É preciso raspar a cabeça na Umbanda?

Perguntado por: amendes9 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

O ato sagrado de 'raspar a cabeça' faz parte da ritualística iniciática e jamais deve ser confundido com ato de tortura ou lesão corporal. Ressaltamos que, no Brasil, tais fundamentos iniciáticos são preservados há mais de 350 anos e, sendo de matriz africana, fundamentados há séculos”, explica o centro cultural.

Uma delas é o ritual de iniciação, na qual uma pessoa se prepara para se tornar filha de um orixá. “Primeiro ela tem que agradar a todos os orixás da natureza, Oxum, Xangô, Oxossi, os orixás do rio, da mata e das cachoeiras. Ela fica no roncó por 16 dias.

Essas cobranças são caracterizadas por infortúnios ou acontecimentos desastrosos que acometem a vida do sujeito, com o objetivo de deixá-lo ciente de que os acontecimentos são fruto de uma cobrança do Divino, o qual se mostra desgostoso pelo rumo que a vida do médium está seguindo, compondo uma forma de pedir o retorno ...

Na época do movimento 'Ele Não', estava deitada para o santo ('Deitar pro Santo' é um período de retiro dedicado ao Orixá, um período de melhoramento, renascimento e resguardo).

Candomblé é uma religião afrobrasileira, que foi trazida pelos africanos escravizados. Umbanda é uma religião brasileira que mescla elementos do catolicismo, espiritismo, e religiões afro-brasileiras.

Para incorporar é preciso passar primeiro por um processo de aprendizagem, onde os(as) médiuns aprendem a sentir a energia dos guias e se conectar a eles durante as chamadas “giras de desenvolvimento”, que são restritas às pessoas que trabalham no terreiro.

Além dessas duas divindades, uma pessoa pode incorporar a proteção de outros deuses, completando o número máximo de sete orixás.

Trata-se do registro de um ritual de iniciação em um terreiro de Candomblé auto identificado como de nação Angola-Jeje-Mahim-Vodun-Daomé, situado em Maceió, Alagoas.

Os pontos de umbanda são cantigas para louvar, chamar e se despedir do orixá e as linhas de entidades. Acompanhadas por instrumentos de percussão como o atabaque, é importante conhecer o ritmo de cada orixá/entidade. Este aprendizado começa na infância do iniciado. Igualmente, é preciso saber uma infinidade de canções.

“Na Umbanda, um médium pode incorporar um 'santo', ou orixá, que é uma divindade africana, ou uma 'entidade', que é um ente que já viveu em nosso plano”, descreve. A música e a expressão corporal têm muito a ver com o culto umbandista.

Como estar dentro do terreiro de Umbanda? Um terreiro não é local para conversas, futilidades, fofocas, vendas, vícios ou brincadeiras. Este é um local de encontro com Deus. Por isso, permaneça em silêncio e se deixe envolver por todos os rituais.

É certo, porém, que cada pai de santo tem autonomia para determinar o valor de seu serviço, e esse preço pode variar muito em função da reputação do adivinho. Normalmente, aqueles que estão ainda se estabelecendo no mercado tendem a cobrar valores não muito altos, algo que pode variar entre R$ 15,00 e R$ 30,00.

Esse transe é chamado de "Bolar no Santo" é a declaração em público do Orixá que quer a iniciação de seu filho, nesse caso o babalorixá vai consultar o jogo de búzios para saber qual é o Orixá e suas condições, se pode esperar ou se caso de urgência.

Comida, vestimenta e dança são fundamentais para que as entidades se manifestem com harmonia e distribuam sua força aos devotos. As danças, em especial, são coreografadas com movimentos e sinais específicos, exprimindo a maneira de ser de cada divindade.