É preciso ter pós para fazer mestrado?

Perguntado por: aoliveira . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.1 / 5 18 votos

Para ingressar em um mestrado são exigidos algumas qualificações, mas ter feito uma pós-graduação não é um requisito, afinal, o mestrado já é uma modalidade de pós-graduação. Posso fazer mestrado em qualquer área? Nada impede que você faça seu mestrado em uma área diferente da sua graduação.

A pós-graduação lato sensu ou especialização tende a ser mais generalista e abrangente, já o mestrado profissional ou pós-graduação stricto sensu é focado em alguma área da profissão, oferecendo um aprofundamento maior naquele campo.

Então, de antemão, podemos dizer que sim, é possível ingressar no mestrado no último ano da graduação. Entretanto, deve ficar claro que fazer um mestrado durante a graduação ou no último ano desse curso não corresponde a um mesmo processo.

É possível fazer um mestrado EaD no Brasil? Teoricamente sim, pois essa modalidade foi aprovada pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Capes em dezembro de 2018. Em seguida, ela foi regulamentada por meio da Portaria nº 90, de 24 de abril de 2019.

Uma outra opção para ingressar em um curso desse tipo de forma gratuita é a procura por esse curso de mestrado em um instituto de pesquisa. Há institutos federais de pesquisa espalhados por todo o país. Esses institutos possuem cursos mais tecnológicos.

2 anos

Quanto tempo dura um curso de mestrado? Em média um curso de mestrado dura 2 anos (18 a 24 meses).

A abreviação vem do latim Philosophiae doctor. Philo significa amigo ou amante e sophia significa sabedoria, conhecimento. Portanto, a palavra Philosophy é usada em PhD pelo seu significado original em latim: “amor pelo conhecimento”.

Vamos direto e reto: sim, é possível fazer especialização e mestrado ao mesmo tempo! Não há nenhuma regulamentação que impeça isso. Portanto, se for mesmo a sua vontade, o melhor de tudo é poder desfrutar de impactos muito positivos na sua carreira.

Além de se tornar um especialista em determinada área, o mestrado dá a possibilidade do estudante imergir em sua linha de pesquisa, possibilitando novas conquistas para o campo científico.

Pondere o seu objetivo
Se você procura uma especialização em alguma área específica ou busca um conhecimento novo em outro segmento, a pós pode ser a melhor escolha. Por outro lado, se pretende alcançar um cargo de gestão, o MBA é a alternativa mais adequada.

Geralmente, o mestrado vem antes do doutorado.

Para ingressar no mestrado não é preciso ser fluente em inglês. No entanto, isso não quer dizer que o estudante não necessita estudar inglês e ou ter conhecimento do idioma, pois os programas de pós-graduação exigem proficiência em determinada língua estrangeira que, na maioria das vezes, é o inglês.

Mestrado é só para quem quer dar aula? Não. Além da carreira docente, os egressos de um curso de Mestrado podem inserir-se na iniciativa privada e na gestão pública, contribuindo para o desenvolvimento de pesquisas e para a tomada de decisão e resolução qualificada de problemas.

Se o aluno reprovar uma vez no exame de qualificação, ele poderá realizá-lo novamente; se ele reprovar pela segunda vez, ele é automaticamente desligado do curso de mestrado ou do curso de doutorado, não passando para a próxima etapa.

O valor médio mensal de um curso de mestrado em uma faculdade privada está entre R$ 3.000 a R$ 5.000. Já nas faculdades públicas, o ensino é gratuito. A mensalidade de um mestrado pode variar de acordo com alguns fatores. Por exemplo, a área escolhida pode fazer com que esse valor seja maior ou menor.