É saudável comer proteína de soja?

Perguntado por: aoliveira . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.9 / 5 9 votos

Devido aos seus componentes, a proteína de soja é considerada de alto valor biológico. Além de sua versatilidade na culinária, bem como na suplementação, o consumo desta proteína tem benefícios para construção de massa muscular.

A proteína texturizada da soja é um concentrado da fração protéica do grão da soja, portanto tem teor proteico maior comparado ao grão integral.

100 g de soja fornece mais de 30g de proteínas, quase a mesma quantidade que encontramos em 1 filé pequeno de carne bovina.

O consumo de proteína de soja após o exercício de força é uma estratégia nutricional efetiva para estimular o ganho de massa muscular. Isso se deve, em parte, a quantidade de aminoácidos essenciais e de leucina presente na dose de consumo.

Segundo a nutricionista Ana Carolina Bragança, este alimento não tem contraindicação é muito recomendado pelo baixo teor de gordura. - A soja é de origem vegetal, portanto não tem colesterol. É bom para quem quer emagrecer - diz a nutricionista.

A resposta é simples: qualquer pessoa pode comer proteína texturizada de soja! Basta diferenciar a quantidade e frequência, para que seja coerente a cada tipo de dieta. Aliás, o consumo regular da soja pode até ser benéfico para alguns grupos de pessoas.

Em suma, o consumo regular de produtos à base de soja ou suplementos de isoflavona pode levar ao hipotireoidismo em indivíduos sensíveis, especialmente aqueles que possuem uma glândula tireoide hipoativa.

A diferença entre as duas é que o Whey Protein contém proteína do soro do leite e proteína vegetal é obtida de alimentos fontes de vegetais.

Além do alto valor proteico, o grão oferece muitos benefícios à saúde de uma forma geral, como redução dos níveis do colesterol ruim, o LDL, manutenção da saúde óssea e também melhora do trânsito intestinal, graças à presença de fibras no alimento.

Alto teor de proteínas
A proteína de soja tem mais proteína até do que os ovos e as carnes vermelha e branca, podendo, por isso, ser utilizada em substituição a esses alimentos nas refeições.

A soja texturizada se torna uma boa fonte de fibras alimentares para a refeição, garantindo saciedade e facilitando o trânsito intestinal, além conter baixo teor de sódio, melhorando ainda mais a saúde cardiovascular.

A resposta é sim. Por mais que a oferta seja maior em produtos de origem animal, é possível adquirir a quantidade ideal de proteína de outras maneiras. Existem proteínas vegetais que também contém os nove aminoácidos necessários, assim como as carnes, em quantidades menores, mas ainda relevantes.

Como eles observaram, as proteínas da carne de frango apresentaram melhor capacidade de inchaço, o que ajuda a promover as enzimas digestivas. As proteínas da soja contêm certos fatores antinutricionais (por exemplo, fitato e taninos) que podem limitar a hidrólise da proteína [solubilidade em água]”, disse ele ao MNT .

Aves e peixes são considerados as melhores proteínas animais que você consumir em sua dieta, disse Laster. O peixe é saudado por especialistas pelos seus ácidos graxos e ômega-3, que podem proteger contra doenças cardiovasculares. Além disso, o peixe também é rico em vitamina D, selênio e proteína.

A soja é riquíssima em macronutrientes, principalmente em proteína. Portanto se seu objetivo é ganhar massa muscular, aconselho adicionar o edamame em sua alimentação. Cozido e temperado fica um aperitivo delicioso. O suplemento de proteína a base de soja não é indicado para praticantes de atividade física.

Os alimentos mais ricos em proteínas são os de origem animal, como a carne, o peixe, ovo, leite, queijo e iogurte.

Grão de bico, lentilha, feijão e ervilha são excelentes opções. Esse grupo alimentar pode ser facilmente ingerido no lugar de carne porque são excelentes fontes de proteína vegetal e fibras.

– Melhor horário
Você pode tomar um shake com proteína isolada da soja em qualquer outro horário do dia, inclusive ao acordar e antes de dormir, que são outros dois horários críticos para quem está à procura de hipertrofia muscular.