É preciso ferver a água mineral para fazer mamadeira?

Perguntado por: uvieira . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.2 / 5 15 votos

A água que será utilizada para preparar o leite deve ser de qualidade e estar livre de bactérias e outros micro-organismos. Por isso, o ideal é usar água mineral ou, se for preciso usar água de filtro comum ou da torneira, que ela seja fervida anteriormente para matar qualquer bactéria que ela possa conter.

Aqui estão algumas dicas para manter seguro o seu bebê da mamadeira: Ferva garrafas e mamilos durante 5 minutos antes de usá-los pela primeira vez. Depois do primeiro uso, lave-os por 1 minuto em água quente e sabão, enxaguar após cada utilização.

Para o bebê saudável, nascido a termo, você pode usar a água previamente fervida que foi resfriada em temperatura ambiente para preparar a fórmula infantil em pó e alimentá-lo de imediato. Ela pode ser mantida no refrigerador durante 24 horas.

Use água mineral ou fervida
A água que será utilizada para preparar o leite deve ser de qualidade e estar livre de bactérias e outros micro-organismos.

A ebulição mata potenciais patógenos na água. Mas a fervura leva tempo porque você deve permitir que a água esfrie por até 30 minutos antes de poder usá-la para preparar a fórmula. E, embora remota, há uma chance concreta de os micróbios do seu ambiente entrarem na água enquanto esfria.

Água Mineral é a melhor opção
A água filtrada por não ter controle, ou até mesmo ferver a água, não é garantia de segurança microbiológica para o bebês, além também de não conter minerais necessários para saúde. Depois do leite materno, a água mineral é a bebida mais importante para a vida de um bebê.

"Nos primeiros seis meses devemos ferver sempre qualquer água que servirá para o preparo de leite, mesmo água mineral. A partir dos 6 meses podemos ferver apenas a água filtrada, usando a água mineral sem ferver, desde que essa água mineral seja de origem confiável", afirma o pediatra Fábio R.

A água que o bebê irá tomar deve ser filtrada, tratada com cloro ou fervida antes. Esses cuidados são muito importantes para prevenir infecções que podem causar febre, diarreia ou vômitos.

Ferva a água potável durante 5 minutos e deixe resfriar por cerca de 15 minutos até atingir a temperatura de 70ºC. O uso de água e mamadeiras não fervidas pode provocar doenças ao lactente. Coloque na mamadeira esterilizada a quantidade exata de água previamente fervida.

Pode dar mamadeira fria para o bebê? R: Alguns bebês não se importam de tomar leite frio. Se você optar por oferecer leite quente ao seu bebê, aqueça a mamadeira em uma panela com água quente ou sob água corrente quente.

Você deve esterilizar a mamadeira com água fervente para matar os germes que causam mau cheiro. Depois disso, as peças podem ficar de molho numa bacia durante 1 hora com água, 20 ml de água sanitária e 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio.

Quando for absolutamente necessário, o produto reconstituído deve ser refrigerado a temperatura inferior a 5° C, por no máximo 24 horas. O uso de água sem ferver, de mamadeiras não fervidas, ou a reconstituição incorreta do produto podem provocar doenças no bebê.

Os pais devem aquecer as fórmulas infantis até a temperatura corporal. As mamadeiras cheias (ou os recipientes para as fórmulas infantis, caso sejam usados revestimentos de plástico descartáveis) são aquecidas em banho-maria e permite-se que elas atinjam a temperatura corporal.

Reconstituição: Adicionar 3 colheres de sopa (21g) de Mucilon em 170ml de leite frio ou morno. Oferecer logo após o preparo. Não necessita ir ao fogo.

O documento orienta a não oferecer água, chás e quaisquer outros alimentos para bebês de até seis meses de idade.