É ruim deixar a moto muito tempo no sol?

Perguntado por: ecarvalho . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.2 / 5 19 votos

O contato direto com o sol pode tornar a moto praticamente intocável por conta das altas temperaturas que os componentes metálicos podem atingir. Dessa maneira, para fugir disso, na impossibilidade de ter uma garagem coberta, a melhor alternativa é, de longe, uma capa para moto.

Danos que a chuva traz para a moto
A umidade e a água são um dos principais motivos para o surgimento de ferrugem, oxidação e também estrago no motor e em alguns componentes da moto. Isso pode se agravar mais ainda quando o veículo fica muito tempo estacionado na rua ou em uma área descoberta.

Ligar a moto ao menos uma vez por semana, e deixar o motor funcionando por 10 minutos (em lugar ventilado) é a principal coisa que você deve fazer para preservar a vida útil da bateria e deixar o motor lubrificado.

A falta de lubrificação do motor é uma das principais causas desse problema. Isso porque o óleo do motor é responsável, também, por não permitir que o motor atinja uma temperatura muito elevada.

Evite deixar sua moto exposta ao sol ou calor excessivo, fatores que aumentam a prejudicial evaporação do combustível.

Entre as principais causas estão o desgaste dos anéis, retentores de válvulas, obstrução do respiro de óleo ou da ventilação, alta quilometragem e defeitos na turbina. O consumo de óleo merece atenção especial, já que a queima pode reduzir rapidamente o nível do lubrificante no cárter e a vida útil do motor.

Capa resiste às altas temperaturas do motor
O problema das capas comuns é que elas derretem ao encostar nas partes quentes do motor e do escape. Pior que a perda da capa são as manchas do material sintético queimado aderidas ao alumínio ou ao cromado dos tubos. A solução é esperar a moto esfriar antes de cobri-la.

Se a moto dorme ao relento, o sereno contribui para danificar a pintura, retirando o efeito brilhante do verniz, e se chover, as consequências podem ser ainda piores. O sol também danifica a pintura retirando o brilho, resseca o banco, borracha e todas partes plásticas da moto.

o ideal é lavar a capa à mão, mas você pode também lavá-la na máquina, desde que isso seja indicado nas especificações do produto; jamais utilize sabão em pó na lavagem, pois pode manchar e danificar o tecido.

5) Não acelere a moto parada! Quando estiver parado deixe a moto em ponto morto. Acelerar com a moto parada só faz gastar mais gasolina e superaquecer o motor.

A parte mais importante de uma moto é o seu motor. O motor é o coração da moto, responsável por fornecer energia para que ela ande. Sem ele, a moto não funcionaria. Neste artigo, falaremos um pouco sobre as partes do motor de uma moto e os seus tipos.

Pequenos períodos de inatividade, 2 ou 3 dias, não são suficientes para causar nenhum problema, mas uma pausa de 5 a sete 7 já favorece alterações. A moto pode sofrer com a ação do tempo e da umidade, além de ter os pneus e outros componentes danificados.

Mas há uma peça que deve receber mais atenção do que todas: o motor.
...

  1. Sobreaquecimento frequente. ...
  2. Motor fundindo. ...
  3. Motor batido. ...
  4. Defeito de injeção eletrônica.

5 sinais que indicam que o motor do seu carro está fundido

  1. Alguns barulhos e ruídos são emitidos. ...
  2. Fumaça sai escura no cano de escape. ...
  3. Odores repentinos são verificados dentro do veículo. ...
  4. O consumo de combustível aumenta. ...
  5. Marcas de óleo são visíveis no chão.

O valor de retífica depende da marca do carro, do desenho do motor e das tecnologias empregadas. Um serviço normal custa, em média, de R$ 3,5 mil a R$ 5,5 mil. Agora se estiver bem avariado, pode chegar a R$ 7 mil ou R$ 8 mil.

10 – Parte elétrica/eletrônica: água e eletricidade não combinam, desse modo evite ao máximo jogar água diretamente nos interruptores dos punhos do guidão, chicote elétrico, plugues e principalmente no corpo do acelerador do sistema PGM-FI injeção eletrônica.

7 erros que você comete e podem prejudicar a moto

  1. 1 – Pilotar com a mão sobre a embreagem. ...
  2. 2 – Andar com pneus vazios. ...
  3. 3 – Não checar o nível de óleo. ...
  4. 4 – Carregar peso em excesso. ...
  5. 5 – Deixar de verificar os freios. ...
  6. 6 – Não conferir as velas. ...
  7. 7 – Esquecer a manutenção das correntes.