É redundante falar todos e todas?

Perguntado por: uparis . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.3 / 5 3 votos

Dizer "Bom dia a todos" seria suficiente para incluir homens e mulheres, uma vez que a língua portuguesa se vale da forma masculina como o uso "neutro" que abrange elementos de gêneros distintos. Desse modo, "todos e todas" pode ser considerado uma redundância (ou pleonasmo) de fato.

Trata-se de um princípio gramatical do português, que não herdou do latim o gênero neutro: cabe ao masculino quebrar o galho nesse papel, abarcando também o feminino.

A redundância se refere a alguma situação em que as informações já tenham sido dadas e que novamente voltam a ser mencionadas em outro momento. Exemplo: "O diretor falou durante quatro horas seguidas o que poderia ter dito em 40 minutos".

É a substituição dos artigos feminino e masculino por um "x", "e" ou até pela "@" em alguns casos. Assim, "amigo" ou "amiga" viram "amigue" ou "amigx". As palavras "todos" ou "todas" são trocadas, da mesma forma, por "todes", "todxs" ou "tod@s".

"Tod@s”, “Todes", “Todxs”, é uma tentativa de uma neolinguagem de gêneros gramaticais que seja inclusiva para/com as mulheres, as pessoas não-binárias, as “pessoas T entre gêneros” (Rocha, Coelho, Fernandes, 2020).

Os pronomes indefinidos “todos” e “todas” devem ser utilizados com artigo quando o substantivo à sua frente o exigir.

  1. Todos os amigos o desprezam.
  2. Todas as garotas foram à festa.
  3. Todos vocês merecem respeito.

O pleonasmo, quando não usado intencionalmente como figura de estilo, passa a ser um vício de linguagem. Para contrapor os dois, normalmente a figura de linguagem é designada pleonasmo literário, enquanto a redundância desnecessária é denominada pleonasmo vicioso.

Entendo que o MUITO, como advérbio de intensidade, não deve ser usado com adjetivos que já expressam intensidade, como INCRÍVEL, MARAVILHOSO, FENOMENAL, FANTÁSTICO, etc.

A forma correta de escrita da locução é a todos, sem acento indicador de crase. A locução à todos, com acento indicador de crase, está errada. Todos é um pronome indefinido, plural e masculino, que se refere a todas as pessoas, sendo sinônimo de toda gente e todo mundo.

A redundância é conceituada por um excesso de palavras que trazem a mesma ideia, caracterizada geralmente como pleonasmo ou tautologia.

Ao nos referirmos a um coletivo em que haja pelo menos uma pessoa do gênero masculino, escrevemos: 'Nossas saudações a todos'. Nos usos do ativismo, usa-se: 'Nossas saudações a tod@s', 'todxs', 'todes' e, mais recentemente, 'tods'.

Por que a redundância atrapalha o texto?

  1. Leia bastante. Aumentar seu arcabouço técnico com o português e na arte de dominar as palavras pode te ajudar na construção de frases sem a repetição de termos. ...
  2. Verifique a repetição de palavras. ...
  3. Escreva com clareza e objetividade. ...
  4. Não repita de novo. ...
  5. Enxugue sua redação.

Redundante é um adjetivo de dois gêneros, utilizado para descrever algo em que as informações já tenham sido ditas, tornando-se repetitivo, em excesso. A palavra faz referência ao termo redundância, que significa o uso excessivo de palavras ou expressões similares.

O contrário de redundância é: Principais antônimos de redundância: 1. brevidade, concisão, laconismo, condensação.

AdjetivoEditar

SingularPlural
Masculinotodotodos
Femininotodatodas

Esta é fácil: use "a" para tempo futuro e "há" para tempo passado.