É preciso lavar o feijão?

Perguntado por: nguedes . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 16 votos

Alimentos como feijão, lentilha, grão de bico e ervilha passam por um processo diferente de produção e precisam ser lavados para tirar a poeira própria dos grãos. Depois disso, indica-se deixá-los de molho em água – que pode ser morna – por, no mínimo, 10 horas.

Logo após esse tempo, é muito importante descartar essa água do remolho. Entre essas substâncias eliminadas com a água, estão a rafinose e a estaquiose, tipos de oligossacarídeos que causam desconforto intestinal ao serem fermentados no intestino e que provocam gases.

Os alimentos devem ser lavados apenas com água da torneira fria, asseguram os especialistas. Lavar com detergente pode ser perigoso, dado que os vegetais e frutas são permeáveis e absorvem esses químicos.

De qualquer modo, há como prevenir a maior formação de gases. O segredo que pode acabar com os gases é deixar o feijão, e outras leguminosas (como ervilha, lentilha, grão de bico, etc), de molho durante a noite ou trocando a água a cada 3 horas. Troque a água também antes de cozinhá-lo bem.

“Nessa hora, eu tiro a espuma branca que fica no feijão e cozinho em outra água, rapidamente. É mais saudável e super prático”, sugere. Essa espuma, de acordo com Cilene, é prova de que a fermentação ocorreu e de que o produto está livre das substâncias que prejudicam a absorção dos nutrientes.

Texto que circula tem conteúdo falso. Um texto que se espalhou pelo WhatsApp afirma que colocar o feijão de molho em água com vinagre antes de cozinhá-lo mata uma bactéria vinda das plantações, que, segundo a mensagem, “nem os antibióticos estão resolvendo”. É #FAKE.

Precisa lavar o arroz? Quem lava o arroz antes de cozinhá-lo diz que esse processo retira as impurezas e o “pó branco” que se acumulam no alimento. Mas a verdade é que o hábito não é necessário, e até não recomendado por alguns especialistas.

A regra vale para o preparo na panela de pressão ou mesmo ao cozinhar feijão na panela tradicional. Isso porque, quando se adiciona sal ou outro tempero na água do cozimento, o feijão tende a perder sua casca, ficando sem consistência. Além disso, o grão cozido com sal pode ficar com uma textura arenosa desagradável.

Os feijões fradinho/de corda (Vigna unguiculata), azuki (Vigna angularis), feijão-da-china ou feijão-mungo (Vigna radiata), feijão guandu/andu (Cajanus cajan), lentilha, ervilha, estão entre os que produzem geram menos flatulência.

Além disso, a água também ajuda a eliminar as substâncias presentes no feijão que podem causar gases e indigestão. Por isso, deixe de molho por 6 a 12 horas no máximo, trocando de água uma vez durante esse período.

Antes de cozinhar o feijão, jogue bastante água fervendo em cima. Cubra todo o feijão e espere uns 10 minutos. A água quente neutraliza uma das enzimas que fermentam o feijão no intestino. Resultado: a fermentação e a produção de gases também diminuem.

Estes estudos indicam que além de ajudar a diminuir o composto que causa flatulência no feijão, o uso do bicarbonato no molho mantém as paredes da semente do feijão mais preservadas, não perdendo tanto os seus nutrientes.

Esse procedimento faz com que o processo de digestão do feijão seja melhor. Coloque uma pequena quantidade de óleo na panela de pressão (cerca de uma colher de sopa), e acrescente os três dentes de alho picados. Outra dica é acrescentar cebola picada junto do cozimento.

Por que é bom deixar o feijão de molho no vinagre? Deixar o feijão de molho no vinagre aumenta a absorção de vitaminas e minerais presentes no alimento. Isso porque o feijão tem fitatos na composição, substâncias antinutricionais que dificultam a absorção de nutrientes pelo organismo.

Para isso, deixe o alimento de molho em um recipiente coberto com água e uma colher de suco de limão ou vinagre, por até 6 horas antes de cozinhar.

Mas, alguns grãos como o feijão, a lentilha, a ervilha e o grão-de-bico podem causar inchaço em determinadas pessoas. Isso porque eles favorecem também a produção de gases e, as vezes, retenção de líquidos. Os gases são responsáveis por aquela sensação de que a barriga está inchada e dura.

Lave os grãos em água corrente e escorra. Num recipiente, cubra os grãos com água de forma a deixá-los totalmente submersos. A água deve ficar no dobro da altura dos grãos, pois eles incham durante a hidratação. Deixe descansar pelo tempo médio de 8 a 12 horas.

15 minutos

O tempo de cozimento deve ser contado a partir do momento que a panela pega pressão: de 10 a 15 minutos, conforme a quantidade de feijão. Depois disso, é só esperar a pressão sair e você pode seguir o processo de temperar o seu feijão ou congelá-lo.

Por isso, basta colocar os grãos de feijão já limpos em uma panela com o dobro de água no fogo alto. Quando a água ferver, desligue o fogo e tampe a panela para hidratar os grãos mais uma hora. Depois desse tempo, é só escorrer e cozinhar normalmente!

A especialista ainda explica que o tempo ideal de remolho é de 24 horas, porém 8 horas já são suficientes para retirar grande parte dos agentes. “Ao longo do tempo será formada na superfície da água uma espuminha, que são os antinutrientes desgrudando dos grãos”.

A principal função do molho com limão é combater as substâncias que podem afetar negativamente a absorção de nutrientes ou causar outros problemas de saúde. Assim, ao colocar o feijão de molho, a enzima fitase libera nutrientes que ficam presos no fitato, combatendo a sensação de mal-estar após consumi-lo.