É preciso legalizar suspensão a rosca?

Perguntado por: uviana . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.1 / 5 9 votos

Caso o automóvel já tenha a suspensão rosca e o dono do veículo deseje regularizar a sua situação, será necessário pagar uma multa, reconhecendo que o carro está circulando de forma irregular.

Desde 2014 a lei determina que é possível legalizar um carro rebaixado, permitindo que ele tenha esta característica através de uma suspensão fixa, a ar, com rosca e etc.

Passo a passo para legalizar um carro com suspensão rebaixada

  1. Procurar o Detran. O primeiro passo é ir ao Detran e informar que você fará modificações no seu carro. ...
  2. Instalar a suspensão. ...
  3. Fazer uma nova vistoria. ...
  4. Pagar a taxa de emissão dos certificados.

Afinal, qual modelo escolher, suspensão a rosca ou fixa? Bom, a escolha de melhor suspensão depende de alguns fatores, como orçamento. A suspensão fixa é mais barata do que a com rosca, podendo ser reaproveitada boa parte dos componentes originais, substituindo apenas as molas e os amortecedores por esportivos.

12cm até 15cm

Ela pode rebaixar seu carro de 12cm até 15cm dependendo do modelo escolhido. Confira! Suspensão a rosca é um equipamento composto por molas, tubos, flanges e amortecedores. Ela é utilizada por usuários que desejam rebaixar seus carros dentro das normas especificadas pela legislação brasileira.

Carro rebaixado é todo veículo cujo mecanismo de suspensão foi modificado, seja pela troca de peças ou pelo corte das molas já existentes, de maneira a deixá-lo mais baixo e próximo ao chão. E não, não é crime ter carro rebaixado. A prática foi liberada em 2014, por meio da Resolução n°479 do CONTRAN.

100 mm

II – A altura mínima permitida para circulação deve ser maior ou igual a 100 mm, medidos verticalmente do solo ao ponto mais baixo da carroceria ou chassi, conforme anexo I.

Não. Carros rebaixados não podem ser guinchados. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, a medida administrativa para esse caso é a retenção do veículo, segundo artigo 269.

100 milímetros

Limite para rebaixar o carro
A lei determina que o veículo precisa ter uma altura mínima de 100 milímetros para poder circular por vias públicas.

Um carro com suspensão rebaixada precisa ter o CSV (Certificado de Segurança Veicular) para que seja considerado legal. Os motoristas conseguem esse documento do carro nos pontos credenciados no INMETRO (Instinto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

Para Jair Silva, a resposta é não. “Todo o sistema de suspensão da versão standard do veículo foi projetado para trabalhar com determinado conjunto de molas e amortecedores”, explica.

Em média, com todas as taxas e mão obra, o valor pode ficar em torno de R$ 3.000. No documento do automóvel constará a alteração e a sua nova altura.

Multa de carro rebaixado
Conforme o Art. 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), veículos com características alteradas, que não estejam no CRV, são passíveis de multa de natureza grave, no valor de R$ 195,23, 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação e retenção do veículo até a situação ser regularizada.

O meu carro rebaixado pode ser guinchado? O Código Brasileiro de Trânsito não autoriza o guinchamento em caso de modificação irregular, apenas a retenção do veículo, ou seja, a imobilização para regularizar a modificação antes que o carro volte a circular.

Principais tipos de suspensão

  1. Suspensão de Eixo Rígido com Feixe de Molas. Pode-se considerar o eixo rígido, como um dos sistemas mais antigos se comparado com outros tipos de suspensões atuais. ...
  2. Suspensão Telescópica MacPherson. ...
  3. Suspensão Duplo A / Suspensão “Double WishBone“ ...
  4. Supensão Multilink.

Hoje um dos kits mais utilizados no mercado nacional o kit Suspensão de Rosca slim, vem revolucionando e melhorando o conforto para que quer andar com seu carro rebaixado. Por ter uma base de rosca com maior altura ele consegue rebaixar seu carro em até 20cm em comparação ao original isso sem corte de molas.

Melhor suspensão de rosca Fênix sem dúvidas, depois marcas como Down, Tag, Low Style, Autopar são de boa qualidade também.

É muito comum a ideia que para aplicar a justa causa são necessárias no mínimo três advertências, no entanto a advertência não tem previsão legal na CLT. Isso significa que não existe uma quantidade mínima ou máxima para que o empregador possa demitir um empregado por justa causa.

A legislação trabalhista não prevê um número exato e advertências ou suspensões. Para a demissão por justa causa basta o cometimento das faltas graves estabelecidas no artigo 482 da CLT para que a empresa seja autorizada a demitir o empregado imediatamente.

Suspensão a ar e a legislação brasileira
Desde 2014 as suspensões a ar estão liberadas no Brasil. A resolução 479 no Conselho Nacional de Trânsito (Contran) autoriza a circulação dos veículos com suspensão modificada, valendo para rebaixados ou elevados.