de ricota. "O teor de gorduras e o valor calórico é menor, e o produto ainda tem uma quantidade interessante de proteínas", comenta Indiomara Baratto, coordenadora do curso de nutrição na Unipar (Universidade Paranaense).

Enquanto a manteiga é gordura saturada e colesterol, a margarina contém gorduras insaturadas, consideradas mais saudáveis pelos nutricionistas. Parte dessas gorduras, contudo, são transformadas em gorduras trans durante a produção da margarina.

Carnes “gordas”: como vísceras, bacon, costela, pernil, entre outras. Além disso, deve-se atentar no preparo de carnes, retirando sua gordura e dar preferência em assá-las ou grelhá-las; Qualquer tipo de fritura: principalmente batata frita, salgadinhos, pastel, entre outros.