É preciso levar toalha de banho para a maternidade?

Perguntado por: nhilario5 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

Coloque ainda na mala do bebê: 01 manta de algodão. 01 cobertor (caso sejam dias frios) 02 Toalhas de banho com forro mais fino e delicado (toalhas fralda)

4 trocas de roupa para o bebê com:
1 macacão, 1 body, 1 calça ou mijão, 1 meia, 1 fralda (organizados por dia dentro de um saquinho) 2 mantas se for verão ou, se for no inverno, 1 manta e 1 cobertor.

Assim, seu acompanhante também precisará de uma mala para o hospital. Se o acompanhante for o pai do bebê, alguns itens que ele precisará levar são: pijama, meias, cuecas, chinelo, muda de roupas, calçado, kit de higiene, celular, carregador e documentos pessoais.

Todo mundo conhece aquela velha tradição, ou ao menos já ouviu falar, que a primeira roupa do bebê no hospital deve ser amarela. Também dentro da tradição, a roupinha do momento de deixar a maternidade deve ser de cor vermelha.

O que levar para a maternidade para o bebê? Uma coisa é certa: o recém-nascido precisa se manter quentinho e limpinho. Caso a época do nascimento seja de frio, as toucas, luvas, meias e cobertores são ainda mais essenciais.

Para preparar a mala para a maternidade, é importante incluir itens para o recém-nascido, como fraldas descartáveis, creme para assadura e conjuntos de roupinhas, e também para a mulher, como camisolas adequadas à amamentação, roupão e absorvente noturno, por exemplo.

Peças muito justas ou tecido sem elasticidade podem incomodar. Alguns modelos já acompanham o casaquinho, o que é ótimo, mais versátil e substitui o robe. O ideal é levar de 3 a 4 peças para o caso de ter que ficar mais tempo na maternidade, ou acontecer algum imprevisto e sujar com sangramento, etc.

Cartão/carteira do pré-natal; Comprovante de residência atual; Solicitação médica de internação; Consentimento para o parto; Prescrição médica; Documentos de identificação da gestante e carteira do convênio de saúde.

Para o bebê:
Além do kit, deve conter na bolsa um cueiro, um cobertor e uma toalha de banho para o bebê, um pacote de fraldas RN ou P e lenços umedecidos. É necessário trazer 2 kits por dia, sendo que a previsão de internação é de 48h, independente se for cesária ou parto normal.

Além de uma garrafa térmica e uma tigela, um kit higiene para bebê também contém diversos potes e caixas, alguns com tampas e outros não, para colocar o algodão, gazes, pomada para assaduras, cotonetes, as fraldas e até os possíveis lenços umedecidos. Alguns também contam com um porta sabonete líquido e um abajur.

Além disso, os produtos de higiene para o recém nascido podem conter o mínimo possível de produtos químicos. Portanto, evite lencinhos umedecidos, perfume, xampu, condicionador e hidratante.

O primeiro banho do bebê na maternidade
Quando o bebê nasce, uma enfermeira o limpa ainda na sala de parto. Mas o primeiro banho do bebê pode não ser como os pais imaginam.

Quantos absorventes Pós-parto levar para a maternidade? O absorvente deve ser trocado sempre que necessário. Por isso, recomenda-se levar pelo menos 1 pacote fechado para a maternidade.

Para deixar tudo pronto até a chegada do bebê, o ideal é lavar as peças a partir do 8º mês de gestação, geralmente da 30ª à 32ª semana de gestação. Higienize todas as peças à mão ou na máquina de lavar.

Não montar o berço do bebê antes do nascimento
Caso a mãe opte por montar o berço antes, algo sério pode acontecer como internação ou até morte. Por isso, muitas mães (mesmo não acreditando nessa história) preferem deixar essa tarefa pra depois.

A mala da maternidade é um item indispensável e quanto antes ela for preparada melhor para a mamãe. É recomendável que tudo esteja pronto até a 32º semana de gestação, pois é um período em que há mais disposição da mamãe para montar tudo e também uma fase em que já é possível que o bebê nasça.

Cotonete e álcool
Já na maternidade poderão começar os cuidados com o cordão umbilical e outras partes do bebê que precisam ser limpas de maneira mais específica. Por isso, é interessante levar álcool e cotonete para esses momentos.

O tempo de liberação para a alta não mudou e segue alguns protocolos específicos, sendo de 24 horas a 48 horas para parto normal e de 48 horas a 72 horas para cesariana.

É indicado levar no mínimo duas camisolas ou dois pijamas para a mãe. Os pijamas/camisolas podem ser com abertura frontal de botão, ou ser em um modelo que possua abertura nas alças. As peças confortáveis e práticas são as mais indicadas para os primeiros dias de vida do bebê, auxiliando a mamãe na amamentação.

Para realizar o desfecho de uma gestação, por nascimento ou interrupção, o profissional deve informar por meio de código CIAP2 ou CID10. Os códigos que podem ser utilizados para encerrar uma gestação são mostrados no quadro a seguir.