É preciso Chapiscar a parede antes de rebocar?

Perguntado por: aconceicao . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 6 votos

É importante lembrar que o ideal é sempre chapiscar a parede antes do reboco, para criar a camada que vai segurar o reboco. Essa camada terá dupla função, pois de um lado ela fixa o tijolo ou bloco e do outro vai fixar o reboco, aplicado posteriormente.

Vale ressaltar que, para os casos em que a parede já foi pintada sem o nivelamento, é preciso lixar a superfície antes de qualquer coisa. Já para os casos em que a parede está no reboco, coloque a massa na desempenadeira e espalhe o produto por toda a superfície. É importante não exagerar deixando a massa muito grossa.

Conhecido como argamassa de ancoragem, regularização e acabamento, o produto Plastter, da empresa que leva o mesmo nome, substitui o chapisco, reboco e massa acrílica, reduzindo o custo da mão-de-obra.

Apesar da superfície irregular do chapisco ser mais trabalhosa de pintar, a tinta adere sem dificuldades. Assim, confira agora nossas dicas para realizar a pintura de superfícies de chapisco. Boa leitura!

Execução do chapisco:
Inicialmente, devemos molhar razoavelmente toda a superfície da alvenaria. Isso é necessário para que não ocorra absorção, por parte dos blocos, da água necessária à cura do chapisco. Logo em seguida, deve-se preparar uma argamassa no traço de 1:3 de cimento e areia média ou grossa sem peneirar.

Esse sistema é formado por três etapas: a primeira, é a do chapisco, que garante aderência à superfície; a segunda, do emboço, regulariza a parede; e a terceira e última etapa corresponde ao reboco, que proporciona uma parede plana e lisa para aplicação de pintura.

O esfarelamento é uma grave intercorrência nas propriedades técnicas do concreto ou da argamassa. Está relacionado ao excesso de água, dosagem incorreta do traço, uso de materiais de baixa qualidade ou utilização logo após o término do início de pega.

3 dias

O período de cura recomendado entre o final da aplicação de chapisco e o início da realização da argamassa é de 3 dias.

Elas podem ocorrer devido à dilatação/retração térmica, estruturas mal projetadas ou em sobrecarga, recalques de apoio, uso incorreto do material, retração do cimento, por motivos químicos (ataque por sulfatos, por exemplo) entre outros.

Degradação do reboco
É esse ditado que provavelmente está causando a degradação no reboco das suas paredes. Isso acontece porque produtos de baixa qualidade ou curto tempo de vida útil podem causar uma degradação mais rápida do reboco, dando a impressão de que ele está “esfarelando ao toque”.

Pode sim...... tente retirar tudo,caso não consiga,impermeabilizar tudo e depois venha com um novo reboco,como se estivesse começando do zero.....

O chapisco é a primeira argamassa aplicada à base e que fica em contato direto com a alvenaria. Ele torna a superfície da parede mais áspera e porosa, segurando com maior facilidade a segunda camada (emboço).

Rebocar a parede com argamassa além de amenizar a temperatura de ambientes internos, cria uma excelente acústica para o espaço. E apesar de algumas pessoas não considerarem esse tipo de reboco bonito, vale ressaltar que sua superfície permite acabamentos com massa corrida, pintura direta, grafiato e papel de parede.

Cura: Como já dissemos, são necessários, no mínimo, 3 dias após a aplicação do chapisco para iniciar o reboco. Mas, esse tempo pode variar por conta da quantidade da mistura aplicada. Por isso, é bom verificar se está realmente seco antes de começar a próxima etapa, mas o chapisco, geralmente, seca bem rápido!

Antes de passar massa corrida na parede chapiscada, é preciso lixar toda a superfície para garantir que ela fique lisa. Depois, é possível causar o mesmo efeito na nova pintura.