É preciso levar álcool 70 para maternidade?

Perguntado por: avieira . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

A mala da maternidade deve ter compartimentos de divisórias, bom espaço para organizar as roupinhas e ainda levar todos os itens necessários durante a internação como fralda, pomada, álcool 70% e o que for solicitado a mais na lista da maternidade.

O que NÃO levar na mala da maternidade
Não há necessidade de a mala ser muito grande. Evite levar itens de decoração, roupas de cama ou de passeio. O seu recém-nascido precisa de roupas confortáveis. Por isso, não compre peças com zíper ou velcro.

Opcional: fralda descartável (RN ou P – a Maternidade oferece as fraldas, porém, caso você possua alguma marca de preferência, e faça questão de usar estas, é necessário trazê-las), enfeites de cabelo e roupinha especial para saída da Maternidade.

Todo mundo conhece aquela velha tradição, ou ao menos já ouviu falar, que a primeira roupa do bebê no hospital deve ser amarela. Também dentro da tradição, a roupinha do momento de deixar a maternidade deve ser de cor vermelha.

Antes de usar, é preciso higienizar bem esse acessório. Com a ajuda de uma escova, pano ou esponja macia, use um pouco de água morna e sabão neutro líquido. Então, enxágue (se for de material lavável) e deixe secar. Outra opção é usar um pano com álcool 70% por todo o acessório.

1. Invista em roupas de recém-nascido de qualidade

  1. Dê preferência às roupas em algodão;
  2. Escolha tecidos finos e quentinhos (moletom, por exemplo);
  3. Evite tecidos de lã, pois os pelinhos irritam a pele;
  4. Invista em modelos práticos para vestir (com abotoamento em pressão);
  5. Opte por roupas sem enfeites, zíperes e etc.

Além das fraldas descartáveis, leve também 3 ou 4 fraldas de pano, mais conhecidos como babões, que são sempre muito úteis. Você vai poder usá-los para colocar nos ombros seus e das visitas, evitando o contato do recém nascido com sujeiras e prevenindo de possíveis regurgitos, além de forrar o trocador e muito mais!

O ideal é começar a lavagem do enxoval a partir do sétimo mês de gravidez, ou a partir da 30ª semana de gestação. Itens lavados com muita antecedência acumulam poeira, e deixar para a última hora pode pegar as mamães desprevenidas caso o bebê nasça antes do previsto.

Não recomendamos levar:
Lenço Umedecido (devido à pele do recém-nascido ser bem sensível, é aconselhado realizar a limpeza com água e algodão); Objetos de valor (brincos, pulseiras, etc.); Chupetas e Mamadeiras.

3. Quantas fraldas são necessárias para levar para a maternidade? A quantidade recomendada é em torno de seis a oito fraldas descartáveis por dia de internação, que geralmente varia de dois a três dias.

3- Não precisa levar: algodão, cotonete, fraldas descartáveis, pomada de assadura, shampoo, sabonete. Na maioria das vezes, a maternidade disponibiliza.

Assim que tiver lavado, seco e passado algo, leve para esse lugar e já coloque nos saquinhos e deixe pronto para guardar. Quanto antes você proteger a peça limpa de poeira, melhor. Eu usei a cômoda/ trocador como o minha “estação de trabalho”. Foi perfeita, pois depois tudo já estava à mão para ser guardado.

O body pode ser usado por baixo do macacão. Isso ajuda a mater o recém-nascido aquecido. Além disso, o ideal é que o body seja 100% algodão, para que este tecido fique em contato com a pele do bebê. O algodão é hipoalergênico e ideal para a pele delicada do bebê.

O branco sugere pureza, leveza e paz e, por ser uma cor leve e neutra, não pode faltar na mala de maternidade. O vermelho é bastante usado para a saída da maternidade pois simboliza proteção e boas energias. Azul é associado a paz e tranquilidade e é mais usado para as saídas dos meninos.

6 deles é o ideal para quem vai ficar entre 3 a 4 dias na maternidade. Mas você pode levar mais, caso sinta necessidade.