É possível voltar a um sonho?

Perguntado por: ogois4 . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

A maioria dos especialistas concorda que não tem como voltar e continuar um sonho em si. Porém, você pode criar um ambiente mental propício para gerar novas formas do sonho para ter uma experiência residual, só que nova.

Quando a pessoa sonha repetidas vezes com o mesmo sonho dizemos que este é um sonho recorrente. João Bidu explica que, embora alguns sonhos repetidos possam ser positivos, a maior parte desses sonhos têm a mesma função: servirem como alerta.

Manter um diário do sono, desligar todas as telas, praticar meditação, mudar de quarto: conheça diferentes táticas para voltar a sonhar

  1. O que a ciência diz sobre os remédios naturais para dormir.
  2. Compartilhar a cama com parceiro traz benefícios para o sono, diz estudo.

Sonhos premonitórios são aqueles que são concretizados na vida real. Você já sonhou com alguma situação e depois ela realmente aconteceu? Então, se você já passou por isso é porque você teve a experiência de um sonho premonitório, que também podem ser chamado de precognitivo.

Sonhos lúcidos são aqueles em que você está consciente de que está sonhando. Diferentemente dos sonhos comuns, nos quais você age de forma automática e não questiona a realidade ao seu redor, nos sonhos lúcidos você possui a capacidade de reconhecer que está em um mundo onírico e pode exercer controle sobre ele.

Somente quando acordamos durante ou logo após o sono REM é que a memória de um sonho ainda se mantém. Há evidência de que certos neurónios que estão ativos durante o sono REM podem suprimir ativamente as memórias dos sonhos. Esses neurónios produzem a hormona concentradora de melanina, que ajuda a regular o sono.

Às vezes, sonhamos com pessoas que não conhecemos porque elas representam algo em nossa vida. Ou talvez seja porque eles estejam em algum lugar da nossa memória subconsciente. Sonhar com pessoas que você nunca viu antes pode ser um sinal de mudanças na sua vida.

Os sonhos lúcidos envolvem um estado de consciência no qual a pessoa não está nem totalmente desperta, nem em sono profundo e sim em algum lugar no meio do caminho. Algum meio termo entre o sono e a vigília, que demonstra a complexidade da consciência humana.

40 minutos

Cada sonho pode durar de alguns segundos até uma hora. Os sonhos ocorrem durante o período chamado de REM (rapid eye movements), chamado de “rápido movimento dos olhos”. Um sonho normal, em média, dura cerca de 10 a 40 minutos. O enredo de um sonho está vinculado com os nossos medos, preocupações, desejos, etc.

Por que sonhamos frequentemente com alguém que não tivemos um relacionamento próximo? Mesmo não pensando nessa pessoa nem encontrando-a em lugares. Porque essa pessoa representa ou simboliza uma faceta de você mesmo em alguma circunstância que você está atravessando nesse momento de sua vida.

Quando sonhamos, nosso cérebro tenta resolver os problemas que nos ocupam durante o dia. Dormir pode ser a solução para um problema que não conseguimos resolver. Além disso, um sonho pode ser um reflexo fiel ou, na maioria dos casos, simbólico do que ocupa a nossa mente, de nossos medos e de nossos desejos.

Afinal, nos sonhos não é possível sentir dor.

Os participantes raramente se lembravam de haver sentido qualquer cheiro. Mas os especialistas concluíram que, quando o odor desagradável foi usado, o tipo de emoção vivenciada durante o sonho era predominantemente negativo. Sob o estímulo do odor agradável, quase todos os sonhos relatados tinham conotações positivas.

falando que se você tiver sonhando. você não pode perguntar a data e o horário. que tá no sonho.

- O quarto é mais raro, são os chamados de 'grandes sonhos'. Eles servem de orientação para toda uma fase da vida da pessoa e incluem os sonhos de infância e também os decisivos. Na opinião da psicanalista, eles não são comuns, mas são bem possíveis.

Os sonhos são uma maneira excelente por meio da qual Deus derrama profecias pelo mundo. Ouvi bem – disse ele – o que vou dizer: Se há entre vós um profeta, eu lhe aparecerei em visão; eu, o Senhor, é em sonho que lhe falarei (Números 12,6).

O problema mesmo é lembrar dos sonhos. Nem todas as manhãs nós acordamos lembrando do que sonhamos e isso é completamente normal. Mas de vez em quando a gente consegue até recordar os detalhes e contar para outras pessoas. Existem até mesmo pessoas que têm mais capacidade de lembrar dos sonhos do que outras.

E isso ocorre por um bom motivo, de acordo com o neurocientista Dr. Erik Hoel, Ph. D., da Tufts University, nos Estados Unidos. Sonhos estranhos servem um propósito importante, diz ele, e ajudam o cérebro a entender as experiências do cotidianas de uma forma que permite um aprendizado mais profundo.