É preciso imprimir passagem comprada pela internet?

Perguntado por: gcurado . Última atualização: 28 de fevereiro de 2023
4 / 5 15 votos

Não, com o BPe, o passageiro pode imprimir a passagem em casa e embarcar direto no ônibus. O passageiro precisa apresentar algum documento ao embarcar? Os motoristas devem pedir o documento com foto, o mesmo utilizado na hora da compra, para o embarque.

Para retirar passagens de ônibus compradas pela internet, é obrigatória a apresentação de um documento com foto, que deve ser, necessariamente, o mesmo fornecido no ato da compra. A apresentação do voucher é opcional. Outro item que requer sua atenção é o preenchimento de dados.

Quando o pedido de compra for confirmado, você receberá um e-mail com um voucher de confirmação ou bilhete eletrônico. O voucher deve ser impresso e levado até o guichê para retirada da passagem. Já o bilhete eletrônico deve ser apresentado no terminal junto com a documentação de cada passageiro.

Você poderá apresentar a passagem digital de forma impressa ou digitalmente através do comprovante que foi encaminhado ao e-mail presente em seu cadastro de compras utilizando para isso o seu próprio aparelho celular.

É válido ressaltar que o documento de identificação é indispensável para o embarque, a passagem digital não precisa ser impressa, basta apresentá-la na tela do seu celular ou tablet.

Faça o check-in
Você pode fazer isso diretamente em uma das máquinas, ou indo ao balcão da companhia aérea pela qual comprou a sua passagem. Para fazer o check-in você só precisa do seu localizador, que é informado pela companhia aérea após a compra da passagem, e de um documento com foto.

Ao realizar a compra de sua passagem, você recebe em seu e-mail uma confirmação. Para imprimir seu bilhete você pode acessar através desse e-mail de confirmação ou pelo site onde realizou a compra, para isso basta fazer seu login.

Depois da emissão, é possível consultar o status do voo através do gerenciamento da sua reserva no site da companhia aérea escolhida para a viagem de avião. Pelo status dá para saber se houve confirmação, algum tipo de alteração ou cancelamento por parte da empresa.

Todas as passagens são validadas pelo motorista por meio de leitura do cartão de embarque com um QR Code. Os bilhetes podem ser apresentados no celular ou, ainda, impressos na casa do cliente, totem de auto atendimento ou em uma das agências, se o cliente preferir.

Passageiro deve baixar um aplicativo no smartphone para ter acesso à função. De acordo com a SPTrans, nesta fase do projeto experimental não haverá a integração tarifária com outros ônibus ou com os sistemas de trilhos. Foto: Getty Images. Em São Paulo, já é possível pagar a passagem de ônibus com QR Code.

É necessário ter o aplicativo da Companhia Aérea para fazer o check in online e emitir seu cartão de embarque eletrônico.

O BPE é a passagem de ônibus (e um documento fiscal) que pode ser impressa em casa.

O check-in pode ser feito on-line ou presencial:

  1. On-line, poderá imprimir o cartão de embarque ou, se preferir, usar o celular.
  2. Presencial, a Companhia Aérea te entregará o cartão de embarque impresso.

UMA VEZ CONFIRMADO O PEDIDO DE COMPRA, VOCÊ RECEBERÁ UM E-MAIL COM UM VOUCHER DE CONFIRMAÇÃO DA COMPRA OU O BILHETE ELETRÔNICO, QUE DEVERÁ IMPRIMIR E LEVAR CONSIGO ATÉ O GUICHÊ DA VIAÇÃO PARA RETIRADA DA PASSAGEM (NO CASO DO VOUCHER) OU ATÉ O TERMINAL JUNTAMENTE COM A DOCUMENTAÇÃO DE VIAGEM DE CADA PASSAGEIRO (NO CASO ...

Bilhete de Passagem Eletrônico – BP - e, é o documento emitido e armazenado eletronicamente, de existência apenas digital, com o intuito de documentar as prestações de serviço de transporte de passageiros, cuja validade jurídica é garantida pela assinatura digital do emitente e autorização de uso pela administração ...

A CNH-e (Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica) agora é aceita no embarque de passageiros em trechos domésticos. Para ser um documento válido, suas informações devem ser compatíveis com as informações do cartão de embarque.

Sim, é possível. Conforme a legislação em vigor, a versão digital do documento, tanto da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) quanto do CRLV ou CLA (Comprovante do Licenciamento Anual) valem tanto quanto a impressa.

Documentos de identificação em suporte eletrônico podem ser apresentados pelos passageiros às empresas aéreas no momento do seu embarque em voos domésticos. Para que possam ser aceitos, além de fé pública e validade em todo o território brasileiro, esses documentos (DNI, CNH-e, e-Título etc.)

Se a companhia aérea cancelou o resto do seu trecho por conta do não comparecimento no início, você pode ter direito de receber reembolso, embarcar em outro voo ou receber reembolso da passagem.