É preciso emagrecer para fazer cirurgia plástica?

Perguntado por: lsouza . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

Na cirurgia plástica, é importante estar próximo do peso ideal antes de procedimentos como abdominoplastia, lipoaspiração e mamoplastia. Isso ocorre por dois motivos: é mais seguro fazer procedimentos em pacientes sem sobrepeso ou obesidade e o resultado estético das cirurgias é melhor se o paciente emagrecer.

De modo geral, a perda de peso no pré-operatório, contribui para uma melhora global do estado de saúde do paciente, e tem impacto direto na segurança do procedimento cirúrgico em si e na recuperação do paciente.

Uma dúvida muito comum que recebo de pacientes em meu consultório é se, para fazer plástica de abdômen, também conhecida como abdominoplastia, é preciso emagrecer. A resposta é sim! Quanto mais próxima do peso ideal a pessoa estiver, melhores serão os resultados da sua cirurgia plástica.

Diabetes, lúpus, uso de determinados medicamentos, gravidez, período pós-parto, transtornos psicológicos tais como depressão e bipolaridade e a faixa etária do paciente são situações que deverão ser cuidadosamente analisadas, caso a caso, pois podem implicar na contraindicação da cirurgia plástica.

Mude seus hábitos
Mais: as bebidas alcoólicas e o tabaco são fatores influenciadores da corrente sanguínea, pois interferem na coagulação e podem aumentar o risco de sangramento durante a operação. Além de suspender alguns costumes, você também deve iniciar ou aumentar a prática de outros.

Esse receio aumenta quando são divulgados casos de cirurgias mal sucedidas que resultam, até mesmo, no óbito das pacientes. É fato que a lipoaspiração é uma das cirurgias plásticas mais perigosas.

Em Geral, é contra-indicado abdominoplastia com IMC acima de 30 kg/m2.

No entanto, não existe um peso mínimo, máximo ou até mesmo ideal para realizar uma abdominoplastia especificamente.

O emagrecimento saudável e eficaz deve ocorrer antes da cirurgia plástica, de forma gradual e orientada por especialistas. Fazer dietas para perder peso depois da cirurgia pode comprometer os resultados e aumentar as chances de o corpo ficar flácido.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o emagrecimento não é o resultado da lipoaspiração. Na verdade, é um requisito que o paciente esteja dentro do peso adequado para que a cirurgia seja feita, já que sua finalidade é modelar o corpo através da retirada de gordura localizada.

A média são de 3kg a 5kg, mas há casos em que se perde menos e outros que podem chegar a quase 10kg de perda no pós-operatório.

São vários os fatores que podem impedir uma pessoa de realizar este tipo de cirurgia plástica, como por exemplo àquelas mulheres que têm pretensão de engravidar ou ainda aquelas pessoas em que é previsto um grande ganho de peso após a cirurgia, porque essas condições dependem de uma grande distensão do abdômen.

O ideal é estar próxima do seu peso ideal. No entanto, estar com alguns quilinhos a mais não é necessariamente um impedimento para realizar a abdominoplastia. Na realidade, a possibilidade de fazer abdominoplastia acima do peso leva em consideração diversos fatores que vão além da balança.

Anestesia geral para abdominoplastia
É necessária a intubação traqueal, ou seja, é inserido um tubo pela traqueia para preservar a respiração do paciente. São feitas medicações para controlar a dor, as náuseas e vômitos. A principal vantagem dessa técnica é que ela é útil para cirurgias em qualquer parte do corpo.

A resposta é sim: pode fazer cirurgia menstruada!

Lipoaspiração. Atualmente, a lipoaspiração é a líder de procura.

Os principais riscos em cirurgias plásticas envolvem erros médicos, irregularidades cirúrgicas, realizar técnicas de maior risco, intercorrências no pós-operatório e eventualidades já esperadas. Grande parte desses riscos, principalmente os mais graves, podem ser evitados ainda no planejamento da cirurgia plástica.

Não faça depilação nos dias que antecedem a cirurgia (1 semana).