É preciso tomar anti-inflamatório?

Perguntado por: avilela . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.2 / 5 10 votos

Quando um médico receita um anti-inflamatório, o uso deve ser feito somente enquanto o paciente sentir dor. “Se houver dor por muito tempo, é necessário voltar ao médico, já que o processo não foi resolvido. Além disso, tomar por vários dias, sem dor, não traz benefícios e tem potencial malefício.

A dose preconizada é de 50 a 100 mg, duas vezes por dia por 5 a 7 dias. Se não houver melhora do quadro após uma semana de anti-inflamatórios, o seu médico deve ser consultado.

Os principais AINEs desta categoria são o Ibuprofeno e Naproxeno, sendo considerado os agentes mais seguros.

Quando um anti-inflamatório é utilizado, suas moléculas competem com as enzimas ciclo-oxigenases, preenchem seus receptores e impedem que ajam sobre o ácido araquidônico, o que impede a formação da prostaglandina. Com menor produção de prostaglandina pelo corpo, a inflamação diminui.

Os anti-inflamatórios são usados para impedir ou diminuir um processo inflamatório causado por uma infecção ou lesão. A inflamação é ocasionada pelo aumento da produção da prostaglandina.

E na impossibilidade de se alimentar antes da ingestão do medicamento, tomá-lo com um copo cheio de água é indispensável para diminuir o contato entre o medicamento e o estômago. Além disso, o uso de bebida alcoólica durante o tratamento deve ser evitado, conforme já publicado aqui no blog (Leia mais).

Os medicamentos indicados para aliviar a dor, são os analgésicos e anti-inflamatórios, que só devem ser usados se forem recomendados pelo médico ou por um profissional de saúde.

Cada anti-inflamatório tem sua própria posologia. O Ibuprofeno é um que pode ser usado até de 6/6h. Já o Naproxeno é recomendado uma vez ao dia. O ideal é não usá-los de maneiro contínua, por semanas ou meses, exceto se recomendado por algum médico.

Entre os anti-inflamatórios não-esteroides, o naproxeno se mostrou o menos prejudicial. O estudo afirmou também que os AINEs estão entre os medicamentos mais utilizados no mundo.

Destacam-se entre os medicamentos mais vendidos a nimesulida, diclofenaco potássico/sódico, naproxeno, piroxicam, ibuprofeno e cetoprofeno.

Ibuprofeno é um derivado do ácido propiônico com propriedades anti-inflamatória, analgésica e antitérmica. Causa menos efeitos adversos que outros anti-inflamatórios não-esteroides, mas sua atividade anti-inflamatória é mais fraca1, 7.

O tempo de meia vida, ou seja, o tempo que ela leva para ser eliminada pela metade, em média de 4-20h. Isso significa que em média 36h para ser eliminada totalmente do organismo, podendo variar para mais ou para menos, conforme o organismo de cada paciente. À disposição, Um abraço.

A inflamação é uma reação normal do sistema imunológico a uma agressão no organismo que deve ser neutralizada ou eliminada. Pode ser gerada por infecções de bactérias, vírus e outros parasitas, além de outros fatores como calor, traumas físicos e exposição à radiação e a produtos químicos irritativos.

Vai depender muito de cada paciente, mas alguns podem desenvolver [lesões nos rins e fígado] mais cedo, outros com uso mais prolongado." Juliana acrescenta que há casos em que a pessoa desenvolve uma lesão aguda nos rins por conta do anti-inflamatório.

A dose mais recomendada corresponde a 50 - 100 mg, ou seja, meio a um comprimido que deve ser ingerido via oral junto a meio copo de água duas vezes ao dia. Nos casos excepcionais, pode-se alcançar até 200 mg duas vezes ao dia, que devem ser tomados pelo tempo mais breve possível.

Anti-inflamatório e antibióticos não devem ser tomados em jejum pois podem causar desconforto gástrico ("dor no estômago").

Olá. É necessário evitar o uso indiscriminado das medicações antinflamatórias, devido aos riscos associados ao uso prolongado.

O acetaminofeno alivia a dor da mesma maneira que os AINEs, mas não reduz a inflamação, assim como estes últimos. Os pacientes raramente apresentam efeitos colaterais com a dose habitual de acetaminofeno.

Existem também os analgésicos fracos como a codeína, a dipirona e o paracetamol. Esses só funcionam para dores moderadas ou leves, como dores de cabeça, pedra no rim, luxações e contusões. Porém, nenhuma dessas drogas é anti-inflamatória.

Posso tomar anti-inflamatório e relaxante muscular juntos? Pode sim, só não pode abusar do uso de medicações para dor. O uso sem critério pode trazer complicações .