É preciso deixar a linhaça de molho?

Perguntado por: lbarreto . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

Outra opção para melhorar o aproveitamento dos benefícios é deixar as sementes de molho em água de um dia para o outro, o que amolece sua casca.

Chegou a hora de responder a pergunta: Como incluir a linhaça no cardápio? Ela pode ser encontrada como semente, farinha ou apenas óleo. O consumo da semente inteira é ideal para aproveitar todo o teor de fibras.

Uso no tratamento da prisão de ventre
É por isso que uma das formas mais recomendadas para consumir as sementes como o objetivo de aliviar a prisão de ventre é submergindo uma quantidade considerável de sementes em um copo de água durante toda a noite, e no outro dia beba em jejum a água e as sementes.

10 gramas

Como comer linhaça? Segundo especialista, devemos consumir diariamente no máximo 10 gramas de linhaça (uma colher de sopa). Ingerir uma quantidade superior pode provocar intestino preso devido a uma enorme composição de fibras ingeridas.

De acordo com especialista a linhaça possui as seguintes contra-indicações: obstruções digestivas e íleo paralítico. A semente de linhaça tem cerca de 39% de óleo em sua composição.

Deixe de molho por um mínimo de 4 horas (ideal 8 horas) antes de seu preparo em sucos, leites ou barrinha de granola viva. A este processo dá-se o nome de pré-germinação da semente ou 'acordar' a semente.

A chia se destaca pela maior quantidade de cálcio: Ajuda na prevenção de osteoporose: em 30g de chia há 189,3mg de cálcio, quase três vezes mais que em 30g de linhaça. Essa quantidade corresponde a 19% das necessidades diárias.

Depois da mudança da dieta, em sete dias, o trânsito intestinal de 97% dos homens e todas as mulheres voltou à normalidade”, informou Isabela Coelho de Castro. Os resultados ainda apontaram que a sensação de inchaço foi eliminada para 32% dos participantes.

Favorece no funcionamento do intestino
Por ser rica em fibras – uma colher de sopa de linhaça contém 3g de fibra, o que representa 8% da dose diária recomendada para homens e 12% da dose diária recomendada para mulheres – a linhaça auxilia a melhorar o funcionamento do intestino.

Após o preparo, o ideal é tomar a água de linhaça 30 minutos antes do café da manhã, para assim usufruir de seu efeito supressor do apetite. Além disso, você pode incluir a linhaça em outras refeições, como: Adicionar uma ou duas colheres de sopa da semente em vitaminas ou smoothies.

As fibras insolúveis encontradas na composição do alimento adicionam volume ao resíduo digestivo, atuando como um laxante e aliviando a prisão de ventre.

Se você quiser beber a linhaça, faça água de linhaça e misture-a nas suas bebidas preferidas ou bata os grãos frescos quando for fazer alguma vitamina. Você também encontra bebidas com linhaça em lojas de produtos naturais.

A dieta recomenda a inclusão de duas colheres de sopa ou dois copos de cerca de 50 ml (geralmente utilizados para consumir café) de sementes de farelo de linhaça diariamente. O farelo pode ser adicionado a iogurtes, leite desnatado, suco de frutas e a frutas picadas ou amassadas.

A linhaça, por exemplo, tem sementinhas um pouco maiores que as da chia. Enquanto a linhaça tem origem asiática, a chia é americana. Em suma, as duas merecem um lugar especial na sua alimentação e inclusive podem ser consumidas juntas.