É saudável comer presunto?

Perguntado por: omello . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 6 votos

Apesar de ser um alimento muito presente no café da manhã brasileiro, o presunto pode ser um grande vilão de uma vida saudável. Isso porque o embutido, comprado quase sempre já cozido e fatiado, pode favorecer a retenção de líquidos e prejudicar a saúde.

A vantagem do presunto sem a capa de gordura é que ele tem menos calorias e menos sódio - apesar de as quantidades ainda ficarem altas. Além disso, a quantidade de gordura é quase zero.

Apesar de ser um alimento muito presente no café da manhã brasileiro, o presunto pode ser um grande vilão de uma vida saudável. Isso porque o embutido, comprado quase sempre já cozido e fatiado, pode favorecer a retenção de líquidos e prejudicar a saúde.

Em toda boa mesa de frios os queijos não podem faltar, né? Só que para fazer uma versão mais saudável de aperitivos, a melhor dica é investir em uns tipos menos gordurosos, como queijo cottage, ricota, minas frescal e até mesmo a muçarela de búfala. Eles são opções mais lights e podem ser usados em diferentes receitas.

A nutricionista Indiomara Baratto disse ao site VivaBem, do UOL, que o peito de peru pode até ter menos gordura do que outros embutidos, mas seu teor de sódio é bem mais elevado, 498mg contra 363mg do apresuntado. Uma alternativa, então, seria optar pelo presunto cozido sem a capa de gordura.

Os embutidos feitos de modo artesanal, sem conservantes, que levam apenas boas partes das carnes, um pouco da gordura natural delas, temperos e especiarias, não oferecem nenhum risco à saúde.

Assim como o presunto, o queijo possui diversas versões que possuem níveis diferentes de certos compostos, como gordura e sódio. Os queijos ricota, minas, cottage, mussarela, prato e parmesão são os mais saudáveis.

Uma opção para o lanche é o rosbife que pode ser feito com lagarto ou patinho e, após cortado em fatias finas, pode substituir o salame ou o presunto.

Ao contrário do que muita gente pensa, o pão não faz mal, e de acordo com a Organização Mundial da Saúde, ele pode e deve ser incluído na dieta do dia a dia, já que a recomendação diária de consumo de carboidratos é de 60%.

Presunto, mortadela, salsicha e companhia fazem parte da lista de piores alimentos para quem quer ganhar músculos e sua abundância em sódio é a maior culpada por isso. Além do sódio, a presença de conservantes e gorduras ruins é também prejudicial.

Portanto, evite salsichas, linguiças, mortadela, presunto e afins. Prefira o peito de peru ou blanquet na versão light, mas não faça disso um hábito diário.

Embutidos. Alimentos como linguiça, salame, mortadela e rosbife estão na lista dos embutidos e podem ser prejudiciais pela quantidade de sódio. “Além disso, muitos deles contêm nitrito e nitrato, que comprovadamente estão relacionados ao aumento do número de tumores”, explica a especialista.

Alimentos gordurosos e embutidos podem causar desconforto
Alimentos com muita gordura (como batata frita, ovos e queijos) e os embutidos (linguiça, salame, presunto e mortadela) também fazem parte da lista de vilões para a hora do jantar.

Jamón Ibérico de Bellota: o melhor dos melhores
Para que um presunto tenha a denominação jamón ibérico de bellota, o porco deverá ter sido alimentado exclusivamente com vegetação natural e com bellotas. Além disso, o percentual de raça ibérica do porco deve ser de no mínimo 50% (100% para ter a etiqueta preta).

O presunto espanhol mais valorizado é o jamón ibérico que come bellota. E só recebem esta classificação a paleta e o pernil feitos com suíno da raça ibérica, que tenha sido alimentado com bellotas, o fruto de azinheiras e sobreiros, árvores nativas desta região da Espanha.

Nossos sistemas digestivos são extremamente sensíveis a comidas e líquidos, e, sobretudo, à temperatura das comidas que consumimos. Comidas frias, especialmente bebidas, podem causar um choque em todo o corpo, forçando seu sistema digestivo a gastar mais energia para decompô-los e absorver os nutrientes.