E precisa rebocar a parede para colocar azulejo?

Perguntado por: rdantas . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

Se a sua parede for receber como revestimento azulejos, porcelanatos ou outro tipo de placa, não é necessário fazer o reboco. Se sua parede for receber pintura, aí é preciso fazer o acabamento com o reboco.

Conhecido como argamassa de ancoragem, regularização e acabamento, o produto Plastter, da empresa que leva o mesmo nome, substitui o chapisco, reboco e massa acrílica, reduzindo o custo da mão-de-obra.

Pode sim . Desde que esteja nívelado e com aderência. Quanto a junta de dilatação o bom é seria fecha - la com uma nata de cimento depedendo da espessura.

Aplicando argamassa no azulejo
Argamassa; Talocha (para fazer a aplicação);

Porém não é recomendado. Segue um dos motivos: A argamassa/cola pode até promover uma boa aderência da cerâmica com a tinta, porém a aderência da tinta com a parede não suportará os esforços(carga) das cerâmicas e a probabilidade de soltar da parede, com tinta e tudo, será grande!

Você pode inclusive criar o reboco com argamassa direto no tijolo, se esse for o seu caso.

De fato, trata-se de uma espécie de massa para assentar diferentes tipos de tijolos e, consequentemente, substituir as misturas tradicionais com areia, pedras, cimento, cal etc. Ou seja, o produto já vem pronto em uma embalagem e pode ser aplicado diretamente nos tijolos durante o processo de uma construção.

A resposta para essa pergunta é simples: o revestimento feito para pisos pode ser utilizado nas paredes, no entanto, se o revestimento foi feito para a parede, é preciso analisar as suas características técnicas para verificar se atendem às necessidades do piso.

Você sabia que é possível usar o Drywall como revestimento colado? Isso mesmo. Ao invés de revestir uma parede de alvenaria com todas aquelas etapas que incluem chapisco, emboço e reboco, opte pela colocação da placa direto na parede já pronta. Optando pelas placas de drywall, sua obra só terá benefícios.

O reboco é uma das partes mais importantes, mas também uma das mais trabalhosas de uma construção. É por isso que o drywall é a opção ideal para as construções e reformas de alvenaria: ao invés de realizar todas as etapas de chapisco, emboço e reboco, é só aplicar a placa direto na parede e pronto!

Se a sua parede for receber como revestimento azulejos, porcelanatos ou outro tipo de placa, não é necessário fazer o reboco. Se sua parede for receber pintura, aí é preciso fazer o acabamento com o reboco.

Já a argamassa, também conhecida como cimento de cola, é usada para assentar pisos e revestimentos, além de nivelar e regularizar superfícies, como contrapiso. Outra diferença é no preparo dos materiais. O cimento, normalmente, precisa de água para endurecer e manter as estruturas unidas.

O cimento queimado nada mais é uma argamassa feita de cimento, areia e água. O revestimento é criado no próprio piso, e sua espessura é de aproximadamente 2 a 3 cm. Além disso, a aplicação é fácil e deve ser feita em um contrapiso já nivelado, com alguns cuidados.

Sendo assim, o contrapiso é uma etapa fundamental para a construção. Sem a execução adequada dele, a aplicação do piso se torna problemática.

Tinta para pisos e azulejos
O produto mais indicado para essa aplicação é a tinta epóxi, resistente à umidade, sendo apropriada para banheiros e cozinhas. Dá para pintar de qualquer cor ou até misturar cores, mas, caso pinte os pisos de cores claras, será preciso tomar mais cuidado com móveis e cadeiras.

Para calcular a quantidade necessária de argamassa colante, é preciso verificar o rendimento médio de cada saco, indicado pelo fabricante do material. Mas, de maneira geral, são necessários 5kg de argamassa para revestir 1m2 de área.