É raro ter covinhas?

Perguntado por: ilopes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 9 votos

De toda a população mundial, 20% das pessoas possuem covinhas, os outros 80% só pode sonhar em tê-las. Essas covinhas são, na verdade, uma má formação genética.

Você sabia que segundo estimativas, apenas 20% da população mundial tem covinhas? As covinhas têm origem genética, e ocorrem quando o tecido fibroso do rosto fica aderido entre a pele e os músculos da face.

Fisicamente, elas acontecem porque nestas regiões o tecido fibroso adere entre a pele e o osso da mandíbula (no queixo) ou entre a pele e os músculos da face (no rosto), causando uma pequena retração na pele, que é mais acentuada quando as pessoas sorriem.

O cirurgião plástico Matthias Weimstock explica que o processo consiste em fazer um corte na área lateral da bochecha, tirar a gordura abaixo e fixar a pele nesse músculo mais profundo. “Assim, quando o tecido se contrai traz a pele junto e forma a covinha”.

Mude gradualmente a expressão para um sorriso largo, mantendo os dedos no lugar. O sorriso deve ser bem aberto, pois essa é a expressão em que as covinhas costumam aparecer naturalmente. Os dedos devem estar posicionados próximos dos cantos da boca, onde as covinhas surgiriam naturalmente se as tivesse.

Para quem curtiu a ideia e quer realizar a cirurgia, o valor varia entre 800 e 2,500 dólares (cerca de R$ 2,500 a 7,840), dependendo do nível de dificuldade em cada rosto.

A presença de covinhas no rosto é uma característica facial geralmente associada com beleza e muitas culturas acreditam que represente um sinal de prosperidade, riqueza e sorte.

As covinhas de Vênus (também conhecidas como covinhas nas costas ou covinhas nas nádegas) são recortes simétricos sagitais às vezes visíveis na região lombar humana, logo superiores à fenda glútea. Elas são diretamente superficiais às duas articulações sacroilíacas, os locais onde o sacro se liga ao ílio da pelve.

Covinhas são formadas por fibras que se ligam em certos pontos mais superficiais da pele e a puxam para dentro como o movimento dos músculos. São geralmente hereditárias como traço dominante mas podem surgir de acidentes, cirurgias ou infecções cutâneas como a acne.

O inusitado pontinho no centro do queixo nada mais é do que uma aderência do tecido fibroso presente entre a pele e o osso. Muito comum em bebês, as covinhas no queixo costumam desaparecer quando a criança cresce, pois o desenvolvimento do músculo preenche a cavidade.

De acordo com uma análise feita pelo Journal of Craniofacial Surgery em 2019, cerca de 1 em cada 5 pessoas apresenta uma ou mais covinhas no rosto, geralmente localizadas na região das bochechas.

covinha {feminino}
dimple {subst.}

Longe de ser uma característica estética - embora hoje existam cirurgiões que “confeccionem” essa marquinha - as covinhas nas costas são fruto de informações genéticas, assim como o furo no queixo e a covinha na bochecha.

Esta covinha que você tem é uma retração cicatricial da pele aos planos profundos (músculos, ligamentos,etc) para seu tratamento é necessário uma pequena incisão na pele, cortar esta aderência e talvez injetar gordura para preenchimento.