É preciso acordar o bebê para amamentar a noite?

Perguntado por: ldias . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

UM BEBÊ QUE ESTÁ COM UM BOM GANHO DE PESO, mamando bem durante o dia, NÃO HÁ NECESSIDADE DE ACORDÁ-LO DURANTE A MADRUGADA. A NOITE É PARA DORMIR E NÃO ALIMENTAR. O bebê na maioria das vezes, tem a necessidade de mamar na madrugada, acordando espontaneamente para isso, principalmente nos primeiros meses de vida.

Alguns podem dormir muito mais ou durante mais horas seguidas do que outros. Mas, em geral, um bebê pode dormir até 20 horas por dia. Você realmente precisará atentar para a idade do pequeno.

O número de horas que o bebê deve dormir depende da idade e do seu grau de desenvolvimento, mas o recomendado é que o recém-nascido durma entre 16 a 20 horas por dia, distribuídas em períodos de poucas horas ao longo do dia. No entanto, com o crescimento, é possível que o bebê durma a noite toda e sozinho.

Um dos maiores sacrifícios da mamãe e dúvida bem comum é: PRECISO ACORDAR MEU BEBÊ PARA MAMAR? A resposta é SIMMMM!!!! Os bebês nos primeiros dias de vida costumam dormir muito, mas também precisam se alimentar, recuperar o peso do nascimento, então é nós que iremos ofertar o seio a cada três horas durante o dia!

Tudo depende da idade do bebê que você tem em casa. O recomendado é que, nos primeiros meses, o neném possa mamar com livre demanda, sem rigidez de horários. Ele vai acordar a cada três horas, mas caso não acorde sozinho, a mãe deve intervir.

Recém-nascido até 3 meses: essa é a fase que os bebês mais dormem por dia, entre 16 e 20 horas diárias. Os ciclos de sono dos recém-nascidos costumam durar de 1 a 4 horas e intercalados por 1 a 2 horas acordados. Normalmente eles acordam para mamar e logo voltam a dormir.

Os padrões de sono do recém-nascido podem variar, com uma grande amplitude de tempo total de sono (10 a 18 horas por dia) e o sono é espaçado durante as 24 horas do dia, sem muita diferença entre o dia e a noite. Os recém-nascidos podem dormir de 2 a 5 horas em uma única vez.

Para saber se o bebê está com frio, os papais devem sentir a temperatura do bebê tateando a pele pelas seguintes partes: Barriga, Peito e Costas, dessa forma poderá aferir se a pele está fria. Se engana quem acredita que verificar a temperatura dos bebês por meio das mãos e nos pés é o recomendado.

“Os sintomas, quando presentes, são inespecíficos podendo ser apatia, recusa alimentar, náuseas, vômitos, choro débil, irritabilidade, tremores finos de extremidades, extremidades arroxeadas, aumento ou diminuição a frequência cardíaca, parada respiratória e convulsão.

Mantenha o bebé numa posição vertical sobre o seu ombro, mesmo que este tenha adormecido. Apoie bem a cabeça do bebé sobre o seu ombro, de forma a que a barriga esteja a ser ligeiramente pressionada.

O bebé deve tomar banho todos os dias e a hora ideal para o fazer é ao final do dia. Isto porque o banho tem normalmente um efeito calmante e é a altura do dia em que é mais provável estarem presentes a mãe e o pai. Se, pelo contrário, o banho tem um efeito excitante no seu bebé, prefira fazê-lo durante a manhã.

Acaricie o queixo do bebê até o pescoço com uma pressão média. Faça cócegas nos pés e na barriguinha do bebê, com a intenção de acordá-lo mesmo! Tire a roupinha do bebê e deixe-o somente enrolado numa manta, coberto o suficiente para não sentir muito frio. Isso ajuda a acordá-lo.

Aposte nas roupinhas leves e confortáveis
Ou seja, o algodão permite que o corpinho do pequeno respire durante a noite e não retenha o suor. Assim, se torna muito confortável para ele dormir durante a noite. Dessa forma, fica muito mais fácil tornar o sono do pequeno mais confortável.

Se estiver bem alimentado, um bebê pode dormir até 8 horas seguidas sem problema algum, mas isso, a partir do 2º ou 3º mês de vida. Enquanto isso viva um dia de cada vez e as noites mal dormidas igualmente.