É possível zerar a redação?

Perguntado por: lcampos . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.5 / 5 14 votos

A nota final é composta pela soma da pontuação do candidato em cada uma das competências. Por isso, o mínimo que alguém pode tirar é 0 e o máximo, 1000 pontos. Assim, ao contrário das questões objetivas, é possível zerar a redação, embora não seja uma situação tão comum.

Não dá para tirar zero nas provas objetivas do Enem
Você já deve ter ouvido falar que as quatro provas objetivas do Enem seguem um modelo complexo de correção, a Teoria de Resposta ao Item (TRI). A TRI começou a ser usada no Enem em 2009, mas os conceitos básicos desse cálculo foram definidos lá atrás, em 1943!

Confira algumas dicas para evitar zerar a redação do Enem:
Cópia de texto(s) da Prova de Redação e/ou do Caderno de Questões sem que haja pelo menos 8 linhas escritas pelo próprio participante.

Notas zero
Conforme o Inep, o Enem 2021 teve mais de 95 mil redações nota zero.

Isso denota um repertório vocabular limitado. 12. Uso de palavras e expressões sentimentalistas. Palavras como "infelizmente", "lamentavelmente", "indubitavelmente" são muito pessoais (o que é lamentável para um, pode não ser para o outro) e pouco adequadas ao gênero.

Será que os estudantes podem aproveitar o assunto em voga e citar, na redação, nomes como o do presidente Jair Bolsonaro e o do ex-presidente Lula? Segundo professores ouvidos pelo g1, ninguém vai tirar zero ou perder pontos apenas por ter mencionado um político na dissertação.

Ainda conforme o Inep, 87.567 participantes tiraram nota zero na redação.

A regra é bem rígida: você pode errar no máximo três vezes. Mas antes é bom saber que existem vários tipos de desvios que entram na conta. Estudantes já estão cansados de saber que uma das melhores maneiras de treinar redação é lendo textos que alcançaram notas máximas em edições anteriores dos vestibulares.

De modo geral, os candidatos com pontuação entre 550 e 650 pontos têm chances de conseguir vaga em diversas faculdades. As menores notas para ser aprovado costumam ser superiores a 450 pontos.

A estudante amazonense Rilary Castro, de 18 anos, alcançou nota mil na redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Isso acontece, segundo Tadeu da Ponte, professor do Insper, porque a nota não retrata o desempenho individual do candidato, mas a posição que ele ocupou na escala de proficiência onde todos os milhões de outros candidatos também são incluídos.

Você deve escrever o seu texto em no máximo 30 linhas e no mínimo 8, para não ser eliminado. Porém, é praticamente impossível passar por todas as etapas do texto dissertativo-argumentativo com uma redação tão pequena! Isso significa que você não chega a ter a nota zerada se você passar de 30 linhas na redação do Enem.

Outras justificativas para a atribuição de zero são a fuga total ao tema apresentado, o uso de impropérios no texto e até mesmo a apresentação de desenhos na folha definitiva da redação.

Resultado foi divulgado no fim da tarde de ontem, 29 de março. Prova teve 2,7 milhões de participantes. Balanço divulgado pelo Inep mostra que apenas 28 dos 2.795.978 participantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 tiraram nota mil.