É preciso lavar o Kit berço antes de usar?

Perguntado por: lguterres . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 18 votos

Apesar de novas, as peças do kit berço devem ser devidamente lavadas e passadas a ferro antes de serem utilizadas, o ideal é que você deixe tudo lavadinho a partir da 34ª semana de gravidez.

Agora que você já sabe como lavar roupa de bebê, é importante saber em que período da gestação é necessário lavar as roupas do enxoval. Afinal, tudo tem que estar limpo para a chegada do pequeno, não é mesmo? Por isso, é importante lavar todas as peças antes do uso.

Vamos ao calendário:
De 28 a 33 semanas: encomendar tudo que for personalizado: kit berço, cortina, tapete, almofada amamentação. 34 a 36 semanas: instalação do papel de parede, montagem dos móveis, pendurar os quadros, deixar tudo limpo e organizado no quarto, lavar as roupinhas e organizar no armário de nas gavetas.

A Academia Americana de Pediatria não recomenda o uso. Nos Estados Unidos, os protetores são, inclusive, proibidos em algumas regiões, como Chicago e Maryland. Isso porque um importante estudo norte-americano, publicado em 2007, atribuiu claramente as mortes infantis as almofadas de berço.

O protetor trançado NÃO pode ser colocado na máquina de lavar. Uma alternativa é a lavagem a seco, tomando o cuidado de não desfazer o trançado. Se você quiser lavar em casa, a recomendação é colocar a peça de molho em água diluída com sabão de coco por 40 minutos.

Para que serve a trança de berço? Nos últimos anos, a trança para berço começou a fazer parte do enxoval de bebê. Afinal, sua presença além de agregar valor estético ao quarto de bebê, também traz conforto e segurança, já que evita que a criança bata na grade do berço.

A trança para berço é uma peça acolchoada que é colocada em volta do berço do bebê, a fim de evitar que ele bata a cabeça nas laterais ou fique preso nas grades. Além disso, a trança também ajuda a deixar o berço mais aconchegante e confortável para o bebê, que se sentirá mais seguro e protegido.

A higienização do couro cabeludo deve ser realizada 1 vez na semana ou 2 vezes se você tiver a raiz muito oleosa. Já as tranças podem ser lavadas 1 vez ao mês ou, para as mais ansiosas, de 20 em 20 dias. Como o penteado é todo entrelaçado, é mais demorado para os fios ficarem sujos, oleosos ou com mau odor.

Quando lavar as primeiras roupinhas do bebê? O ideal é começar a lavagem do enxoval a partir do sétimo mês de gravidez, ou a partir da 30ª semana de gestação.

Segundo a obstetra da maternidade Pró Matre, de São Paulo, Dra. Maria Elisa Noriler, é necessário lavar todas as peças e retirar bem o sabão antes de usá-las. “Pode-se usar sabão de coco ou algum sabão neutro para as roupas.

Se você lavou as roupinhas à mão, o ideal é não torcer as peças com força. Por isso, você deve enrolá-las em toalhas e depois torcer a toalha para tirar o excesso de água. Estenda as roupas no varal, de preferência em local com bastante ventilação e à sombra. Roupas brancas podem ser secas ao sol.

O que não pode faltar no berço do bebê?

  1. Mosquiteiro. O mosquiteiro é um acessório muito comum de ver nos quartos de bebês – principalmente nos primeiros anos de vida. ...
  2. Móbile. ...
  3. Travesseiro. ...
  4. Bichinhos de pelúcia. ...
  5. Saco de dormir para bebê

Ou seja, fuja dos seguintes itens que, normalmente, se coloca em berços de bebê. No vídeo de hoje te explico o motivo de não ser indicado colocar: travesseiros, mantas, cobertores, kit berço, almofadas, bichinhos de pelúcia e afins.

O ideal é deixá-la preparada a partir de 32 semanas (2 meses antes) pois a partir deste momento o seu bebê já pode nascer e não queremos surpresinhas de última hora! Além disso, a medida que o tempo passa, a barriga vai crescendo e você ficará mais cansada e menos disposta para isso.

O ideal é sempre procurar fazer a compra de duas unidades de kit berço. Assim, você pode lavar uma enquanto utiliza a outra, garantindo que o bercinho do bebê esteja sempre limpo e aconchegante.

O colchão deve ocupar todo o espaço interno do berço; Espaços nas laterais, entre o berço e o colchão ou com as barras/ripas de proteção, não devem existir; Não use lençóis e edredons; O berço não deve ter pintura descascada ou lascas no material, nem nenhuma outra peça quebrada.

Em uma superfície plana e rígida, com uma base bem definida, evitando almofadas ou materiais macios e volumosos. Almofadas de amamentação são úteis se o bebê estiver acordado, mas nunca devem ser usadas para fazê-lo dormir, seja no berço ou na cama dos pais.

Uma das técnicas mais antigas (e eficientes) para desinfetar objetos de bebês é mergulhar tudo em uma panela com água quente. Para isso, basta desmontar todas as peças móveis de mamadeira e chupetas, submergi-las em água e deixar ferver por 3 a 5 minutos.