É preciso ser gentil consigo mesmo?

Perguntado por: lsampaio . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 9 votos

Ser gentil consigo mesmo aumenta a sua vibração. Isso muda como você se sente sobre si mesmo em todos os aspectos. Mudará sua relação com a sua vida, com os outros e com a vida por si só. Ser gentil muda a química do cérebro.

Ser gentil é extremamente benéfico quando se entende que a gentileza abre portas, muda o rumo dos conflitos, facilita negociações, transforma humores, melhora as relações, e propicia inúmeras vantagens tanto na vida de quem é gentil quanto na de quem se permite receber gentilezas.

A definição de gentileza está relacionada à capacidade de praticar a amabilidade. É uma característica pessoal que faz com que uma pessoa seja amigável, generosa e cordial. O verdadeiro conceito de gentileza está muito mais relacionado à forma como as pessoas costumam demonstrá-la.

Abrir a porta para uma pessoa, sorrir a quem te sorri, dar passagem à quem tem pressa. Ser gentil é ter um comportamento educado, amável, elegante e cordial com todo mundo, sem distinção. E essa atitude inspiradora transforma, faz com que os outros também sejam gentis e provoca uma corrente do bem!

Opções de Parcelamento: 1X de R$ 34,90.

Tenha respeito pelas pessoas, faça a sua parte e não espere ser retribuído. Não se esqueça de que gentileza sempre gera gentileza”. 3- Você pode ser gentil sem deixar de ser autêntico. Muitas pessoas confundem autenticidade com sinceridade extrema, atitude que muitas vezes fere e magoa o outro.

3 formas de praticar a gentileza no universo digital

  1. Responda com cuidado e educação. Não é porque você está atrás de uma tela ou possui um número significativo de seguidores que deve responder o outro de qualquer maneira. ...
  2. Não apoie o bullying virtual. ...
  3. Lembre-se que por trás de um perfil existe uma pessoa.

A gentileza está relacionada a valores indispensáveis para uma sociedade próspera e harmoniosa. Ela pode atenuar a ansiedade e o stress, já que representa uma forma de acolhimento. E é um preceito indispensável para pensarmos um bom projeto de sociedade.

13 de novembro

Dia Mundial da Gentileza | 13 de novembro.

Além da alegria, a disposição em ajudar, a solidariedade, a compreensão e o respeito são algumas das características das pessoas que costumam ser qualificadas como gentis.

Estudos comprovam que pessoas que praticam a gentileza aumentam o seu grau de felicidade. Isso porque a gentileza está ligada ao gene que libera a dopamina, neurotransmissor que proporciona bem-estar. Aqueles que ajudam os outros regularmente têm mais saúde mental e menos depressão.

A gentileza é uma forma de atenção, de cuidados, que torna os relacionamentos mais humanos, com menos rispidez. Quem pratica a gentileza não tem má vontade, não é indiferente e sim é cuidadosa, distinta e delicada. Atos de gentileza podem ser praticados, no dia a dia, por pessoas gentis.

Assim, um “muito obrigado”, “com licença”, “por favor”, “desculpe-me”, “volte sempre” faz toda a diferença, não é verdade? O uso das palavras de cortesia, além de revelar atitudes gentis por parte de quem as profere, ainda abre “portas” com mais facilidade, se precisarmos pedir um favor a alguém, por exemplo.

Gestos de gentileza vai mostrar para você como pequenas demonstrações de afeto podem tornar as situações mais positivas, redefinir o seu jeito de estar no mundo e de se relacionar com o que te cerca.

A coleção: “O que cabe no meu mundo” tem como objetivo ajudar educadores e pais a trabalharem valores e virtudes, partindo de situações que ocorrem na vida da criança.

Mensagem de gentileza para WhatsApp
12 – A vida é uma só, seja laço e não nó. 13 – Gentileza cabe em qualquer lugar e abre muitas portas. 14 – Grite gentileza de todo coração que o mundo te devolve com toda gratidão. 15 – Ser gentil não é uma obrigação, mas é uma possibilidade muito especial.

A gentileza é uma virtude que deve ser praticada. É algo intencional que, paulatinamente, é internalizado, ou seja, é uma virtude que pode ser aprendida e ensinada.

Alguns indivíduos simplesmente não demonstram afeto da maneira convencional, porque não aprenderam como fazer isso. Geralmente sofreram algum tipo de "castração" de ordem sexual, que se estendeu até a afetividade, nos primeiros anos da adolescência, quando as paixões estão em alta.

Gentileza é importante para mostrar respeito pela criança. Firmeza é importante para mostrar respeito por nós mesmo conforme a necessidade da situação. Gentileza e Firmeza também pode ser traduzido com afetividade e disciplina. As crianças precisam receber altas doses de amor e altas doses de disciplina ao mesmo tempo.

Em um estudo realizado em Miami em 2014, concluiu-se que as pessoas mais emocionalmente instáveis fazem mais publicações do que aquelas que são mais estáveis. Tudo isso, com o objetivo de regular suas emoções e receber mais apoio social; o que produzirá maior bem-estar.