E quem dera ou quem me dera?

Perguntado por: ebonfim . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

1. Quem me dera. Uma expressão que designa algo como "seria ótimo se isto fosse verdade". quem me dera ganhar na mega-sena.

2 sinônimos de quem dera para 2 sentidos da expressão quem dera: Exprime desejo para que algo bom aconteça: 1 oxalá.

Dera

  1. eu. dera.
  2. tu. deras.
  3. ele, ela, você dera.
  4. nós. déramos.
  5. vós. déreis.
  6. eles, elas, vocês. deram.

[Informal] Recuar em determinada posição (ex.: ele disse que concordava, mas no último momento, deu para trás).

Apesar de mais comum na linguagem sofisticada, o mais-que-perfeito aparece em muitas expressões populares, como "Quisera eu!", ou "Quem me dera!", em que esse tempo expressa desejo, vontade de que algo se concretize.

A forma verbal dera pertence ao pretérito mais-que-perfeito.

Conjugação do verbo: dar

  1. Presente. eu. dou. tu. dás. ele/ ela/ você ...
  2. Pretérito Imperfeito. eu. dava. tu. davas. ele/ ela/ você ...
  3. Futuro. eu. darei. tu. darás. ele/ ela/ você ...
  4. Presente. que eu. dê que tu. dês. que ele/ ela/ você ...
  5. Futuro. se eu. der. se tu. deres. se ele/ ela/ você ...
  6. Pessoal. eu. dar. tu. dares. ...
  7. eu. daria. tu. darias. ele/ ela/ você

Indicativo

  1. Presente. eudou. tudás. eledá nósdamos. ...
  2. Pretérito Imperfeito. eudava. tudavas. eledava. nósdávamos. ...
  3. Pretérito Perfeito. eudei. tudeste. eledeu. nósdemos. ...
  4. Pretérito Mais-que-perfeito. eudera. tuderas. eledera. nósdéramos. ...
  5. Futuro do Presente. eudarei. tudarás. eledará nósdaremos. ...
  6. Futuro do Pretérito. eudaria. tudarias. eledaria.

A expressão “quem diria!” é geralmente usada para expressar surpresa ao ouvirmos uma fofoca, um fato ou notícia interessante. Um exemplo de seu uso é quando alguém nos diz que uma pessoa vai se casar. A notícia nos causa surpresa, logo demonstramos isso dizendo “Nossa! Quem diria!”.

Frase que estabelece relação de consequência lógica com a frase anterior. Se você não pode pagar por um, que dirá por dois.

O pronome relativo “que” é considerado universal e um dos mais usados para construção de frases. Quando ele aparecer após um substantivo, poderá ser substituído por "o qual", "a qual", "os quais" e "as quais".

Resumo sobre o uso de “desse” e “deste”
“Desse” faz referência a um elemento próximo do interlocutor. “Deste” faz referência a um elemento próximo do enunciador. “Desse” indica um tempo futuro ou passado próximo. “Deste” indica um tempo presente ou o lugar onde está o enunciador.

1 qual, que.

Como verbo, a palavra "crush'' significa esmagar ou apertar, o que pode ter garantido o sentido romântico, uma vez que paixões podem ser esmagadoras e devastadoras.

Trata-se da aplicação em frases, principalmente de cunho exclamativo, que designam desejo. Ex.: Quem me dera! / Ele pediu desculpas? Pudera!/ Quisera eu ter a possibilidade de conhecer a Europa… Veja que as formas destacadas (dera / pudera/ quisera) estão flexionadas no pretérito mais-que-perfeito do indicativo.

O futuro do presente é um tempo verbal do modo indicativo usado para indicar ações ou fenômenos que ainda não aconteceram no momento em que falamos (cantarei, dançarei, sorrirei): Cantarei até ficar rouca. Dançarei a noite toda. Sorrirei quando tudo terminar.

O pretérito imperfeito é aquele que se refere a uma ação anterior ao momento da fala e que, no tempo passado a que pertence, não foi finalizada, podendo ter sido, por exemplo, interrompida por outro acontecimento. Exemplo: “Ele estava tomando banho quando sua mãe chegou do supermercado.”

As duas formas são aceitas, mas seus significados são distintos. Dá é a forma conjugada do verbo dar na terceira pessoa do singular do presente do indicativo ou segunda pessoa do singular do imperativo, enquanto dar é a forma do verbo no infinitivo. veja mais detalhes e exemplos de uso abaixo.