É preciso lavar o ovo?

Perguntado por: lperalta . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 9 votos

“Quando você lava o ovo, pode retirar essa película natural da casca. Além disso, a água pode empurrar as bactérias que estão na casca para o interior do ovo”, alerta. “Se quiser lavar, pode fazê-lo imediatamente antes do consumo, e logo em seguida prepará-lo.

3 Dicas para limpar os ovos antes de armazená-los:

  1. Retire as sujeiras com um pano ou esponja. Para retirar os excessos de sujeira lixe levemente com um pedacinho de pano, uma esponja ou mesmo uma escova de dentes velha. ...
  2. Água morna para tirar a sujeira mais difícil. ...
  3. Desinfete. ...
  4. Seque bem os ovos.

O ideal é que o processo de limpeza seja feito em água corrente, para que as impurezas mais superficiais sejam removidas. Posteriormente, os ovos devem ser colocados em uma solução de água com cerca de 10 gotas de hipoclorito de sódio por, mais ou menos, 10 minutos.

– Ovo impróprio para o consumo: Membrana vitelínica se desintegra; • Odor estranho; • Alteração na coloração do albúmen.

A contaminação dos ovos por salmonela se dá, inicialmente e na maioria das vezes, através da casca. Tempo e temperatura de armazenagem são fatores fundamentais para que as salmonelas passem da superfície da casca para as estruturas internas do ovo (Staldeman, 1986; Silva, 1995).

O vinagre é acrescentado por um motivo simples: ele "tapa" as rachaduras do ovo. Sua composição contém substâncias que, de certa forma, coagulam as proteínas do ovo, o que impede que o ovo estoure e fique deformado. Quando adicionado antes de ferver, o vinagre impede que os ovos rachem, mantendo a casca junta.

Nós não devemos lavar os ovos porque eles são perecíveis. Devem ser mantidos na geladeira. Eles também têm uma película que protege contra a entrada de bactérias. Se lavarmos, vamos eliminar esta película, sem falar que os ovos podem absorver a água pra dentro deles levando toda a contaminação da casca.

Key moments

  1. Lave as cascas com água corrente. 0:07. Lave as cascas com água corrente. 0:07.
  2. Prepare uma solução de água+detergente. 0:14. Prepare uma solução de água+detergente. 0:14.
  3. Deixe "de molho" por algumas horas... 0:35. Deixe "de molho" por algumas horas... 0:35.
  4. Enxague novamente! 1:10. Enxague novamente! 1:10.

Eis uma dúvida muito comum: os ovos devem ficar dentro ou fora da geladeira? Guarde a resposta: dentro da geladeira sempre, mas não na porta! O ideal é mantê-los fechadinhos dentro da caixa sem lavá-los, e guardá-los no fundo da geladeira, onde eles sofrem menos exposição ao calor no abre-e-fecha da porta.

Pode passar no ovo? O uso do álcool em gel, de acordo com Ana Paula e Uelinton, também não deve ser empregado na casca do ovo. "Não há estudos que comprovem a eficácia do álcool na casca do ovo", disse o especialista.

A opção mais segura é usar o ovo pasteurizado em todos os pratos, mesmo naqueles que são cozinhadas. Se usarmos ovos crus, devemos garantir que os pratos são cozinhados completamente, ou no caso de os cozinhar em separado garantir que nenhuma das partes do ovo (gema e clara) estão cruas.

Testando o frescor do ovo

  1. Se o ovo afundar de lado na base do copo, ele está no pico do frescor.
  2. Se o ovo afundar de pé na base do copo, ele já passou do pico, mas ainda pode ser consumido com segurança.
  3. Se o ovo estiver flutuando, ele não está fresco.

Os ovos precisam ser mantidos em locais frescos e arejados, sem grandes variações de temperatura, algo que não acontece dentro de casa. Como os mercados são ambientes controlados, é normal que o alimento fique fora da geladeira.

Ovo orgânico: é o ovo da galinha criada de forma similar à da galinha caipira, mas que só pode ser alimentada com insumos sem nenhum agrotóxico ou ingredientes transgênicos.

Caso ela esteja com rachaduras, o melhor a se fazer é jogar fora. Isso porque a casca rachada pode ser um sinal de que o alimento está contaminado com o vírus da salmonella.

Os ovos devem estar armazenados em locais frescos, arejados e distantes de produtos que exalam odores fortes. Verificar a integridade e higiene das embalagens. Verificar o rótulo, com o registro no órgão de fiscalização sanitária e validade do produto. Rejeitar ovos trincados, quebrados e sujos.

O ovo cru ou mal passado pode conter Salmonela, bactéria que causa febre, vômitos e diarreias fortes, sendo ainda mais perigosa nas crianças. Por isso, deve-se evitar o seu consumo mal passado e também os produtos que tem ovos crus como ingredientes como mousses, maioneses, coberturas e recheios de bolos.

Enfim, ovos são livres de Salmonella spp. por práticas preventivas realizadas nas granjas, e pelas características do próprio ovo, que o tornam uma proteína segura e de qualidade para o consumo.