É saudável comer ovo frito?

Perguntado por: rcunha6 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 17 votos

Nesse caso, preparar um ovo frito (estrelado ou mexido) não faz mal para a saúde. O problema está na quantidade de gordura inserida na hora de fritar o alimento. Mas, para não aumentar o colesterol, bastar usar um pouco de manteiga, azeite ou algum outro óleo vegetal em pequenas quantidades.

Sim, você pode comer ovo todos os dias. Ele é considerado um dos melhores alimentos do mundo, devido ao seu alto valor nutricional. O ovo é composto por proteínas bem aproveitadas pelo organismo, vitaminas, minerais e gorduras, incluindo o colesterol.

Fritar os ovos ou fazê-los mexidos em óleo e manteiga adiciona gordura e, possivelmente, gorduras saturadas à dieta. Se você quiser fritar ou fazer ovos mexidos, use uma pequena quantidade de óleo saudável para o coração como o azeite de oliva, que é rico em gorduras monoinsaturadas, que ajudam a melhorar o colesterol.

E, por fim, uma dieta muito restritiva, como a do ovo, pode até levar à perda de peso, mas além dos danos à saúde, pode também ocorrer o efeito sanfona. Esse efeito acontece quando, após uma dieta, a pessoa recupera todo o peso perdido e pode até mesmo ganhar alguns quilos a mais.

Usando pouca água
Leve a frigideira antiaderente ao fogo e, com cuidado, quebre o ovo (deixando a gema inteira). Tempere com sal e pimenta a seu gosto. Quando a clara estiver alcançando uma coloração branca, adicione uma colher de sopa de água e tampe a frigideira, aguardando até que o ovo esteja inteiramente frito.

Não importa como você prepare seus ovos de galinha, a quantidade de nutrientes será quase sempre muito parecida. A diferença só acontece quando você usa um ingrediente a mais no preparo – por exemplo o óleo para fazer ovos fritos ou os ingredientes da omelete.

Leite materno
É sabido que o leite materno é o melhor alimento que existe, e segundo especialistas não há nenhum que chegue perto da sua qualidade. Ele possui uma estrutura chamada Colostro que tem uma capacidade extremamente regenerativa.

O pão com ovo também passa na lista de itens aprovados pela nutricionista para o café da manhã. A receita é fonte de proteína e carboidratos, dois macronutrientes essenciais para a refeição. “É uma combinação bem interessante e que dá uma maior saciedade”, completa.

Barato e acessível, o ovo é uma das melhores formas de ganhar músculos. É um alimento indispensável para quem treina. Isso porque ele tem alta digestibilidade e é uma ótima fonte de proteínas, que são essenciais para o aumento da musculatura.

Embora o ovo seja um alimento bastante saudável, muitas pessoas ainda se perguntam se comer ovo a noite faz mal, por isso, é importante saber que muitos especialistas defendem o seu consumo durante a noite. Alguns estudiosos afirmam que comer um ovo como fonte de proteína antes de dormir pode ajudá-lo a dormir melhor.

Ovo: 5 formas saudáveis e práticas de preparar esse alimento rico em proteínas

  1. Ovo cozido é a forma mais clássica. ...
  2. Ovo poché é preparado na água quente. ...
  3. Omelete com tomate, cebola e hortaliças fica mais nutritiva. ...
  4. Ovo cocotte é preparado em banho-maria. ...
  5. Ovos servidos em anéis de pimentão ou cebola ficam supersaborosos.

"A melhor forma de preparo é a cozida, pois a pessoa estará ingerindo uma proteína de boa qualidade sem aumentar o aporte calórico e lipídico do alimento, visto que não há a adição de óleo para cocção", explica o nutricionista Guilherme Rosa.

Consumir ovos cozidos pela manhã ajuda a começar o dia com uma boa quantidade de nutrientes que estimulam o anabolismo. Eles são ricos em proteínas, o que ajuda no ganho de massa muscular, além de também prevenir o catabolismo.

7 dicas para perder gordura abdominal mais rápido

  1. Tomar chá verde. ...
  2. Fazer exercício todos os dias. ...
  3. Ter alimentação saudável. ...
  4. Comer alimentos ricos em fibras. ...
  5. Consumir alimentos termogênicos. ...
  6. Massagear a barriga com creme redutor de gordura. ...
  7. Outros conselhos importantes.

Em muitas dietas, comer ovo antes de dormir é uma das opções mais eficientes de garantir que o processo de catabolismo não seja iniciado enquanto dorme. Tal é especialmente importante para aquelas pessoas que querem manter ou desenvolver a massa muscular, mas sem correr o risco de engordar.

O ovo não engorda, ele ajuda no emagrecimento
Ao fritar ou fazer ovos mexidos, a quantidade de calorias aumenta devido à adição de óleo ou manteiga.

Os estudos sugerem uma média de 2 a 3 ovos inteiros por dia, mas não existe uma quantidade certa, porque é muito individual. Há pessoas saudáveis e muito ativas, por exemplo, que consomem pouco mais que 3 ovos por dia sem problema algum.

Quem tem colesterol alto pode comer ovo? Sim! Como vimos, não há uma relação direta entre o seu consumo e o aumento dos níveis de colesterol endógeno (o que fica dentro do corpo), desde que essa ingestão respeite alguns limites. Ou seja: nada de exageros.