É reações químicas são fenômenos em que necessariamente ocorrem mudanças?

Perguntado por: ujesus2 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

As reações químicas ocorrem por fatores termodinâmicos e cinéticos. Portanto, as reações químicas ocorrem, necessariamente, por mudanças na natureza das substâncias.

Uma reação química, também chamada de fenômeno químico, é o processo que envolve a mudança ou transformação da matéria, alterando sua constituição em nível molecular. Ou seja, não é apenas uma mudança de estado — de sólido para líquido, de líquido para vapor — mas um rearranjo dos átomos.

De acordo com a Química Inorgânica, de modo geral, existem quatro tipos de transformações químicas: adição, decomposição, simples troca e dupla troca.

As evidências mais comuns são mudanças de cor, liberação de gás através de bolhas, exalação de cheiro, liberação de luz, liberação de calor, alteração da textura do material, precipitação de sólidos e explosões.

Eletrólise: as substâncias se decompõem pela passagem de corrente elétrica. Fotólise: decomposição da substância química pela luz. Pirólise: decomposição pela ação do calor e do fogo. Exemplo: Os airbags são dispositivos de segurança presentes em vários automóveis.

Uma reação química ocorre quando certas substâncias sofrem transformações em relação ao seu estado inicial (reagentes), resultando em um ou mais produtos. Para que isso possa acontecer, as ligações entre átomos e moléculas devem ser rompidas e devem ser restabelecidas de outra maneira.

Há transformações químicas que ocorrem por ação do calor (termólises), por ação da luz (fotólises), por ação mecânica, por ação da corrente elétrica (eletrólises) e por junção de substâncias.

Em Química, as expressões transformação química e reação química são, em tese, sinônimas, pois se referem a um mesmo conceito, conforme já mencionamos. O mesmo não acontece com transformação física.

Em um fenômeno físico a substância mantém a sua identidade, pois a mudança ocorre apenas em seu formato. O fenômeno químico é caracterizado pela formação de uma nova substância, ou seja, a natureza da matéria é modificada.

Uma transformação química ocorre quando as substâncias iniciais se rompem e os átomos presentes se rearranjam e formam novas substâncias. A fumaça e o calor produzidos em uma fogueira são evidências de que ocorreu uma transformação.

Como exemplos de transformações físicas temos: aquecer água, o cair das folhas no outono, um vidro que se parte, evaporação de uma substância, alongamento de uma mola elástica, entre outros.

Assar um pão ou bolo, respirar, utilizar água sanitária nas roupas, queimar um combustível ou acender uma vela são alguns exemplos de fenômenos químicos. Há reações, mudança de cores, forma. Tudo praticamente envolve química.

Metabolismo é o conjunto de reações químicas que se processam em um organismo.

As reações de análise ou decomposição são aquelas em que um único reagente decompõe-se, originando dois ou mais produtos mais simples.

Um produto de reação é uma substância formada no decurso de uma reação química, obtida a partir da combinação dos reagentes.

As reações de simples troca ou deslocamento são aquelas que ocorrem entre uma substância composta (formada por mais de um elemento químico) e uma substância simples (formada por somente um tipo de elemento químico), originando outra substância simples e outra composta.

Os tipos são:

  • Transformação isobárica: mudança com pressão constante;
  • Transformação isotérmica: mudança com temperatura constante;
  • Transformação isocórica, isométrica ou isovolumétrica: mudança com volume constante.

A digestão dos alimentos, o amadurecimento das frutas, o cozimento dos alimentos, o enferrujamento do ferro, a queima de um papel, a efervescência de um antiácido e o derretimento do gelo são apenas alguns exemplos das muitas transformações da matéria que ocorrem o tempo todo.

Transformações da Matéria
Quando a matéria sofre qualquer tipo de mudança, dizemos que ocorreu um fenômeno, que pode ser físico ou químico.

Quando falamos sobre uma transformação física, nos referimos às situações em que pode haver uma mudança nas propriedades da substância, mas não temos uma mudança na composição dela. Enquanto em uma transformação química, você realmente tem uma mudança na composição.

Fenômenos são modificações que ocorrem na matéria. Eles podem ser de dois tipos: fenômenos químicos, como queimar um papel; ou fenômenos físicos, como rasgá-lo. Derretimento do gelo: fenômeno físico ou químico?