É preciso comer depois do treino?

Perguntado por: dfigueiredo . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.4 / 5 13 votos

Por que é necessário comer após o treino? Nosso organismo possui uma reserva de energia, mas quando treinamos de forma intensa, ela é gasta rapidamente. Dessa forma, comer após o treinamento de musculação ou corrida, por exemplo, é importante para fazer a reposição de energia e do tecido muscular.

o ovo é uma excelente fonte de proteínas e, por isso, ajuda no aumento da massa muscular e na recuperação após o exercício físico.

Existem benefícios em treinar em jejum? Treinar em jejum queima mais gordura tanto durante quanto após a atividade física, segundo mostram diferentes estudos. Se exercitar sem comer também pode contribuir no desempenho em exercícios aeróbicos e no ciclismo.

Composta basicamente por água e carboidratos, a banana é uma ótima fonte de energia que pode ser utilizada durante o treino ou no período de recuperação. Além disso, as grandes quantidades de potássio ajudam na contração muscular e evitam as temidas câimbras.

Banana concede energia para o treino
Fonte importante de potássio, a banana é importante para o funcionamento dos músculos e ajuda a prevenir cãibras. Por isso, uma boa dica é incluí-la na alimentação pré-treino.

Os mais indicado alimentos pós-treino são cereais, leguminosas, tubérculos, frutas e carnes. Essas comidas contam com maior concentração desses nutrientes e não podem faltar no cardápio de dia inteiro!

Ovo. Provavelmente você conhece alguém ou já viu pessoas que fazem academia ingerirem uma alta quantidade de ovos cozidos. Eles são um dos principais alimentos para ganhar massa muscular. Isso acontece, pois são uma grande fonte de proteínas, ferro e vitaminas, além de ter fácil preparo.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda de 150 a 300 minutos de atividade física de moderada intensidade por semana para todos os adultos e uma média de 60 minutos de atividade aeróbica moderada por dia para crianças e adolescentes.

Nenhum músculo é fácil de crescer, mas o trapézio responde extremamente rápido ao treinamento para a maioria das pessoas.

Se você quer perder gordura abdominal, terá que se movimentar e isso significa fazer uma atividade aeróbica, como correr, andar de bicicleta, nadar ou caminhar. É a única maneira de acelerar o metabolismo. Também experimente o pilates e a ioga.

“O damasco figura, talvez, como a fruta com maior carga proteica (3,67g em uma porção de 100g)”, diz a nutricionista Dayse Paravidino. Por isso, o ideal é tentar apostar em outras fontes do nutriente.

30 minutos antes do treino: o recomendado é comer apenas uma fonte rápida de carboidrato como um suco natural ou uma fruta sem casca.

Frango (principalmente o peito, sem a pele); Peixes; Carne vermelha; Proteínas vegetais (leguminosas, tofu).

O ovo é um dos alimentos mais completos, rico em micronutrientes e uma excelente fonte proteica para ganho de massa muscular. O consumo antes do treino pode ajudar na cota calórica e proteica dentro do plano alimentar individual.

1- Leite. Apesar do leite ser uma boa fonte de proteína e ser muito consumido pelos praticantes de atividade física, é um alimento de digestão lenta que pode causar desconforto gástrico se consumido antes do treino. Em alguns casos, pode até causar sono e enjoo.

7 formas eficazes de garantir a recuperação pós treino

  1. Alongue o seu corpo. Ao contrário do que muitos pensam, não é uma bobagem alongar o corpo antes e depois do exercício. ...
  2. Fique de olho na alimentação. ...
  3. Mantenha o corpo hidratado. ...
  4. Invista nas massagens. ...
  5. Aposte na crioterapia. ...
  6. Descanse. ...
  7. Conte com a ajuda de um profissional.

Diferença entre pré e pós-treino
É o que dá energia para o seu corpo ANTES de praticar exercícios físicos! O que você deve comer é o carboidrato, pois ele vira glicose no organismo, o que gera energia e potencializa o treino. A falta desse alimento para quem treina é prejudicial, podendo afetar o treino e a saúde.

Líquidos, carboidratos e proteínas fazem parte dos grupos alimentares que devem ser consumidos após o treino. Porém, não qualquer um.
...
Aqui vale ingerir:

  • batata doce ou inglesa.
  • fruta (banana de preferência)
  • macarrão (a sugestão é usar massa integral)
  • arroz integral.
  • pão integral.
  • Frutas vermelhas. Elas possuem antioxidantes que ajudam a reduzir inflamações e na recuperação muscular após os treinos. ...
  • Kiwi. Ele contém antioxidantes que atuam rapidamente na promoção da perda de gordura. ...
  • Banana. ...
  • Abacate. ...
  • Mamão.