É preciso se depilar para ir ao proctologista?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.4 / 5 2 votos

Antes de ir a uma consulta com o coloproctologista não é necessário se depilar. Porém, caso você se sinta à vontade, pode fazê-lo. A ausência da depilação não interfere no resultado do exame.

O toque retal é feito com o dedo indicador protegido por luvas, com o auxílio de pomada anestésica, a qual é aplicada antes de se introduzir o dedo.

O exame proctológico é o exame realizado pelo coloproctologista no consultório para diagnosticar as alterações na região do ânus e do reto. Além do toque retal, avaliamos a parte interna do ânus e reto com pequenos tubos para diagnosticar possíveis lesões.

O médico proctologista, durante o exame físico, realiza a inspeção anal, onde se detecta as hemorroidas externas e os plicomas. Também é realizado o exame digital e a anuscopia, quando se insere um pequeno endoscópio anal e se examina o canal anal, onde se localizam as hemorroidas internas.

A hemorroida deve ser diagnosticada pelo médico durante o exame físico, e complementado com a anuscopia e ocasionalmente com a colonoscopia. A colonoscopia permite avaliar o intestino grosso e o reto, identificando se há outras causas para o sangramento.

Especialistas alertam que as hemorroidas, caracterizadas por nódulos ou inchaço das veias no ânus, e o câncer de cólon podem desencadear sintomas semelhantes. No entanto, o tumor gera outros sinais de alerta, distintos das hemorroidas, incluindo diarreia, cólicas frequentes e perda de peso inexplicável.

Em geral, estes são os casos que, mesmo o paciente apresentando hemorroidas ou mesmo uma fissura anal, o exame de colonoscopia deve ser feito de forma preventiva. Em alguns casos, o preparo para o exame pode piorar alguns sintomas, bem como a passagem do aparelho, por mais que seja feita com cuidado.

Preparação. PSA: o preparo exige que o paciente não pratique esportes intensos, não utilize bicicleta ou motocicleta, esteja em abstinência sexual (relações sexuais ou masturbação) nas 72 horas que antecedem o exame. Não é recomendado realizar o exame de toque retal durante este tempo, pois, pode alterar o valor do PSA ...

Agende sua consulta com coloproctologia por apenas R$ 130,00 reais.

O exame proctológico é, normalmente, realizado com o paciente deitado sobre o lado esquerdo com as pernas flexionadas. Ele inicia-se com a inspeção estática e dinâmica de todo períneo e margem anal: a coloração e a textura da pele são avaliadas.

O coloproctologista é o especialista das doenças do intestino, reto e ânus, portanto é o profissional mais capacitado para orientar adequadamente o melhor tratamento para a doença hemorroidária.

Dor e/ou ardência: é de fato um sintoma muito comum. Ocorre principalmente durante e/ou depois da evacuação. Inchaço e/ou nódulos: é comum que apareçam pequenas saliências que se assemelham a nódulos e que podem aumentar ou sumir com o tempo. O inchaço na região também é, de fato, muito comum.

Os principais fatores que causam o aparecimento da hemorroida são: prisão de ventre, esforço na hora de evacuar, obesidade, diarreia crônica, dieta pobre em fibras, sexo anal, gravidez, histórico familiar, não defecar quando se tem vontade, cirrose e tabagismo.

Seu tratamento pode ser feito a partir do uso de remédios analgésicos e anti-inflamatórios como, por exemplo, o Ibuprofeno ou Paracetamol, pomadas como Ultraproct ou Proctyl, e em casos mais graves, é necessário que seja realizada uma cirurgia.

Para confirmar a doença, são feitos em conjunto o exame físico, a colonoscopia e a biópsia. Como parte do exame físico, o médico apalpa o abdômen em busca de massas ou órgãos aumentados e, se necessário, realiza o exame de toque retal.

Eventualmente, se a hemorroida não for tratada, ela pode formar coágulos, situação conhecida como trombose hemorroidária. Esse tipo de agravamento da doença provoca dor intensa e exige atendimento médico urgente para controle do quadro.