É recomendado posicionar a cabeceira do paciente em 30º a 45º para diminuir o risco de aspiração?

Perguntado por: agonzaga . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 16 votos

As recomendações de elevação de cabeceira de cama é que seja entre 30º- 45º para prevenção de PAVM, aspiração do conteúdo gástrico a 45º e prevenção de úlceras por pressão seja no máximo a 30º.

A cabeceira deve ser mantida elevada a 30 a 45°, exceto em casos de contra-indicação específica.

ü Adequar diariamente o nível de sedação e realizar teste de respiração espontânea. ü Aspirar a secreção subglótica rotineiramente. ü Realizar a higiene oral do paciente com antissépticos. ü Fazer uso criterioso de bloqueadores neuromusculares.

Atualmente, recomenda-se que a cabeceira seja mantida entre 30° a 45° em pacientes ventilados mecanicamente, devido ao elevado risco de broncoaspiração, já que essa posição pode reduzir o risco de ocorrência de pneumonias associadas à VM.

O ideal é colocar a cama diagonalmente em frente à entrada, para que você tenha uma boa visão da porta. Se você não tem escolha a não ser posicionar a cama ao lado de uma porta, crie vibrações positivas adicionando uma mesa de cabeceira com uma luminária e outros itens decorativos.

A cabeceira de cama é um dos itens de decoração que proporciona aconchego e muito charme ao ambiente, além de ter uma função principal de proteger do frio que vem da parede ou do vento que possa receber. Foi-se a época em que ao comprar uma cama, a cabeceira vinha junto.

Elevar a cabeceira da cama não significa colocar dois travesseiros e dormir dobrado, o que pode machucar a coluna e causar dores. Para fazer da forma correta, basta colocar um tijolo no pé da cama e levantá-la horizontalmente.

Manter as costas eretas, flexionar os joelhos, contrair abdome, abaixar os quadris e posicionar um dos braços por baixo das costas do paciente e ao outro braço por baixo dos quadris.

Hoje, considera-se que, na posição ortostática, regiões inferiores do pulmão ventilam melhor que as superiores. Na posição supina, não há diferença entre ventilação de ápices e bases pulmonares, mas a ventila- ção do pulmão mais inferior (posterior) excede a do pulmão mais superior (anterior).

Leito em posição reta, médico por trás do paciente, posicionar a cabeça do paciente sob um coxim fino (+/- 8cm) elevando o queixo (“posição de farejar”). Fazer sedação, analgesia e relaxamento muscular conforme necessidade. Manter ventilação e oxigenação com a maior FiO2 possível utilizando bolsa + máscara.

Manter decúbito elevado (30-45°) 1. Diminui a incidência de PAV, especialmente em pacientes recebendo nutrição enteral; 2. Promove a melhoria dos parâmetros ventilatórios em comparação com a posição supina; Não elevar o decúbito em contraindicações clínicas.

Higiene bucal com clorexidina na prevenção de pneumonia associada à ventilação mecânica.

Qual das ações de enfermagem listadas abaixo diminui o risco da PAV? Aspirar o tubo endotraqueal de hora em hora, de preferência utilizando sistemas fechados de aspiração.

Os bundles de prevenção destacam os seguintes cuidados: higienização das mãos, cuidados com o ventilador mecânico, higiene oral, aspiração, cabeceira elevada, dieta enteral e pressão do cuff.

A adesão à recomendação de manter o decúbito elevado foi definida como a manutenção de decúbito acima de 30 graus para cada observação.