É saudável comer flocão de milho?

Perguntado por: asilveira . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

O flocão de milho tem baixo teor de gordura e é fonte de carboidratos. As fibras presentes no alimento também são ótimas para a saúde do intestino e ajudam a diminuir os índices de colesterol ruim. Para completar, o flocão de milho também tem ferro, um mineral que fortalece o sistema imunológico e evita a anemia.

Além disso, a tapioca possui mais calorias e menor taxa de fibras. Segundo o nutricionista, o que diferencia os dois é o processo de preparação.

Em resumo, cuscuz engorda se houver exageros. Assim como o pão francês, o arroz branco e arroz integral, a batata inglesa, batata doce, inhame, macaxeira, eles são fontes de carboidratos, substitutos entre si, devem ser consumidos com moderação, e de acordo com a recomendação do seu nutricionista.

Os pedaços pequenos de milho que ficam após este processo são prensados em moinhos de rolo liso, onde cada pedaço vira um floco. “A partir daí a gente faz o flocão, que quando cozido vira um cuscuz mais macio, e o floquinho, que ao cozinhar deixa o cuscuz mais duro, já que tem mais pó”, explica Ângela.

A única diferença é que o primeiro é mais espesso e o segundo mais fino (e, portanto, absorve mais água na hora do cozimento). O flocão, por outro lado, passa por um processo de fabricação distinto. Nele, os grãos de milho precisam passar por uma etapa chamada degerminação.

Saudável e saboroso
Do ponto de vista nutricional, o cuscuz de milho é um alimento fonte de carboidrato, pois contém uma quantidade maior desse nutriente, mas é ainda composto de proteína, fibras e uma quantidade pequena de gordura.

O que diz a nutricionista
O cuscuz é fonte de carboidrato, energético, fonte de minerais como cálcio, ferro, vitamina B6 e fibras. É um alimento de baixo custo, que combina com muitas preparações”, reforça. A preferência, ainda segundo a nutricionista, é ir acompanhado de frango, carne, ovos ou queijo.

Cuidado com a quantidade
Assim, a recomendação é consumir uma porção moderada de cuscuz por vez, aquela de mais ou menos 50 gramas, sem exagerar.

Os carboidratos complexos e as fibras insolúveis compõem uma ótima dupla para promover a sensação de saciedade ao consumir o flocão de milho. Portanto, é uma boa opção de prato para substituir o pão em refeições como o café da manhã e lanche da tarde.

O pão, pode sofrer muitas variações nutricionais dependendo da maneira como ele é preparado. Segundo Patrícia, o pão integral possui glúten e também é rico em carboidratos. Dentre os três, o cuscuz é o menos calórico, no entanto, a nutricionista esclareceu que estes alimentos muito raramente são consumidos sozinhos.

Sem falar que, no quesito calorias, enquanto 1 porção média de 50g de cuscuz (equivalente a meia unidade de cuscuz paulistinha) contém aproximadamente 57 kcal, uma unidade de pão francês contém 150 kcal.

Resumo de tudo, pode incluir cuscuz na sua rotina alimentar sim mesmo que esteja no processo de emagrecimento. Só tome cuidado com os excessos e com os acompanhamentos. Não esqueça que calculado pelo seu nutricionista, tudo ficará mais adequado a você e o que precisa.

O cuscuz tem menos calorias do que o arroz integral e um pouco mais de proteínas. Entretanto, o arroz integral oferece mais vitaminas e minerais essenciais, tornando-o nutricionalmente superior ao cuscuz.

“Justamente por ser à base de farinha de milho, o cuscuz nordestino poderá não ser a melhor opção para quem está de olho no colesterol.

O flocão tem definição própria
Assim, diferente dos produtos que são obtidos pela moagem dos grãos, a farinha de milho flocada é o resultado da laminação de diferentes partes desses grãos, que em seguida passam por uma etapa de pré-cozimento.

Listas de Melhores Marcas de Flocão de Milho Não Transgênico para seu Cuscuz

  • Flocão Puro Milho Não Transgênico – Copirecê ...
  • Flocos de Milho Sem Glúten Não Transgênico 500g – Mano Velho. ...
  • Flocos De Milho Orgânico, Não Transgênico 500g – Mano Velho. ...
  • Flocão De Milho Natural Sem Glúten Não Transgênico 500g – Nova Canaã

Pode se substituir o floco de arroz por de milho ou flocos de milho (milharina).