É preciso limpar o coração de frango?

Perguntado por: lmoreira . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.1 / 5 8 votos

Antes de começar a temperar o coração de galinha, é importante limpar bem o alimento para que ele possa absorver melhor os sabores. Para isso, basta remover facilmente o excesso de gordura e as artérias com a ajuda de uma tesoura ou faca afiada.

Você pode grelhar, assar, cozinhar na panela de pressão e até mesmo fazer um strogonoff de coração de frango com champignon! Use a criatividade e não deixe essa proteína magra e suculenta (e barata!) de fora da sua dieta.

O coração de galinha tem uma quantidade elevada de gordura, mas tudo administrado na quantidade correta não trará malefícios, outro ponto negativo é que o coração pode estar contaminado por toxoplasmose e por isso eu oriento a comê-lo ao "ponto para bem assado".

A melhor forma de fazer isso é colocando o frango na geladeira e deixando a noite toda. Se não tiver tanto tempo, você pode mergulhar o frango (embalado) em um banho de água fria, drenar e deixar na água fresca corrente por meia hora.

Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, 22adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. Todas estas coisas más saem de dentro e são elas que tornam impuro o homem”.

Mas o que significa ser limpo de coração? Significa viver para a glória de Deus em todos os aspectos da vida e fazer disso o principal objetivo da nossa existência. Nosso desejo deve ser estar na presença de Deus, amá-lo, conhecê-lo e servi-lo de todo o nosso coração.

Unir uma alimentação saudável com exercícios físicos ajuda mais ainda no controle do colesterol e a manter a saúde do coração. Os exercícios aeróbicos, como pedalar e correr, fazem com que o organismo queime as calorias acumuladas, além de regular melhor a quantidade de colesterol no sangue.

Carne de frango com pele tem baixo teor de gordura saturada
No entanto, mesmo aumentando um pouco o nível do colesterol em relação à versão sem pele, ainda assim está liberado comer aquele franguinho com a crosta crocante, pois além de saboroso, o prato continua com um baixo teor de gordura saturada.

Conservação. Geladeira (+ 4°C a + 8°C): 2 dias (embalagem fechada) / 1 dia (embalagem aberta). Congelador (- 10°C a – 8°C): 3 meses (embalagem fechada) / 2 meses (embalagem aberta).

Quantos corações tem a galinha? Cada galinha possui apenas um coração, assim como a esmagadora maioria dos animais. No entanto, essa é uma pergunta que surge com bastante frequência entre os que são fãs da iguaria.

O coração de galinha é um alimento gorduroso, cerca de 40% do seu valor calórico é constituído de gordura, por isso o consumo deve ser moderado. No momento do preparo, recomenda-se que você retire a maior parte da gordura branca que visa visível no topo do coração, pois é uma gordura saturada da qual você não precisa.

Mantenha congelado por o menor tempo possível (limite de trinta a quarenta dias), 24 horas antes do consumo, passar seu frango para a geladeira para descongelar devagar, assim seus corações de frango ficarão perfeitos!

VÍSCERAS. Coração de galinha e fígado de boi são altamente nutritivos. Entretanto, também possuem muito gordura. Cada 56 gramas contém 105 mg de colesterol e devem ser consumidos com cuidado.

De acordo com o Ministério da Saúde, inclusive, o ideal é que cada pessoa consuma cerca de 300 e 500 g de carne por semana (o que significa um bife bem pequeno por dia). Vale destacar que isso inclui carnes vermelhas e brancas (ou seja, frango e peixe - apesar de serem menos gordurosos - entram no mesmo pacote).

Ao final, o teor hepático de ferro foi determinado. Resultados: A papa fígado de frango apresentou quantidade de ferro (mg/100g) significantemente maior quando comparada à papa carne bovina e dieta padrão (18,0; 6,0; 5,8; respectivamente) na base seca.

Limpe o coração de galinha antes de adicionar o tempero
Para isso, basta remover facilmente o excesso de gordura e as artérias com a ajuda de uma tesoura ou faca afiada. Outra dica é apertar o coração de galinha para retirar qualquer resquício de água e sangue coagulado do interior.

- Para retirar a gordura da pele, basta colocar suco de limão ou vinagre. Já os micro-organismos nocivos você só mata cozinhando e assando bem a carne. O perigo de lavar o frango na pia é causar uma contaminação cruzada de outros alimentos e louças, através da carne crua.

Quem é bom tira coisas boas do tesouro do seu coração, que é bom; mas quem é mau tira coisas más do seu tesouro, que é mau. Pois a boca fala daquilo de que o coração está cheio”. Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.