É saudável acordar cedo?

Perguntado por: ugois . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 5 votos

O aumento da disposição é uma das vantagens de acordar cedo, desde que você durma cedo e tenha de 7 a 8 horas de descanso por noite. Dessa forma, você garante que o seu corpo complete o tempo necessário para o ciclo correto de repouso, fazendo com que seu organismo fique mais saudável e disposto para o próximo dia.

Isso porque, de acordo com o estudo realizado pela britânica Anne-Marie Imafidon, a melhor hora para despertar é as 6h44min da manhã. Segundo a pesquisadora, no entanto, a pessoa não deve sair da cama até às 7h12. Esse tempo é reservado para acordar, espreguiçar.

Acordar cedo te dá mais tempo
Um dos maiores impactos de acordar cedo na nossa vida é melhor gestão de tempo. Isso porque de manhã somos mais propensos a realizar atividades do que a noite. Acontece que no período noturno o corpo entra em um ritmo de procrastinação mais forte.

Além de gastar menos energia mental por funcionar no modo ação e não no modo reação, o que já permite realizar mais tarefas, sua produtividade aumenta porque acordar bem cedo permite que você comece seus compromissos com seu nível de disposição lá em cima.

Segundo a pesquisa, quem cai nos braços de Morfeu cedo têm mais disposição para amanhecer com o Sol e maiores chances de viver por mais tempo. Essa é a conclusão à qual o grupo chegou após analisar mais de 433 mil pessoas, que foram convidadas a avaliar suas preferências em relação a períodos do dia.

Se necessita de acordar às 6h
Neste caso deverá recolher-se às 20h46, 22h16 ou às 23h46 – e se quiser mesmo adiar a hora do descanso então a última chamada é à 1h16.

Idealmente, o objetivo deve ser passar por 5 a 6 ciclos de sono completos, por isso, para acordar às 4 da manhã, deve ir para a cama às 19 horas ou às 20h30.

Um novo estudo publicado nesta semana fornece evidências de que pessoas com 50 anos ou mais, que dormem cinco horas ou menos à noite, têm um risco maior de desenvolver várias doenças crônicas à medida que envelhecem em comparação com pessoas que dormem mais.

O ideal é dormir de lado com o travesseiro apoiado na cabeça de modo que quem observa a pessoa deitada vê a cabeça alinhada com o resto da coluna. Não pode ser muito alto e nem muito baixo. De preferência com um travesseiro entre os joelhos”, recomenda o ortopedista do HCor Dr.

Era um momento vago. No século 17, a noite de sono era mais ou menos assim: Das 21 às 23 horas, as pessoas que tinham condições começavam a recostar-se em colchões forrados com palha ou trapos (os colchões dos ricos poderiam ter enchimento de penas), prontas para dormir por duas horas.

na hora de acordar, acontece a liberação da dopamina, que nos deixa mais ativos. Quando apertamos o “soneca” e passamos por um período de sono interrompido, ocorre uma espécie de confusão na bioquímica cerebral, atrapalhando o momento de despertar.

Passarinho que acorda cedo bebe água limpa, já dizia o ditado popular. Bom dia a todos e boa semana.

Os bons hábitos geram um circulo virtuoso, em que ao acordar cedo, maximizar seu desempenho, você sentirá mais satisfação, dormirá melhor, vai se sentir mais motivado e acabará o seu dia mais feliz. A maioria dos profissionais abandona a rotina de exercícios pois acabam muito cansados depois do trabalho.

Tanto é que os CEOs e maiores empreendedores do mundo não abrem mão de uma boa noite de sono. Dá uma olhada nesta lista e veja o quanto essas pessoas dormem: > Bill Gates, da Microsoft: 7h por noite, de 0h às 7h.

Jack Dorsey, cofundador do Twitter, desperta às 5. Bill Gates e Jeff Bezos preferem ter um pouco mais de sono: saem da cama por volta das 7 horas.

Pesquisa sugere que melhor horário para ir dormir é entre 22h e 23h - 15/06/2022 - UOL VivaBem.

Da Vinci, por exemplo, dormia 20 minutos a cada quatro horas, explicam os seus biógrafos.

· Matutinos: São aquelas pessoas que preferem dormir e acordar mais cedo do que a média da população. Pessoas matutinas geralmente estão mais dispostas e trabalham melhor pela manhã. Essas pessoas podem ter dificuldade para trabalhar à noite.

Algumas estimativas apontam que uma pessoa adulta passe, em média, entre 13 e 23% do seu tempo dormindo em sono profundo. Considerando o padrão de oito horas de sono, isso representa um período de 60 a 110 minutos de sono profundo por noite, aproximadamente. Lembrando que a quantidade de horas de sono é individual.

Estresse, ansiedade ou depressão
O estresse, a ansiedade e a depressão também podem fazer com que uma pessoa acorde de madrugada. No caso da ansiedade, por exemplo, ela não apenas causa o despertar como ainda atrapalha que você volte a dormir.

Em curto prazo, a privação do sono pode causar dores no corpo, cansaço, sonolência, irritabilidade, alterações repentinas de humor, perda da memória de fatos recentes, comprometimento da criatividade, lentidão do raciocínio, desatenção e dificuldade de concentração.