É ruim trancar a faculdade?

Perguntado por: lfreitas . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.8 / 5 7 votos

Interromper um curso pela metade pode gerar uma série de consequências, desde desperdício de dinheiro até problemas para engrenar de vez sua carreira profissional. Vamos te mostrar a seguir 5 motivos pelos quais trancar a faculdade é ruim.

Cada aluno pode trancar seu curso apenas uma vez, por um período de até dois semestres letivos consecutivos. Como devo proceder para trancar meu curso?

Nem a retirada, nem o trancamento de disciplina causam impacto no IRA do estudante. A diferença entre os dois recursos, como dito anteriormente, é que, durante o ensino regular (antes da Pandemia de Covid-19) a disciplina trancada fica registrada no histórico do estudante com o status de trancada.

Ou seja, trancar a faculdade te torna uma pessoa sem obrigações acadêmicas e pessoais com a instituição. Normalmente, quem solicita o trancamento da faculdade tem o direito de ficar até dois anos com a graduação paralisada.

O processo para destrancar a faculdade é parecido com a transferência interna e externa. Você precisa se dirigir à instituição de ensino e formalizar o pedido. A partir de então, a faculdade analisará a disponibilidade para o semestre atual ou próximo, bem como a possibilidade de aproveitar os créditos já conquistados.

Eles estão proibidos de cobrar taxas para a realização de procedimentos normais e necessários ao seguimento do curso, como segunda chamada de prova, por motivo justificado, revisão de nota, trancamento de matrícula ou disciplinas, justificativa de falta, aproveitamento ordinário de estudos, cadastramento de senha, ...

Algumas formas de fazer isso são:

  1. descrevendo os problemas que mais o afetam atualmente, fazendo com que queira desistir;
  2. pensando em formas e ações para resolvê-los por meio de pequenas atitudes;
  3. acompanhando seu desenvolvimento rumo ao objetivo final e renovando as metas de curto prazo assim que forem cumpridas.

O Projeto de Lei 2471/20 permite o trancamento de matrícula gratuito nas instituições de ensino superior em virtude do estado de calamidade pública decorrente do novo coronavírus.

É preciso pagar para trancar a faculdade? Não é necessário pagar para trancar a faculdade. O ato de pegar uma matrícula de um curso superior e trancar é direito de todo estudante. O trancamento pausa o curso de todas as maneiras, seja quando falamos das aulas ou até do pagamento das mensalidades.

Se o seu interesse cotidiano tem diminuído bastante ou se continuar estudando parece quase um sacrifício, vale a pena ficar atento. De fato, a falta de animação para assistir às aulas, conversar com os colegas, participar de atividades e estudar as matérias do curso pode ser um indicativo relevante.

Em geral, não é possível trancar a matrícula no primeiro período. Porém, algumas exceções podem ser analisadas, como afastamento por doença grave ou cirurgia. Se você estiver no primeiro período é possível abandonar o curso ou cancelar a matrícula.

Posso solicitar trancamento de uma mesma disciplina pela segunda vez? O trancamento parcial de um mesmo componente curricular é permitido somente uma única vez, exceto por motivo de doença devidamente comprovado pelo Serviço Médico da Universidade.

Dentre as principais causas apontadas está a falta de vocação em relação à área de estudo escolhida e o pouco preparo do aluno, ainda no ensino médio. Uma outra parcela desiste por motivações financeiras, em especial nas faculdades particulares. Ou seja, os estudantes desistem porque não conseguem arcar com os custos.

só é permitido trancar uma mesma disciplina uma única vez durante todo o curso. não é permitido trancar uma disciplina na qual o aluno já tenha sido reprovado por infrequencia em um semestre anterior.