É preciso dilatar a pupila para fazer exame de vista?

Perguntado por: lalmada . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 5 votos

A dilatação pupilar normalmente acontece na realização dos exames mais completos, após uma conversa com o oftalmologista. Ela é necessária, principalmente, para quando os médicos precisam ver nitidamente o fundo da retina, procedimento essencial para a saúde ocular.

A dilatação também pode gerar um efeito de redução da acomodação ocular. Isso quer dizer que ocorre a diminuição da capacidade do olho de se adaptar ao foco da visão de longe para perto.

Depende do colirio utilizado... de 3 horas até uns dias..

Além disso, a dilatação costuma ser uma parte normal de um exame oftalmológico para pessoas que usam óculos ou lentes de contato. Porém, se você é jovem e seus olhos são saudáveis, você pode não precisar dilatar a pupila sempre.

O critério de dilatação fica a cargo de cada médico, já que cada escola de formação orienta determinado tipo de dilatação e idade a qual deve ser aplicada. Mas em geral, se não houver variação significativa do grau não há necessidade de dilatação.

Por isso, um dos problemas de usar o celular no escuro está justamente nisso, afinal, ao se dilatar, a pupila fica mais suscetível à iluminação da tela, o que pode prejudicar a saúde da sua retina.

Bom dia, o efeito dilatação da pupila costumar passar em torno de 6 horas após o uso do colírio, em poucos casos esse tempo pode ser maior, mas se isso ocorrer fique tranquilo!

Para diminuir a dilatação da sua pupila, você deve ser paciente! Isso mesmo, você deve esperar algumas horas, pois, geralmente, a pupila volta ao tamanho normal em pouco tempo. A duração do tempo pode ser um pouco maior em casos de realização de exames de vista, em que colírios que dilatam a pupila são usados.

Depois do exame mapeamento da retina,pode voltar ao trabalho, principalmente quem trabalha em portar. Olá! Sim, o exame é realizado após dilatar a pupila, então a visão para perto ficará embaçada durante aproximadamente 4h. Mas não impede atividades que exijam a visão para longe.

Quanto tempo dura o efeito da dilatação? O efeito dos colírios usados para o exame de dilatação dura de 4 a 24h, dependendo do tipo e combinação que foram usados. Geralmente, o efeito é mais prolongado em crianças de olhos claros (azul, verde, cor de mel) do que em crianças de olhos escuros (marrom, preto).

O efeito dos colírios pode demorar até 8 horas para passar completamente e pode dar um pouco de sonolência principalmente em crianças menores. Por isso, ideal é não marcar compromissos importantes para o mesmo dia do exame.

Atestado médico de afastamento é emitido quando o paciente precisa dilatar a pupila ou apresenta algum achado que comprometa as atividades posteriores de trabalho e/ou de estudo.

Exame de refração
O exame pode ser feito com o uso do autorrefrator, equipamento que identifica automaticamente uma prévia próxima do grau real, ou com o refrator, aparelho que é colocado na frente do rosto. Em seguida, o médico solicita ao paciente que fale quais letras vê na parede oposta do ambiente.

Como é feita a dilatação da pupila
O oftalmologista ou outra pessoa da área da saúde, como o técnico de enfermagem ou enfermeiro, aplica um colírio dilatador. Essa medicação estimula a contração dos músculos que cuidam do funcionamento da pupila e o relaxamento daqueles responsáveis pelo foco.

Pesquisas indicam que algumas pessoas podem dilatar as pupilas imaginando formas e ambientes escuros. Imagine um urso negro atacando um acampamento escuro à meia noite e seus olhos podem se ampliar temporariamente. Foque-se em objetos distantes ou desfoque os olhos.

A dilatação no exame oftalmológico ocorre através do uso de colírios. O objetivo é relaxar a musculatura da pupila, popularmente conhecida como “menina dos olhos”. O tempo de dilatação pode variar de acordo com o colírio utilizado e também de paciente para paciente, podendo durar de minutos até algumas horas.

As pupilas se dilatam como consequência da ação dos músculos localizados na íris (a parte colorida do olho). Em uma pessoa que não apresente qualquer problema, a midríase aparecerá, por exemplo, todas as vezes em que estiver em um ambiente com pouca iluminação.