É preciso esperar a luz da injeção apagar para dar a partida?

Perguntado por: dpeixoto . Última atualização: 16 de maio de 2023
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É preciso esperar a luz da injeção apagar para dar a partida? Talvez você já tenha ouvido que é necessário esperar a luz da injeção eletrônica se apagar antes de dar partida no carro, porém, esse é um mito comum relacionado aos automóveis. Lembre-se de que ela só deve ser motivo de preocupação se permanecer acesa.

Isso não significa que há algum problema, mas sim que a verificação padrão do sistema está sendo feita. Se, após isso, a luz da injeção eletrônica acender e apagar significa que foi registrado algum problema no sistema de injeção eletrônica. Às vezes, pode ser até mesmo o combustível adulterado, como já falamos.

Quanto a deixar o motor esquentando por dois ou três minutos, também não é mais necessário. Porém, ainda se recomenda deixá-lo em marcha lenta durante vinte ou trinta segundos, antes de acelerar e sair com o carro.

Antigamente era comum deixar o motor esquentando durante alguns minutos antes de sair com o carro, para reduzir o risco de danos e aumentar a durabilidade do propulsor. Até hoje, tem gente que não movimenta o carro até o respectivo motor esquentar. Mas essa prática realmente traz benefícios em veículos .

Uma das luzes de alerta do painel, quando se acende, ilumina a imagem de um pequeno motor e significa problema na injeção de combustível. Ela é amarela, o que significa que não há urgência, mas o carro tem que ser levado à oficina para verificação.

Se essa luz acender, a primeira coisa a se fazer é desligar o carro e religá-lo.

Sinais de que o catalisador está com defeito

  1. – Perda de potência no motor. Quando o motorista detecta que a potência do automóvel está prejudicada, esse é um possível sinal de que o catalisador está com problemas. ...
  2. – Ruídos no escape. ...
  3. – Aumento no consumo de combustível. ...
  4. – Luz da injeção eletrônica.

Apagar luz da injeção eletrônica manualmente
É possível que em alguns veículos, a luz de Check – luz da injeção eletrônica, se apague automaticamente depois que o carro for ligado e desligado três vezes seguidas, sem ligar o motor.

Eletroinjetor sujo, vela, cabo de vela e combustível adulterado estão entre as principais razões de problemas na injeção eletrônica do veículo. Lembremos que o sistema de injeção tem como função regular a medida perfeita entre combustível e ar.

O serviço de inspeção e limpeza de injeção custa entre R$ 100 e R$ 190, dependendo do tipo de equipamento utilizado para a retirada das impurezas do bico (descarbonização ou ultrassom, que é mais caro).

Quando a luz da injeção eletrônica não apaga podem estar ocorrendo desde problemas simples como tampa de gasolina solta, sensor de oxigênio ou vela de ignição com defeito, até coisas mais graves, como um conversor catalítico defeituoso, ou problemas graves de falha no motor. Dessa forma, não podemos ignorar esse sinal.

Alguns sinais podem indicar que esse é o defeito do seu veículo: luz acesa no painel: se a luz da injeção eletrônica acender, provavelmente algum componente do sistema está com defeito.

A luz da injeção eletrônica é representada, no painel, pelo desenho de uma luz amarela, cujo ícone é um motor. Sempre que o motorista coloca a chave na ignição e gira, ela se acende. Essa prática acontece para mostrar que a luz está funcionando devidamente.

meia-hora

A mudança brusca de temperatura pode causar danos ao motor. Uma vez estacionado, espere o motor esfriar. Normalmente, o tempo médio é de meia-hora.

Além disso, o especialista sugere que, em casa mesmo, o condutor faça a verificação do nível de tempos em tempos – mas a medição não deve ser feita com o motor “quente”, o certo é esperar, pelo menos 30 minutos para ele esfriar e o óleo baixar.

Espere o motor esfriar por completo antes de tocá-lo ou tirar a tampa do radiador. O processo pode demorar até 30 ou 45 minutos, mas você pelo menos não vai se queimar.

Seja como for, especialistas recomendam esperar o motor do carro esquentar antes de sair. Assim, as peças internas vão atingir a temperatura ideal de funcionamento. Se estiver frio, o consumo de combustível, por exemplo, tende a ser maior.

Aquecido pelo motor, o combustível pode vaporizar-se formando bolsões de vapores que produzem distúrbios na injeção ou mistura. As consequências são: Perda de potência. Apagamento do motor.

Em alguns carros apenas uma luz de emergência acenderá quando o motor estiver superaquecido. Neste caso, encoste o automóvel no estacionamento e aguarde até que o motor esfrie. Se houver fumaça, é mesmo um sinal de que ocorreu o superaquecimento do motor.

A solução é simples: basta completar o nível no cárter. Porém, se a luz se acende e o nível está correto é algum problema grave no sistema de lubrificação, o carro deve ser levado imediatamente para a oficina.